Menino inicia tratamento de mudança de sexo aos 8 anos
Rukongai


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ir à página : 1, 2  Seguinte



Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo Mensagem [Página 1 de 2]

Clamp

Clamp
Moderador
Moderador

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Com direito a tratamento à base de hormônios, o menino Thomas Lobel, da Califórnia, está mudando de sexo e vem causando polêmica. Ele, que tem 11 anos e é filho de um casal de lésbicas, iniciou o processo aos 8 anos de idade.

As mães do menino, que agora se chama Tammy, defendem a decisão do garoto, alegando que era melhor iniciar o processo de mudança de sexo já na infância, pois na puberdade tudo seria mais complicado e, nesse período, o número de suicidas com transtorno de identidade é muito maior.

Segundo Pauline Moreno e Debra Lobel, uma das primeiras coisas que Tammy aprendeu a falar foi “Sou uma menina”. Outro fator decisivo para o incentivo das mães foi o fato de aos 7 anos ele ameaçou mutilar o próprio órgão sexual. Foi aí que o transtorno de gêneros foi diagnosticado e no ano seguinte iniciaram a medicação - implantada em seu braço esquerdo e que impedirá o desenvolvimento de ombros largos, voz grave e pelos faciais no menino.

Segundo informações do Daily Mail, o tratamento hormonal permitirá à Tammy ter tempo de decidir se é isso mesmo o que quer. Caso decida parar de tomar a medicação, será possível passar pela puberdade como um garoto normalmente, sem, inclusive, afetar a sua fertilidade. Mas ao resolver se tornar uma mulher definitivamente, os remédios ajudarão no desenvolvimento de características físicas femininas, como o crescimento de seios.

A cidade de Berkeley, onde Tammy vive, é uma das quatro nos Estados Unidos (Boston, Seatle e Los Angeles são as outras) onde há um hospital com programas para crianças transexuais. Lá elas são assistidas por profissionais de saúde mental, endocrinologistas e pediatras especializados.

Digam q eu entendi errado. Sério mesmo que aos 8 anos de idade, a criança racionalmente decidiu mudar de sexo?

Reyel

Reyel
Nível de Octava Espada
Nível de Octava Espada

Isso é uma imbecilidade absurda das mães do moleque. Elas devem ter sofrido preconceito, perseguição por serem lésbicas, e isso tá atrapalhando a visão racional q elas deveriam ter sobre isto; elas tinham q ver q o filho delas não tem nem a maturidade nem a noção do impacto q essa decisão terá na vida dele ao invés de olhar para isso como um exemplo de modernidade, escolha própria e liberdade de expressão.

Será q isso é legal? Eu tinha ouvido alguma coisa sobre cirurgia plástica em crianças ser ilegal nos EUA (com exceção em casos onde é necessário, lógico).

Menos Grande

Menos Grande
Shinigami dos Bolinhos
Shinigami dos Bolinhos

Cara também acho muito radical para um criança decidir uma porra dessas, mas também parece que as mães não tem muita escolha afinal ele já disse que ia se mutilar e tals, e também sabemos que é uma situação extrema, e de extrema aversão ao próprio sexo.
Ainda tentaria ver algum psicólogo para ajudar o guri.. mas sempre que vão ter operações de mudança de sexo tem acompanhamento psicológico, e o psicólogo deu o aval não temos muito o que falar... mas que é bizarro é.

Reyel, pelo que eu entendi da reportagem ele está tomando apenas remédios e hormonios que destacaram seus traços femininos, inibindo os masculinos a operação só vai ocorrer quando ele for maior de idade (tanto que mencionam que se ele desejar parar o tratamento a qualquer momento poderá ter seu desenvolvimento normal e inclusive fertilidade, coisa que não seria possível se eles fossem fazer a operação agora).



Última edição por Menos Grande em 6/10/2011, 9:16 pm, editado 1 vez(es)

Jack Van Burace

Jack Van Burace
Superchuncky de posts
Superchuncky de posts

Sinceramente, a sexualidade começa aos 2 anos de idade. A essa altura, todo mundo já deve saber qual é a dele, e não acredito que seja loucura da cabeça de nenhum dos 3. Ele deve ser trans mesmo.

Clamp

Clamp
Moderador
Moderador

Jack Van Burace escreveu:Sinceramente, a sexualidade começa aos 2 anos de idade. A essa altura, todo mundo já deve saber qual é a dele, e não acredito que seja loucura da cabeça de nenhum dos 3. Ele deve ser trans mesmo.

Com 2 anos? WTF!!

Jack Van Burace

Jack Van Burace
Superchuncky de posts
Superchuncky de posts

Sim Clamp. É na idade fálica que os meninos começam a ter desejos sexuais e as meninas começam a ter ciúmes da mãe. Vejo isso com o meu filho, que tem agora 2 anos de idade, e como ele passou a querer pôr a mão na coisa por diversão e como ele começa a pôr objetos com forma de bico de seio na boca de forma libidinosa. E também o desejo de enfiar coisas compridas em buracos.

Já viu uma criança mamando sem fraldas? Se fôr menino, vc verá que ele terá uma ereção. Qualquer pessoa sabe do que gosta desde criança, e nessa idade (2 anos) é que a sexualidade começa a ser experimentada.

Óbviamente com 2 anos ele não saberá o que é o sexo oposto muito bem, nem terá desejo de realizar uma penetração. Mas é a partir dessa idade que ele começa a descobrir isso até que se forme toda a sexualidade. É fácil ver pelos gostos também quem é que é gay desde os 4, pois meninas lésbicas gostam de brincar como meninos, e meninos gays se portam como meninas em boa parte dos casos.

A sexualidade não é comportamental, e sim genética. Ou vc nasce gay ou não.

Juliette's Logic

Juliette's Logic
Nível de Octava Espada
Nível de Octava Espada

O que o Jack falou eu ia comentar; a sexualidade se inicia com os primeiros contatos da criança com o mundo. Mas isso da sexualidade ser genética é uma questão que ainda é muito debatida. Não se sabe exatamente o quanto a genética é importante para determinar a sexualidade de um indivíduo.

Enfim; há casos em que a criança realmente se sente "no corpo errado". E isso é muito mais comum do que parece. Transsexual não é aquela pessoa que fez uma cirurgia por que queria ter o outro sexo; o transsexual é aquele indivíduo que se IDENTIFICA como sendo do sexo oposto. Isso muito dificilmente irá mudar com o tempo, se ele for um transsexual verdadeiro, e talvez seja mais danoso pra criança tentar mudar isso do que simplesmente deixar que ela tenha sua vontade realizada.

A nós isso soa meio radical, mas na realidade essa intervenção é geralmente muito benéfica àqueles que a realizam. Eu sou a favor do tratamento SE for realmente acompanhada a situação e se verifique que a criança realmente é transsexual. Achei 8 anos meio novo demais, mas dizem que quanto mais cedo identificam o transsexual, melhor (menos traumas, perseguições, etc).

Menos Grande

Menos Grande
Shinigami dos Bolinhos
Shinigami dos Bolinhos

Sobre isso de genes de sexualidade e de traços comportamentais em geral tenho um vídeo muito bacana e instrutivo (além de engraçado):

A lição que fica é que temos que tomar "cuidado" com os genes, toda essa visão(ou quase toda) comportamental da genética é um pouco exagerada, as pessoas (inclusive os biólogos) tem uma visão Lamarkista e "funcionalista" das coisas, genes tem que ter função, e essas funções tem que ter "serventia".. mas se esquecem que genes são aleatórios, a seleção sim que é determinista, mas várias soluções aparecem para o mesmo problema...
Voltando ao genes, temos que pensar em genes no que são sequências genéticas com sentido que geralmente traduzem-se em proteínas (ou auxiliam em algum modo o metabolismo até do próprio DNA). Quando falamos genes de "sexualidade" dá a impressão que tem uma proteína que vai lhe tornar gay ou hétero, quando não é verdade.

O que sabemos da genética comportamental é muito ínfima, nós inferimos padrões herdáveis de comportamentos, mas quase nunca isolamos genes que realmente alteram o comportamento. Se pensarmos bem os humanos não tem uma mudança "genética" muito grande nos últimos milhões de anos, ou seja qualquer alteração ou "evolução" foi apenas no âmbito cultural.. Se pensarmos bem em civilizações antigas como as espartanas o bissexualismo era comum e de praxe, hoje é tabu não penso que genes foram alterados quanto a isso e sim que a visão da população mudou, até nossos pudores a casamentos familiares (endogamia) é uma invenção moderna espalhados pela igreja principalmente por Santo Agostinho, com várias exceções mesmo depois do "tabu" instaurado por exemplo as famílias reais que são todos parentes de segundo grau (já que o título tinha que se manter nas famílias) antigamente era vantajoso que pessoas de família próximas se casassem por que quanto mais casamentos fora da família existissem mais as terras eram divididas e menos valor ela teria, a igreja resolveu que casamentos próximos eram ruins e podiam cancelar casamentos familiares, se você era descoberto filho ou descendente de um casamento familiar era declarado bastardo, então as terras voltavam para a Igreja/Rei e você seria forçado a comprar ela de volta caso deseja-se ou pudesse.... ai a civilização ocidental criou o tabu (não por doenças genéticas e outros problemas que isso tem o potencial de causar).

Os estudos mais conclusivos sobre herdabilidade comportamental são casos de irmãos gêmeos separados ao nascer, ou acompanhamento de crianças adotadas e seus pais naturais e adotivos... crianças adotivas tem QI parecido com o QI dos pais adotivos, porém as proporções das áreas de inteligência são mais parecidas com dos pais biológicos (ou do irmão gêmeo).


O que rodei muito para falar é... existe genes comportamentais sim, mas eles são comportamentais não por que eles tem como função principal isso, provavelmente é uma função secundária já que a pressão seletiva de traços comportamentais é geralmente mais baixa do que características físicas vantajosas... no mais o meio tem um peso grande para a determinação comportamental independente dos genes (pensando que nós nos comportaríamos diferente se a sociedade fosse outra, ou nossa família fosse outra).

Agora... eu também realmente acho que existem predisposições genéticas para sua sexualidade, mas nada disso foi definido, e mesmo que seja descoberto provavelmente o impacto não é tão grande quanto imaginamos já que a "genética humana mudou menos nas eras do que o comportamento da sociedade", porém não tão pequeno quanto eu estou passando já que eu acredito que se sexualidade fosse apenas uma opção as pessoas não escolheriam ser "diferentes" já que ser diferente é problemático para a pessoa, não só por não deixar descendentes, mas também por que a sociedade lhe trata diferente você sendo homossexual ou transgenero ou qualquer outra vertente que defira do heterossexualismo. Ou seja eu não acredito que tantas pessoas deliberadamente escolheriam sofrer tanto e ter um ônus tão grande só para ser diferente, é claro que elas são homossexuais por que não podem ser outra coisa, mas não sabe-se quanto disso foi mediado pelo meio que elas se encontram e quanto foi pela genética.

Sobre a fase fálica anal e whatever... sim crianças tem alguma sexualidade bebês se masturbam ainda no útero, mas não acho que é seguro dizer que uma criança vai ser gay ou não por esse estágio.. o Jack falou o exemplo do seu filho é claro que ele tem prazer ao mamar e é natural isso é um vinculo criado em vários anos de evolução, no sentido que você deve sentir prazer em coisas que lhe garatem vida e energia... como o por que do áçúcar é tão prazeroso por que ele dá mais energia imediata que outros elementos, ou seja bebes tem prazer ao mamar, tem curiosidade sobre o sexo e coisas do tipo, mas eu acho que não propriamente essa experimentação vai definir o futuro do bebe (ou até vá, mas não temos dados para suportar quais estímulos fazem isso), ou seja acho que tanto um bebe que vá ser no futuro heterossexual, ou homo vai ter o mesmo prazer em mamar da mãe por que ele é totalmente dependente da mãe nesse estágio ele é quase "forçado biologicamente" a gostar da mãe e ter curiosidade sobre ela, agora saber se isso já diz qual a orientação do bebe eu não acredito que seja verdade.

Jack Van Burace

Jack Van Burace
Superchuncky de posts
Superchuncky de posts

@ Menos e Clarisse: não estou falando de ciência, e sim do convívio com conhecidos gays. Se eles afirmam que a sexualidade deles é de nascença, não quero saber o que a ciência alcançou ou não, é um relato válido pra mim e pessoalmente não tenho dúvidas disso. Não está em discussão, com base na minha experiência pessoal. Qualquer um que teime que a sexualidade pode ser comportamental certamente nunca conversou abertamente com um gay na vida. "Tiro e queda".

Menos, às vezes eu acho que vc força não entender as coisas. É claro que mamar na mãe tem lhifas a ver com qual sexo ele vai ter. Apenas mostra que o neném já começa a experimentar o prazer sexual e a descobrir esse seu lado. Se ele vai ser gay ou não são outras coisas que vão dizer.

Juliette's Logic

Juliette's Logic
Nível de Octava Espada
Nível de Octava Espada

Jack Van Burace escreveu:@ Menos e Clarisse: não estou falando de ciência, e sim do convívio com conhecidos gays. Se eles afirmam que a sexualidade deles é de nascença, não quero saber o que a ciência alcançou ou não, é um relato válido pra mim e pessoalmente não tenho dúvidas disso. Não está em discussão, com base na minha experiência pessoal. Qualquer um que teime que a sexualidade pode ser comportamental certamente nunca conversou abertamente com um gay na vida. "Tiro e queda".

Menos, às vezes eu acho que vc força não entender as coisas. É claro que mamar na mãe tem lhifas a ver com qual sexo ele vai ter. Apenas mostra que o neném já começa a experimentar o prazer sexual e a descobrir esse seu lado. Se ele vai ser gay ou não são outras coisas que vão dizer.

Jack, cê fala como se eu não tivesse convívio com conhecidos gays também, né? Como se eu nunca tivesse conversado disso com eles. xD O fato é que não podemos tomar relatos individuais como verdades; por que um homossexual afirma que é homossexual desde que nasceu isso não quer dizer que, pronto, está tudo resolvido e nós nascemos gays, vamos parar com as pesquisas. Pode até ser que isso seja verdade, não tô excluindo essa hipótese, mas ainda não há NENHUM consenso quanto a isso. E sim, o meio em que a criança é criada tem muita influência no que ela se tornará.

O que eu acredito, que mais ou menos é o que você vê os cientistas em geral aceitarem, é que a sexualidade é determinada por uma predisposição genética somada ao fator meio ambiente. A criança tem aquele fator X dentro dela para desenvolver a homossexualidade, mas isso só será despertado se o ambiente lhe oferecer o feedback necessário. Vou buscar depois uns artigos pra ler melhor sobre isso.

(será que estamos desvirtuando do tópico? Menino inicia tratamento de mudança de sexo aos 8 anos 31259 )

Menos Grande

Menos Grande
Shinigami dos Bolinhos
Shinigami dos Bolinhos

Jack Van Burace escreveu:@ Menos e Clarisse: não estou falando de ciência, e sim do convívio com conhecidos gays. Se eles afirmam que a sexualidade deles é de nascença, não quero saber o que a ciência alcançou ou não, é um relato válido pra mim e pessoalmente não tenho dúvidas disso. Não está em discussão, com base na minha experiência pessoal. Qualquer um que teime que a sexualidade pode ser comportamental certamente nunca conversou abertamente com um gay na vida. "Tiro e queda".

Menos, às vezes eu acho que vc força não entender as coisas. É claro que mamar na mãe tem lhifas a ver com qual sexo ele vai ter. Apenas mostra que o neném já começa a experimentar o prazer sexual e a descobrir esse seu lado. Se ele vai ser gay ou não são outras coisas que vão dizer.
Engraçado eu receber essa crítica de você Jack, normalmente é o contrário...
Eu também estou "jogando seguro" conheço gays também e como disse no meu paragráfo final:
Agora... eu também realmente acho que existem predisposições genéticas para sua sexualidade, mas nada disso foi definido, e mesmo que seja descoberto provavelmente o impacto não é tão grande quanto imaginamos já que a "genética humana mudou menos nas eras do que o comportamento da sociedade", porém não tão pequeno quanto eu estou passando já que eu acredito que se sexualidade fosse apenas uma opção as pessoas não escolheriam ser "diferentes" já que ser diferente é problemático para a pessoa, não só por não deixar descendentes, mas também por que a sociedade lhe trata diferente você sendo homossexual ou transgenero ou qualquer outra vertente que defira do heterossexualismo. Ou seja eu não acredito que tantas pessoas deliberadamente escolheriam sofrer tanto e ter um ônus tão grande só para ser diferente, é claro que elas são homossexuais por que não podem ser outra coisa, mas não sabe-se quanto disso foi mediado pelo meio que elas se encontram e quanto foi pela genética.

Como eu disse nós tivemos eras e civilizações que ser gay (ou bissexual)não era tabu e sim um pré-requisito ai as proporções eram bem maiores e quase total no caso dos guerreiros espartanos.
Por isso digo que não podemos tirar todo o mérito do meio.... a coisa é eu REALMENTE acredito que um gay não escolheu conscientemente ser gay, como eu mesmo falo no paragráfo.. porém não sabemos quanto da "orientação" do cara vem dos genes e quanto "o meio decidiu por ele" entende? É complicado estudar essas coisas de comportamentos humanos por que a maioria de estudos com humanos simplesmente não acontece/aconteceria por falta de ética, porém acho que o meio não é um fator que possa ser descartado já que a "genética humana" não mudou muito desde que surgimos porém os "comportamentos" mudaram bastante em cada era histórica... a explicação para isso seria ou uma mudança pela cultura, ou uma mudança pela epigenética.
No mais o caso de mamar que você mencionou me pareceu que um bebê gay simplesmente mamaria na mãe com nojinho ou renegaria o peito logo assim que estivesse saciado.. coisa que EU NUNCA VI NINGUÉM FAZER.

Reyel

Reyel
Nível de Octava Espada
Nível de Octava Espada

Uma pergunta não tão relacionada com o tópico em si: se homossexualismo for mesmo genético, será q a população gay vai acabar diminuindo à partir dessa geração?

Antes, fosse o cara gay ou não, sempre havia a pressão (às vezes obrigação) q ele se casasse pra ter filhos. Agora, como o homossexualismo está mais aceito e inúmeros gays estão saindo do armário sem ter q se casar e talz, toda essa população gay não dará continuidade aos seus genes.

Se for mesmo genético, será q eles vão acabar desaparecendo?

Jack Van Burace

Jack Van Burace
Superchuncky de posts
Superchuncky de posts

Nossa, desde que eu descobri no fórum de HxH que meu tipo de Nen seria emissão que estou descobrindo como eu sou diferente do que eu pensava. Nunca imaginei que o comentário que acabei de fazer normalmente seria feito pra mim! Realmente, eu descobrí ser incapaz de me enxergar (ou então mudei muito últimamente, vai saber!).

@ Reyel: programas de simulação muito bons mostram que pra eliminar um gene recessivo de uma população é preciso uma população pequena. De outro modo, nem que fosse um gene letal ele não deixaría a população. E olha que letalidade tem uma senhora Seleção Natural atuando em cima!

Genes recessivos são passados adiante incólumes como mecanismo de manutenção da diversidade. Mesmo que gays não tenham filhos, os outros membros da população levam esses genes ocultos em sí, a ponto de talvez ele ter já se fixado (espalhado pra todo mundo sem chance de se perder).

Menos Grande

Menos Grande
Shinigami dos Bolinhos
Shinigami dos Bolinhos

Reyel escreveu:Uma pergunta não tão relacionada com o tópico em si: se homossexualismo for mesmo genético, será q a população gay vai acabar diminuindo à partir dessa geração?

Antes, fosse o cara gay ou não, sempre havia a pressão (às vezes obrigação) q ele se casasse pra ter filhos. Agora, como o homossexualismo está mais aceito e inúmeros gays estão saindo do armário sem ter q se casar e talz, toda essa população gay não dará continuidade aos seus genes.

Se for mesmo genético, será q eles vão acabar desaparecendo?
Tem muitos poréns nessa pergunta...
Primeiro, não sabemos qual (ou quais) genes te dariam tendência a ser gay.. vai ver o mesmo gene que lhe faz gay poderia lhe dar uma vantagem como ser mais forte (não estou dizendo que isso é verdade é só uma hipótese) e se você tivesse alguns dos "genes que te dariam a tendência de ser gay" mas não numa quantidade que lhe impedisse de ser hétero você teria vantagem sobre outros héteros que não tem esse gene e ele seria passado adiante, mesmo que alguns descendentes seus forem gays (afinal gays tem pais heterossexuais, ou que pelo menos são bi), a seleção natural balanciaria a perda.


Mesmo num caso EXTREMO em que só tivesse 1 gene (o que provavelmente não é devem ser vários genes com herança quantitativa ) que lhe tornasse gay ele teria que ser homozigoto (afinal os pais tiveram os filhos, então os mesmos não devem ser gays deveriam ser heterozigotos Aa). a coisa é que mesmo se pensarmos que todo aa=gay e não passará os genes adiante aconteceria o seguinte os "gays" somem, mas sempre voltariam por que quando 1% da população for gay (aa) 99% dos alelos a vão estar nos heterozigotos Aa aquela velha formula de Hardy Weinberg: p²+2pq+q²=1
quanto mais raro um alelo mais dele fica "escondido" no heterozigoto, como os heterozigotos são héteros iguais ao AA eles vão continuar passando os genes a diante e quando dois heterozigotos (Aa) se casarem terão a chance de gerar novos gays aa. Nesse sistema em milhares de gerações o alelo não sumiria (como o Jack falou) por isso que doenças genéticas recessivas não somem facilmente entre outras coisas.


Mas eu duvido realmente que seja um gene só.. se for uma coisa quantitativa (você tem que ter um minimo de alelos para apresentar o caractér) isso explicaria melhor a condição. Li uma vez que explicaram "evolutivamente" uma vantagem de "genes gays" aparentemente quando você tem um irmão gay e você é hétero (ou seja você deve ter "parte dos genes que dariam a tendência gay") é que você teria um sucesso reprodutivo maior (aquela coisa homens com uma mentalidade mais feminina tem mais chances de conseguir mulheres, mulheres que pensam mais como homens estão mais propensas a ter mais parceiros reprodutivos).
Claro que tudo isso é teórico, mas em qualquer cenário os "genes" que dariam essa tendência não iriam sumir facilmente. Porém eu ainda acho que deve ser uma soma de QLT(herança quantitativa) e influência do meio.

Reyel

Reyel
Nível de Octava Espada
Nível de Octava Espada

Interessante isso. Vlw pelas respostas, Jack e Menos; tava querendo saber isso aí já faz um tempo.

Vcs sabem se tem algum estudo sobre isso acontecendo?

Edit: Menos, eu agradeci a mensagem errada por acidente... mas o agradecimento foi contabilizado de qualquer maneira.

Menos Grande

Menos Grande
Shinigami dos Bolinhos
Shinigami dos Bolinhos

É muito dificil de acontecerem estudos com esse intuito Reyel, só dá para extrapolar dos modelos de genética populacional (as regras são universais para qualquer gene então se ele existe deve se comportar como eu e o Jack falamos). Geralmente quando fazem estudos com gêmeos separados (seja por adoção ou qualquer coisa do tipo) eles fazem questionários completos de várias naturezas (físicas e psicológicas) principalmente em gêmeos idênticos que tem o material genético completamente igual então qualquer variação veio do meio.
Não tenho certeza se estão fazendo alguma pesquisa atualmente, mas arrisco dizer que esses genes de tendencia devem estar associados a alguma representação fenotipica que nem esperamos como "tamanho do ante-braço" ou qualquer coisa do tipo, dificilmente um gene vai ser descoberto já que não se fazem experimentos genéticos (desligar genes por exemplo) em humanos. Mas sei que existem animais homossexuais então se e somente se forem os mesmos genes que fazem os homens, e vamos dizer os leões, terem essa pré disposição seja possível descobrir analisando outros animais. Porém uma coisa tenho certeza se for só um gene ou só um grupo de genes para várias espécies isso quer dizer que são genes já fixados (então não serão perdidos) já que eles já existem desde nossos antepassados (sejam quantos genes forem). Ou pode ser que seja um grupo diferente de genes para cada espécie, ou uma combinação de genes e meio ambiente. É tudo muito aberto, a única certeza é que homossexuais e heterossexuais provavelmente vão existir enquanto existirem os homens.

Ise Nanao

Ise Nanao
Hollow
Hollow

Fiquei meio confusa lendo aqui os comentários. Porque o caso relatado pelo autor do tópico não chega a ser de homossexualidade, mas de identidade sexual. Embora pareçam, não são a mesma coisa.

E casos como este são mais comuns do que se pensa. Não há muita complicação também: uma pessoa psicologicamente de um gênero nasce num corpo do gênero oposto. Eu sou totalmente a favor da cirurgia modificadora. É possível até mesmo para os pais perceber isso. Nesse caso, é bem óbvio.

O problema é que, na maioria das vezes, quando isso acontece, os pais enxergam o filho como aberração e querem empurrar goela abaixo o gênero com o qual o infeliz nasceu.

Menos Grande

Menos Grande
Shinigami dos Bolinhos
Shinigami dos Bolinhos

Ninguém está se opondo a cirurgia em si, e sim na validade da "opinião de uma criança". Como sabemos crianças geralmente não estão conscientes de todos os problemas de suas decisões, por isso elas não são responsabilizadas por elas e cabe aos pais tomarem suas decisões...
Quer dizer é bem possível você ter visões na infância que não vão se refletir na idade adulta como verdade, até adolescentes fazem decisões insensatas, um adulto pode fazer escolhas erradas também, mas ele viverá sabendo que "a responsabilidade é sua".

Mas também acho que a saída que encontraram foi a melhor na situação atual.. por um lado a criança ameaçava se matar caso não fosse ouvida, então eles começaram o tratamento hormonal, por outro todo o processo é reversível (caso ela venha se arrepender) até a cirurgia ser realmente feita.

O importante é que ele tenha acompanhamento psicológico durante todo esse processo e talvez depois já que é uma situação muito complicada.

Ise Nanao

Ise Nanao
Hollow
Hollow

Acontece que esse não é o primeiro caso. Lembro de há muito tempo ter lido sobre o caso de uma menina alemã que mudou de sexo. Ainda na infância.

O ponto não é uma criança "ser responsável" por tal decisão. É mais de uma disposição ontológica, do que ela é mesmo.

Menos Grande

Menos Grande
Shinigami dos Bolinhos
Shinigami dos Bolinhos

Ise Nanao, a coisa é que é uma cirurgia complicada, e mesmo quando a pessoa ACHA que está pronta para isso, e mesmo que o psicólogo ACHE que o cara tá, ainda assim é possível a pessoa se arrepender do que fez, li numa revista de um cara que trocou 2 vezes de sexo e agora se declara como "um terceiro gênero".

Tudo isso é DEMAIS para uma criança, principalmente uma que já ameaçou se matar "por que as coisas não são como ele quer". Eu entendo que provavelmente esse menino seja realmente uma garota psicologicamente falando. Mas a cirurgia não é mágica, é um processo lento doloroso e pesado para qualquer pessoa, então acredite uma criança não deveria "fazer essa decisão".

Claro que pelo lado "orgânico" quanto mais cedo a cirurgia for feita melhor a adaptação ao novo gênero, mas temos que lembrar que é uma pessoa ai.

A infância dele já vai ser difícil agora (e ele ainda nem fez a cirurgia). Para começar ele já tomou a nova identidade como garota, mas não fez cirurgia, eventualmente suas amiguinhas vão descobrir que ele é "diferente" e crianças são cruéis, não finja que não são... é uma questão de tempo, e provavelmente ele vai ser discriminado por todos seus amiguinhos (meninas e meninos), sem falar dele ser filho de lésbicas só isso já fará com que as crianças peguem no pé dele!

Ou seja TODO esse processo é delicado e basicamente irreversível então não deve ser feito abruptamente.

Ise Nanao

Ise Nanao
Hollow
Hollow

Menos Grande escreveu:Ise Nanao, a coisa é que é uma cirurgia complicada, e mesmo quando a pessoa ACHA que está pronta para isso, e mesmo que o psicólogo ACHE que o cara tá, ainda assim é possível a pessoa se arrepender do que fez, li numa revista de um cara que trocou 2 vezes de sexo e agora se declara como "um terceiro gênero".

Tudo isso é DEMAIS para uma criança, principalmente uma que já ameaçou se matar "por que as coisas não são como ele quer". Eu entendo que provavelmente esse menino seja realmente uma garota psicologicamente falando. Mas a cirurgia não é mágica, é um processo lento doloroso e pesado para qualquer pessoa, então acredite uma criança não deveria "fazer essa decisão".

Claro que pelo lado "orgânico" quanto mais cedo a cirurgia for feita melhor a adaptação ao novo gênero, mas temos que lembrar que é uma pessoa ai.

A infância dele já vai ser difícil agora (e ele ainda nem fez a cirurgia). Para começar ele já tomou a nova identidade como garota, mas não fez cirurgia, eventualmente suas amiguinhas vão descobrir que ele é "diferente" e crianças são cruéis, não finja que não são... é uma questão de tempo, e provavelmente ele vai ser discriminado por todos seus amiguinhos (meninas e meninos), sem falar dele ser filho de lésbicas só isso já fará com que as crianças peguem no pé dele!

Ou seja TODO esse processo é delicado e basicamente irreversível então não deve ser feito abruptamente.


O que eu quero dizer é que, no final das contas, quem vai tomar a decisão é a criança. Não há como fugir disso. E também não extirpo a dificuldade desse processo. Dificuldade em lidar consigo mesmo e com os outros (e, sim, eu sei que crianças são crueis). E também sou lésbica. Tenho consciência das dificuldades que eu enfrento e que uma criança que fosse filha minha enfrentaria.

O problema, e aí vou desvirtuar um pouco o tema do tópico, é que vivemos numa "sociedade higiênica", em que todos têm de viver numa bolha, longe do sofrimento. Não, não sou masoquista. Mas as pessoas querem viver sem sentir dor, sem nenhum tipo de sofrimento, o que é impossivel. Cada vez mais nos são impostas responsabilidades e cada vez mais cedo. Toda decisão que tomamos implica em perdas e ganhos. Se tenho pena dessa criança? Tenho, e mais pela idade em que ela vai ter que tomar esse tipo de decisão. É cruel? É, mas a decisão tem de partir dela. Esperar até ver se é isso mesmo que ela quer é uma atitude que pode trazer tanto benefícios como malefícios pra ela futuramente.

Reyel

Reyel
Nível de Octava Espada
Nível de Octava Espada

Se alguém dissesse para vc escolher, com 8 anos de idade, a profissão q vc vai seguir o resto da vida, vc teria certeza absoluta da sua resposta? Alguns, talvez, mas poucos, muito poucos.

Essa decisão tem mto mais peso do q escolher uma profissão, pq envolve não só mudanças biológicas, como tb cirurgia e, infelizmente, tem tb a dificuldade na sociedade. Não é simplesmente pq a criança diz q quer q ela tem q fazer. Mtas crianças não tem noção do q elas querem. Elas não conseguem ponderar o peso das próprias decisões e, numa coisa q não tem volta, isso arruinaria o resto da vida dela.

Não estou dizendo q a escolha é errada; eu estou dizendo q a criança não deveria fazê-la tão cedo. Custa esperar alguns anos para tomar essa decisão e, dessa vez, tomar essa decisão com certeza? Não é a questão de fazer a escolha certa ou errada, pq nesse caso não existem respostas certas ou erradas. É uma escolha pessoal. Mas tem peso demais e exige um mínimo de maturidade para ser feita, algo q uma criança não tem.

Pelo menos é o q eu acho.

Ise Nanao

Ise Nanao
Hollow
Hollow

É bom tomar cuidado com as relações causais. Mais idade nem sempre significa maturidade.

Eu, por exemplo, acho um absurdo que pessoas com 16/17 anos tomem a decisão de que profissão irão seguir. E realmente é um absurdo, basta ver a quantidade de pessoas que desistem de suas graduações ou fazem outra após algum tempo. Mas fazer o quê? Se com essa idade você não passar num vestibular, sua família te mata, teus amigos olham pra você com aquele olhar de comiseração, de quem ficou pra trás e a sociedade como um todo te vê como um pária.

Acho que o problema é que a mudança de sexo está sendo vista como "uma vontade" da criança. Como se fosse um capricho, igual a quando uma criança quer um brinquedo e faz birra. Não se trata disso. Uma criança do gênero masculino, de oito anos, que diz ser uma menina como no caso aí, tem que realmente saber o que é ser uma menina pra dizer tal coisa. Não só saber, mas ser uma menina. Talvez o choque seja pelo fato de um menino se identificar como menina. Aí as pessoas considerem que ele precisa de tempo pra pensar se é realmente isso que ele quer.

Reyel

Reyel
Nível de Octava Espada
Nível de Octava Espada

Não, não foi isso q eu quis dizer. Não é pela questão de ele se identificar como menina q eu esperaria; isso não vai mudar. É quem ele é, ele nasceu assim.

Eu digo pela cirurgia em si, q é algo definitivo, algo irreversível. A sexualidade dele (não sei se é bem essa a palavra) não vai mudar e nem deveria ser mudado, pq não tem nada de errado com isso; mas o fato de ele querer passar por um procedimento tão drástico, sem nem entender as conscequências, não é mto certo. Quem sabe se ele pensasse melhor, se ele tivesse mais maturidade, se ele entendesse q é algo q vai mudá-lo completamente ele escolhesse não fazer; ou escolhesse realmente fazer, mas aí seria algo pensado, algo q ele não se arrependeria.

De novo, não é pelo fato de ele ser um menino q se identifica como menina q eu considero q ele deveria esperar um tempo; é pelo fato de a cirurgia ser algo sem volta.

Menos Grande

Menos Grande
Shinigami dos Bolinhos
Shinigami dos Bolinhos

É o meio termo... não podemos desconsiderar e "não aceitar" o que o menino é. Porém não podemos tratar uma cirurgia destas como retirar um dente. É um processo complicado e por isso independente da sua idade nunca é uma decisão tomada sozinha, mesmo se você ou eu decidíssemos hoje mudar de sexo, não seria fácil assim um grupo de médicos e psicólogos também teriam que lhe avaliar.

Uma criança num estado tão grave que se mutila e quer morrer agora, é uma criança instável e pessoas instáveis não devem fazer decisões que alteram sua vida toda. Imagine que essa criança agora acha sua vida ruim e quer morrer, imagine na ínfima possibilidade que ela se arrependa depois da cirurgia, tendo e vista sua situação irreversível e tendo em vista as dificuldades que ela vai passar por causa de terceiros não seria de se esperar que essa criança tenta-se se matar de novo?

Crianças desta idade não tem idéia de "futuro" já vi relatos que se você oferece 1 chocolate agora, ou 3 meia hora mais tarde a maioria das crianças vão escolher 1 agora. Simplesmente eles não pesam o valor de 30 minutos no futuro, imagine de uma vida inteira.

POR ISSO o grupo médico do menino, e os psicólogos também, devem ter achado melhor ele assumir seu papel feminino agora apenas por mudança de vestimenta e remédios, e se ele se arrepender poderá continuar voltar atrás, até ter seus 18 anos quando fará a cirurgia para mim isso é o mais racional, não que ele vá se arrepender porém uma criança não deve fazer uma decisão que um adulto e um adolescente vão viver.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo Mensagem [Página 1 de 2]

Ir à página : 1, 2  Seguinte

ÚLTIMOS TÓPICOS

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos