Campanha Databook SOULs Panini
Rukongai


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se



Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo Mensagem [Página 1 de 1]

1Campanha Databook SOULs Panini Empty Campanha Databook SOULs Panini 1/8/2009, 1:27 pm

John Michael

John Michael
Hollow
Hollow

Na comunidade Bleach Brasil, Anime & Mangá, foi criada uma campanha para tentar trazer o Databook Souls, para o Brasil. Vim aqui respeitosamente divulgá-la aos membros do forum Rukongai:

Antes de mais nada, vou resumir do que se trata este tópico:
É uma campanha envolvendo comunidades de Bleach/Animes/Mangá do Orkut com o intuito de tentar convencer a editora Panini em trazer o Databook “SOULs” de Bleach para o Brasil.

O tópico VAI ser longo. Vou tentar explicar tudo nesses posts iniciais; sobre os Databooks, porque é interessante para o fã, antigas campanhas, porque acredito que existe a possibilidade da Panini arranjar isto e como vamos fazer isso. Caso reste alguma dúvida depois de ler tudo isso, sintam-se livres para perguntar. O tópico também é de interesse aos que não compram o mangá frequentemente.

I) OS DATABOOKS E LIVROS

Existem inúmeros produtos relacionados à Bleach além do Anime ou do Mangá. Entre eles, estão os diversos “livros” de Bleach, sendo de Dados, de Arte, etc. Vou citar quatro deles e tentar resumir um pouco.

Bleach - Official Character Book SOULs (Bleach – Livro Oficial de Personagens SOULs)
Imagem da capa:
http://www.passing-fancy.com/BleachSouls-00.jpg

Esse é o Databook alvo da campanha. Ele trata apenas do mangá, é como um resumo da saga Soul Society. Tem informação de praticamente todos os personagens que apareceram dos volumes 01 ao 20; possuí vários extras, entre eles, um pôster (Ichigo Bankai versus Renji Bankai), adesivos, algumas páginas coloridas, entrevista com o autor (Tite Kubo) e dublador de Ichigo (Masakazu Morita), mapa de Karakura, alguns Omakes, explicação de termos, tabela cronológica, “capítulo 0 – Lado A”, capítulo piloto de Bleach e algumas outras coisas.

Tem um pouco mais de 300 páginas, a capa é estilo “foil” com um material reluzente (tipo figurinhas brilhantes)

Bleach - Official Animation Book VIBEs (Bleach – Livro Oficial do Anime VIBEs)
Imagem da capa:
http://www.otaku.co.uk/images/catalogue/68592F.JPG

Esse databook trata praticamente do mesmo assunto do databook anterior, porém é baseado na versão anime de Bleach. Vem com pôster (continuação do pôster do databook SOULs, com o fim da luta entre Ichigo e Renji), adesivos, TODAS as páginas coloridas, entrevistas, “capítulo 0 – Lado B”, rascunhos dos personagens, entre outras coisas.

Tem umas 260 páginas, a capa é estilo “foil” com um material reluzente (tipo figurinhas brilhantes) e seria uma “continuação” da capa do SOULs. Inclusive o poema das capas se completam.

Bleach Official Bootleg - Karaburi Plus
Imagem da capa:
http://www.bro-usa.com/wholesale/components/com_virtuemart/shop_image/product/cbcd64417465439a8aaa5517c4907048.jpg

Tradução de “Bootleg”:
Bootlegs são gravações não autorizadas de áudio ou vídeo do trabalho de um artista ou banda musical, podendo ser realizadas directamente de um concerto ou de uma transmissão via rádio/televisão. Estes últimos podem incluir entrevistas e materiais inéditos, que foram descartados por serem considerados inadequados para um produto comercial, bem como passagens de som, ensaios, etc.
Como no título diz “Official Bootleg”, então trata-se de materiais extras teoricamente autorizados pelo autor.

Nesse “databook” tem muitas tirinhas coloridas de Bleach e umas coisas bem estranhas, do tipo entrevista com os personagens de Bleach (que não deixam de ser engraçadas).
É nesse “databook” que tem aqueles gráficos controversos com os atributos APENAS dos capitães.

All Colour But The Black - The Art Of Bleach (Todas as Cores Menos o Preto – A Arte de Bleach)
Imagem da capa:
http://www.ghoulgear.com/shop/components/com_virtuemart/shop_image/product/53324e7b3941d096226de6b3869d9532.jpg

Esse não é um databook. É um livro com as artes de Bleach. Ao longo do mangá, o autor publica algumas páginas que saem coloridas apenas na Shonen Jump. Na maioria das vezes são os personagens com roupas fora do contexto da série. O Tite Kubo da uma de “estilista”. E quando sai o mangá, elas são publicadas em preto e branco.
Esse livro contém todas as imagens coloridas publicadas no período da saga Soul Society.


II) POR QUE TER UM DATABOOK?

O Databook SOULs é auto-suficiente. Você não precisa TER todos os mangás de Bleach para entender o Databook, basta ter lido a série uma vez.
Serve como um guia da primeira metade de Bleach; qualquer consulta rápida que você precise fazer, o Databook ajuda. Com o Databook em mãos, você não fica perdido sobre a série, pelo menos na saga em que o Databook aborda.
Traz informações extras para os fãs da série.

Recentemente encontrei um link na internet com o Databook SOULs em japonês. O arquivo tem por volta de 170 MB, aqui segue o link:
http://www.megaupload.com/?d=6Z6KK2CR
Assim você tem uma idéia de como é o Databook. Aumentando ou não o seu interesse.

Vale lembrar também que é um produto oficial a mais no Brasil, aumentando a popularidade do anime/mangá.

III) ANTIGA CAMPANHA

As comunidades “Bleach Brasil [Anime & Mangá]” e “Bleach Mangá – Panini” já estiveram em uma campanha envolvendo Bleach. O foco dessa antiga campanha era conseguir que as páginas coloridas do volume 19 de Bleach “The Black Moon Rising” também viessem coloridas para o Brasil. Antes do lançamento desse volume no Brasil, eu já tinha o volume 19 original japonês, portanto sabia que existiam as páginas coloridas nesse volume.
Como eu devia ser um dos poucos que sabiam isso, resolvi levar para o conhecimento geral no Orkut, para evitar que a Panini passasse por cima dessas páginas. Começamos a mandar e-mails, pedindo para que o Vol. 19 viesse do modo certo.

A Panini chegou a pensar que os leitores queriam páginas coloridas em todos os volumes, quando na verdade era única e exclusivamente naquele volume, que é o único original japonês de Bleach que, até agora, veio com páginas coloridas. Ela chegou a publicar uma pequena resposta em um volume dizendo que não adiantavam pedir as páginas coloridas.
Até que então veio o Vol. 19 com as páginas coloridas.

A Panini poderia ter publicado as páginas sem que essa campanha fosse necessária, mas também existia a possibilidade de ela “passar batido” sobre as páginas e que ficasse por isso mesmo. Enfim, houve a campanha, as páginas vieram coloridas; só não se sabe se foi graças apenas à campanha.

IV) POSSIBILIDADES DE ÊXITO

Ao final de cada volume nacional de Bleach, na parte dos créditos, você pode encontrar isso:
“BLEACH 2001 by Tite Kubo. Portuguese translation rights in Brazil arranged by SHUEISHA Inc. through VIZ Media, LLC, U.S.A.”
Traduzindo:
“BLEACH 2001 por Tite Kubo. Os direitos da tradução em português no Brasil arranjados pela SHUEISHA Inc. através da VIZ Media, LLC, U.S.A.”

A Panini já revelou nas sessões de cartas de seus títulos que muitos dos mangás com o qual ela trabalha, o material é da versão americana (VIZ Media) porém a tradução é feita pelo material japonês (SHUEISHA). Por causa disso que muitos mangás possuem as onomatopéias em inglês, provavelmente questões contratuais. E o fato de pegar a tradução direto do japonês deve ser para ela ficar mais fiel ao original.

Levando em conta o que foi descrito acima, fica suposto que se existe um material do mangá Bleach com a VIZ Media, a Panini pode ao menos tentar conseguir uma versão nacional do mesmo. Então por volta de 18 de Novembro de 2008, sai nos Estados Unidos dois dos livros descritos acima; “Bleach SOULs” e “All Colour But The Black”, ambos pela VIZ Media.
Link para “Bleach SOULs” (você pode ler algumas críticas de usuários nessa página):
http://www.amazon.com/Bleach-SOULs-Official-Character-Profiles/dp/1421520532/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=books&qid=1246663353&sr=8-1

Agora vou comentar sobre os Databooks no Brasil. A JBC lançou Death Note 13 em agosto de 2008. DN 13 é um Databook da série, tem mais de 300 páginas e o preço é R$19,90. A venda foi bem significativa, levando em conta o número de fãs da série. Por que com Bleach seria diferente?!

Depois de eu ter escrito tudo isso, não vejo motivos para que a Panini não possa ao menos tentar trazer o Databook de Bleach para os fãs brasileiros.

V) COMO FAZER A SUA PARTE

Na 1ª ETAPA solicitei aos membros enviarem e-mails à Panini. O que aconteceu, e a resposta que todos receberam foi um conselho da Panini para fazer um abaixo-assinado, que é o que foi feito:
http://www.abaixoassinado.org/assinaturas/abaixoassinado/4637

Tudo que você precisa fazer é clicar no link acima e colocar APENAS, seu NOME e E-MAIL; e se quiser, um comentário

Vou repetir...

NOME E E-MAIL. SÓ!

Essa é a 2ª ETAPA da campanha, até o momento temos 250 assinaturas. Que é 1/4 do que pretendo obter até enviar para a Panini e ver aonde isso vai dar.


Créditos as seguintes comunidades:

Bleach Brasil [Anime & Mangá]
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=8133251
Bleach Mangá – Panini
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=38221484
Panini/Planet Mangá – “Oficial”
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=8418389

E ao seus moderadores e membros que aderirem a campanha.

Caso você queira levar essa campanha para a sua comunidade, avise aqui para entrar na lista de comunidades da campanha.

OBS: O que esta campanha quer é tentar trazer para o Brasil o Databook SOULs de Bleach. O Artbook “All Colour But The Black” não faz parte dessa campanha por enquanto.
Ela não serve para Databooks de qualquer outro mangá, tal como Naruto ou Gantz. Os dados e fatos fornecidos aqui cabem apenas ao mangá Bleach

Ukitake

Ukitake
Nível de Primera Espada
Nível de Primera Espada

Hum...Gostei dessa campanha
Realmente,se o Databook ajudar a entender a mente do KT,já vale para alguma coisa

Assinei,nº 488 Campanha Databook SOULs Panini 741821

John Michael

John Michael
Hollow
Hollow

Obrigado Ukitake, realmente o Kubo é um tanto quanto imprevisível
Spoiler:
mas no geral é um bom Mangaka.

As vezes, certos detalhes do Databook ajudam a explicar bastante coisa em uma série.

Quém aqui do forum Rukongai puder colaborar tem minha gratidão.
Campanha Databook SOULs Panini 741821

Shirosaki

Shirosaki
Fracción
Fracción

496º Assinado ^^

Sinceramente, eu não sei se compraria o databook (eu compro os mangás, e só eles já tão acabando com o meu dinheiro no momento), mas acho que se viessem ajudariam a divulgar mais Bleach no país [merchandising mode/on]

Clamp

Clamp
Moderador
Moderador

497º

só vou editar seu tópico... mudar a cor para deixar mais agradável a leitura e destacar o link para assinatura

Gustavo_Abarai

Gustavo_Abarai
Nível de Cuarta Espada
Nível de Cuarta Espada

505

Campanha Databook SOULs Panini 758242

Ótima iniciativa. Acho que até pra quem não costuma comprar mangá gosta de ter um Databook.

Hiyori-san

Hiyori-san
Gillian
Gillian

Bleach é um dos que eu acho que necessita de Databook, então se eu tiver dinheiro vai 8D
assinei~ 506

John Michael

John Michael
Hollow
Hollow

Obrigado a todos do forum que assinaram!

Ainda falta muito pra atingir a meta de 1000 assinaturas, mas chegaremos la.

Quém puder divulgar, a comunidade BBAM e os fãs de Bleach em geral agradecem!

TOH

TOH
Ragnarok

Coloquei o link lá no twitter do fórum.

Rodz

Rodz
Nível de Sexta Espada
Nível de Sexta Espada

Assinado!
Aí cambada de preguiçosos! Afastem a síndrome de Arke e vamos assinar esse budega!

Nika xD

Nika xD
Fracción
Fracción

Databooks sao ótimos. ;Dd Apesar de que só tenho o de Rurouni Kenshin até agora...
Ando meio irritada com Bleach e nao sei se compraria, mas nao custa nada ajudar. xD

@ Rodz
AHAHAUHAUAH!!!! xD Síndrome de Arkee!! ahauahauhauah!!! Campanha Databook SOULs Panini 983668 Campanha Databook SOULs Panini 983668 Campanha Databook SOULs Panini 983668

Stymphalian Bird

Stymphalian Bird
Arrancar
Arrancar

Vou contribuir. Campanha Databook SOULs Panini 741821

Jack Van Burace

Jack Van Burace
Superchuncky de posts
Superchuncky de posts

quinhentésimo e vinte-trêsimo...

John Michael

John Michael
Hollow
Hollow

Obrigado mesmo a todos que contribuíram! Campanha Databook SOULs Panini 758242

E galera, quém puder passar o Link para os amigos, ou fãs de Bleach que não tiveram oportunidade de conhecer a campanha, ajudaria bastante!

Ichimaru Gin

Ichimaru Gin
Nível de Décima Espada
Nível de Décima Espada

525

to dentrex!
de 1 em 1 a galinha fica gorda! =P

Line_Ts

Line_Ts
Membro da Família Kuchiki
Membro da Família Kuchiki

526
Provavelmnete nem vou comprar, mas não me custa ajudar...

Uken Jaguarjack

Uken Jaguarjack
Fracción
Fracción

531
DATABOOK RULEZ õ/


Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo Mensagem [Página 1 de 1]

ÚLTIMOS TÓPICOS

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos