Cientistas descobrem do que são formados os cavaleiros de ouro.
Rukongai


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se



Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo Mensagem [Página 1 de 1]

Menos Grande

Menos Grande
Shinigami dos Bolinhos
Shinigami dos Bolinhos


Cientistas dizem ter achado partícula mais rápida que velocidade da luz
Neutrino chegou 60 nanossegundos antes da luz.
Feito seria 'impossível', segundo teoria de Einstein.


Do G1, com agências internacionais

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Cientistas europeus divulgaram nesta quinta-feira (22) uma descoberta que promete abalar um dos pilares fundamentais da física: partículas que bateram a velocidade da luz. O anúncio foi feito por pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisas Científicas da França (CNRS) a partir de dados obtidos no supercolisor do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern). Se for confirmado, pode gerar uma reformulação na teoria da relatividade de Albert Einstein.
Sede do Cern (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares), em Genebra, na Suíça (Foto: AP Photo / Anja Niedringhaus / Arquivo)Sede do Cern (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares), em Genebra, na Suíça (Foto: AP Photo / Anja Niedringhaus / Arquivo)

Segundo os pesquisadores, os dados foram checados durante seis meses e as medições refeitas 15 mil vezes.
Temos alta confiança em nossos resultados."
Antonio Ereditado, porta-voz do CNRS

"Temos alta confiança em nossos resultados. Checamos e rechecamos procurando por qualquer coisa que possa ter distorcido nossas medições, mas não encontramos nada", afirmou o porta-voz do grupo, Antonio Ereditado.

De acordo com o representante do Cern, James Gilles, a comunidade científica está convidada a analisar os dados e pede que outros físicos tentem repetir o experimento. Para isso, todas as informações referentes à pesquisa serão disponibilizadas online.

Ereditado afirma que a publicação do experimento visa exatamente colocá-lo a disposição de outros cientistas, uma vez que eles admitem que a diferença é muito pequena.

"Meu sonho é que outro experimento independente encontre a mesma coisa -- daí eu ficaria aliviado", disse ele.
A física moderna de Albert Einstein terá de ser revista com a quebra da velocidade da luz (Foto: AP Photo)A física moderna de Albert Einstein terá de ser

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
revista com a quebra da velocidade da luz
(Foto: AP Photo)

O que aconteceu
Partículas elementares conhecidas como "neutrinos" foram lançadas do Cern, na Suíça, em direção ao laboratório subterrâneo de Gran Sasso, na Itália, a 730 km de distância. Segundo os pesquisadores, elas chegaram 60 nanosegundos (ou 60 bilionésimos de segundo) mais rápido do que a luz em seu destino.

Parece pouco, mas segundo Einstein, nada no Universo poderia ser mais rápido que a velocidade da luz -- nem 1 nanossegundo.

O resultado abre "perspectivas teóricas completamente novas", disse o CNRS em comunicado.

"Dito de outro modo, em uma 'corrida de fundo' de 730 km, os neutrinos cruzaram a linha de chegada com 20 metros de vantagem" , explicou o CNRS.

Milhares de experimentos já foram feitos no passado para testar os limites da velocidade da luz, mas até agora nada foi encontrado que fosse mais rápido que ela.
Chupa essa manga Einstein >O! Estamos um passo mais próximos da viagem no tempo.

Jack Van Burace

Jack Van Burace
Superchuncky de posts
Superchuncky de posts

Tsc, essa teoria do Einstein já foi reformulada há tempos! Mais uma bola fora dos jornalistas!

Menos Grande

Menos Grande
Shinigami dos Bolinhos
Shinigami dos Bolinhos

Jack Van Burace escreveu:Tsc, essa teoria do Einstein já foi reformulada há tempos! Mais uma bola fora dos jornalistas!
Como assim Jack discorra?

TOH

TOH
Ragnarok

Menos Grande escreveu:
Jack Van Burace escreveu:Tsc, essa teoria do Einstein já foi reformulada há tempos! Mais uma bola fora dos jornalistas!
Como assim Jack discorra?

Cientistas descobrem do que são formados os cavaleiros de ouro. 769256

Sandro'

Sandro'
Nível de Décima Espada
Nível de Décima Espada

Menos Grande escreveu:
Jack Van Burace escreveu:Tsc, essa teoria do Einstein já foi reformulada há tempos! Mais uma bola fora dos jornalistas!
Como assim Jack discorra?

Revelações.. Cientistas descobrem do que são formados os cavaleiros de ouro. 31259

Jack Van Burace

Jack Van Burace
Superchuncky de posts
Superchuncky de posts

A "velocidade da luz" foi substituida por "velocidade da matéria" na 'E = mc2'. Não é uma velocidade absoluta, portanto tem que variar.

Reyel

Reyel
Nível de Octava Espada
Nível de Octava Espada

Jack Van Burace escreveu:A "velocidade da luz" foi substituida por "velocidade da matéria" na 'E = mc2'. Não é uma velocidade absoluta, portanto tem que variar.

Ainda estou boiando. Discorra mais...

TOH

TOH
Ragnarok

Reyel escreveu:
Jack Van Burace escreveu:A "velocidade da luz" foi substituida por "velocidade da matéria" na 'E = mc2'. Não é uma velocidade absoluta, portanto tem que variar.

Ainda estou boiando. Discorra mais...

Cientistas descobrem do que são formados os cavaleiros de ouro. 769256²

Jack Van Burace

Jack Van Burace
Superchuncky de posts
Superchuncky de posts

Bom, é que antes a velocidade da luz era considerada "instantânea", pois é assim que nós a percebemos. Mas a luz também demora a atingir um alvo. Só não percebemos isso, mas demora.

Einstein havia teorizado que se algo fosse mais rápido que a luz, esse algo voltaría no tempo, ou seja, chegaría antes de saír. Mas isso não ocorre, pois por mais rápido que algo se locomova, ainda vai apenas dividir o tempo em uma fração menor, não negativa-lo.

treleleque

treleleque
Gillian
Gillian

Mas a certeza da velocidade da luz sendo a mais rápida alcançada gerou a definição atual do metro, que é o espaço percorrido pela luz no vácuo por 1 milhionesimo de segundo, então eu acho que isso quebrou as pernas dessa teoria sim.

Jack Van Burace

Jack Van Burace
Superchuncky de posts
Superchuncky de posts

Mas acontece que essa "descoberta" já tem mais de 10 anos! Ou seja: bola fora dos repórteres novamente!

Menos Grande

Menos Grande
Shinigami dos Bolinhos
Shinigami dos Bolinhos

Jack Van Burace escreveu:Mas acontece que essa "descoberta" já tem mais de 10 anos! Ou seja: bola fora dos repórteres novamente!
Jack, não querendo tirar sua credibilidade, mas você tem alguma fonte para o que tá afirmando? Nunca ouvi falar de alguém ou algo superando a velocidade da luz até hoje, e pelo que os cientistas que fizeram o experimento falaram nem eles, afinal mesmo eles testando 15 mil vezes o experimento ainda querem que outros laboratórios repitam o experimento para afirmar de fato que esse é o caso.
Então não vejo um cenário que as pessoas "sabem disso há 10 anos" sendo que os dados experimentais prévios só sairam agora.

Jack Van Burace

Jack Van Burace
Superchuncky de posts
Superchuncky de posts

Ví isso na Superinteressante da época em que estava fazendo o vestibular. Estavam testando um raio mais rápido que a luz e suas consequências (se voltava no tempo ou não). Fora isso, repórteres costumam errar mesmo. Já publicaram que um professor da UFF descobriu a radiação do cigarro quando ele só estava fazendo um estudo em cima dela (e a descoberta era antiga).

Menos Grande

Menos Grande
Shinigami dos Bolinhos
Shinigami dos Bolinhos

Uma coisa seria somente uma publicação, mas na entrevista tem o QUOTE do pesquisador, espero que o pesquisador da área seja informado:
Ereditado afirma que a publicação do experimento visa exatamente colocá-lo a disposição de outros cientistas, uma vez que eles admitem que a diferença é muito pequena.

"Meu sonho é que outro experimento independente encontre a mesma coisa -- daí eu ficaria aliviado", disse ele.

Agora você tá colocando em dúvida essa reportagem, mas não tá colocando em dúvida a reportagem da superinteressante? Tipo eu também lia a Super, mas sei que eles são meio fantasiosos e com aquelas coisas "entusiastas" para passar a "ciência para o povo" eles erram bastante, principalmente nos infogramas, (hoje em dia em tão eles resolveram dedicar-se basicamente a falar de religiões, e principalmente os TEMPLÁRIOS !!!!).
A coisa é repórteres podem cometer erros, afinal eles não são experts das áreas, mas acho mais dificil o próprio pesquisador errar.

Jack Van Burace

Jack Van Burace
Superchuncky de posts
Superchuncky de posts

Bom, é difícil mesmo saber. O ruim da ciência é isso: a dificuldade de se obter as informações. Se ao menos as publicações fossem abertas ao público em geral, poderíamos saber o que é mesmo novo e o que é antigo. Mas uma revista é cara à beça, e só vale a pena assinar pra quem é da área, com verba de pesquisa.

Realmente, pode ser que a Super estivesse se adiantando em algo que estava ainda em testes. Mas o ex da minha irmã, que é físico pesquisador, já havia me dito algo assim tb, então acho que não é novo. Na pior das hipóteses, a pesquisa já tem anos e só agora a imprensa divulgou...

Menos Grande

Menos Grande
Shinigami dos Bolinhos
Shinigami dos Bolinhos

Pode ser que a teoria já existisse... ou que os testes já tivesse começado também, afinal eles testaram 15 mil vezes, e eu não tenho ideia de quanto tempo isso demora para ser feito.

Ukitake

Ukitake
Nível de Primera Espada
Nível de Primera Espada

Jack,eu não confiaria muito na Super não...

A única experiência que teve um resultado similar foi uma do Fermilab,mas eles descartaram-na porque o erro de amostragem(ou algo assim) era muito alto.Dessa vez, o do CERN parece ter sido feito da maneira correta.Isso até agora né.Alguém pode descobrir uma erro ainda.

Só sei que ainda bem que descobriram isso bem quando começo a me graduar em Física Cientistas descobrem do que são formados os cavaleiros de ouro. 130874

Jack Van Burace

Jack Van Burace
Superchuncky de posts
Superchuncky de posts

Ah sim, nesse caso tudo se explica: a experiência anterior existiu, mas foi superestimada pela super, e descartada por conter erros pelos outros. Faz sentido!


Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo Mensagem [Página 1 de 1]

ÚLTIMOS TÓPICOS

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos