[Game] Limbo
Rukongai


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se



Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo Mensagem [Página 1 de 1]

1 [Game] Limbo em 22/10/2011, 7:23 am

avatar

Gustavo_Abarai
Nível de Cuarta Espada
Nível de Cuarta Espada

LIMBO



O enredo é muito simples (na verdade, muito pouca informação nos foi dada a respeito dele): um menino acorda numa floresta e sai em busca da irmã. Ponto. É basicamente isso que a Playdead fez o favor de nos passar.

Vou citar os vários pontos positivos do jogo:

Cenário LINDO. Não é só um jogo,é arte. Cenário em preto e branco, com feixes de luz do dia, mas sempre escuro E obscuro também. É o que da todo o clima ao jogo;

Jogabilidade muito fácil. Tu usa os direcionais e mais um botão de interatividade com o cenário. E FECHOU;

PUZZLES, PUZZLES E MAIS PUZZLES! Jogo é puro puzzle. Confesso que várias vezes fui procurar vídeos no youtube depois de ficar 20, 30, 40 minutos trancado numa ou outra parte;

O final, que gerou uma porrada de críticas e uma porrada de nego falando da genialidade e subjetividade. Quando eu acabei o jogo deu vontade de esmurrar o PC, ai parei um pouco pra pensar e cheguei a conclusão de que não foi um grande final, mas tem uma premissa extremamente grandiosa!

Ah, ainda vale dizer que são MÍSEROS 70 mega o jogo. Coisa ridícula prum jogo de tal magnitude. Comecem a jogar e vamo discuti o final! To cheio das teorias aqui hahahahh!

Sério, catem esse jogo porque é excepcional. Um dos melhores jogs que eu já joguei.

2 Re: [Game] Limbo em 22/10/2011, 5:27 pm

avatar

Reyel
Nível de Octava Espada
Nível de Octava Espada

Cara, ótima recomendação. Baxei e to curtindo pra caramba. Me lembra mto o estilo daquele Oddworld, the ps1.

Quando eu chegar no final eu aviso.

3 Re: [Game] Limbo em 22/10/2011, 7:09 pm

avatar

Gustavo_Abarai
Nível de Cuarta Espada
Nível de Cuarta Espada

Ah, que bom que tu gostou! É um jogo sensacional. Muiiito bem feito. E ele é cheio de sinais (eu acho). O final, que a primeira vista eu achei uma merda, se encaixa MUITO BEM com o jogo. Engraçado que o enrendo não nos diz praticamente nada, mas a gente sabe mais ou menos o que acontece e teoriza muito depois.

4 Re: [Game] Limbo em 22/10/2011, 7:43 pm

avatar

Menos Grande
Shinigami dos Bolinhos
Shinigami dos Bolinhos

Links seriam bons já que proucurei e não acho ;(!

5 Re: [Game] Limbo em 22/10/2011, 7:44 pm

avatar

Gustavo_Abarai
Nível de Cuarta Espada
Nível de Cuarta Espada

Eu baixei de um tracker privado, menudos ;/ Vou tentar upar, são só 70 mega. Segurae!

Ah, achei no Cpturbo link direto, to te mandando por PM, menudos!

6 Re: [Game] Limbo em 22/10/2011, 8:25 pm

avatar

Clamp
Moderador
Moderador

eu joguei a demo... mas depois parei... o jogo tem sim muita coisa subjetiva... e ja li algumas teorias sobre o jogo...

depois animo pra terminar, o jogo parece curto, mas bem profundo

7 Re: [Game] Limbo em 23/10/2011, 3:23 am

avatar

Gustavo_Abarai
Nível de Cuarta Espada
Nível de Cuarta Espada

Terminei ele numa noite, Clampe! Cmecei a jogar lá pela meia noite e terminei umas 7 da manhã. É curto sim. Os puzzles desse jogo são bem curtinhos, se tivesse muito mais acho que deixaria a desejar.

Se alguém quiser links do jogo avise-me

8 Re: [Game] Limbo em 23/10/2011, 10:34 pm

avatar

Reyel
Nível de Octava Espada
Nível de Octava Espada

Acabei o jogo tb, Gustavo. E q bom q vc me preparou pro final, pq eu tb fiquei com vontade de socar o computador (só na hora, depois eu comecei a ver as teorias e achei bacana há há).

Final do Jogo (spoilers pra quem não acabou... obviamente):

Spoiler:
Parece q o moleque caiu daquela casa na árvore q aparece no final e morreu msmo... Aí ele acordou no limbo, sem saber q estava morto. Até aí eu deduzi sem ler nenhuma teoria, mas tem algumas coisas q eu estou em dúvida.

A irmã: ela morreu tb? Eu fiquei com a impressão q não, pq o protagonista teve q escapar do limbo (aquela cena no final em q ele quebra aquela barreira de "vidro") para encontrá-la aos pés da casa da árvore, checando algo no chão (q eu imagino q seja o corpo do protagonista). O problema é q o local é inteiro preto-e-branco tb e a irmã dele é um vulto, como ele. Agora, isso pode ser simplesmente a aparência da realidade do jogo; mas e se tudo aquilo ali, inclusive a irmã, estiverem no limbo?

O q vc/vcs acham?

9 Re: [Game] Limbo em 24/10/2011, 1:23 pm

avatar

Gustavo_Abarai
Nível de Cuarta Espada
Nível de Cuarta Espada

Ah, acho que a reação de grande maioria é essa hahahaha. Só depois que tu começa a encaixar as peças nos lugares certos hahah.

Eu achei algumas coisas parecidas com as tuas, Reyel:

Spoiler:
Acho que ele caiu da casa da árvore também e que aquele lugar era real mesmo. E ele amava tanto a irmã que não conseguiu se desapegar dela e ao invés de ir pro céu/inferno, acabou indo pro Limbo (que acho que é um lugar intermediário entre vida e morte). Lá ele passou por várias provações pra "fugir" do Limbo e encontrar a irmã.

No final, acho que aquela parte do vidro, pra todos é a "fuga" dele do Limbo. Ai cabe a minha grande dúvida: (1) ele volta vivo ou (2) volta como um fantasma? Acho que volta como fantasma pra ter um último momento com a moça (não que ela o veja, mas percebe a presença dele) e ai ele percebe que precisa se desapegar da irmã e ir pro céu. Ela, obviamente percebe a presença dele já qeu ele acabou de cair (acho que ela ta ajoelhada sobre ele, fazendo carinho no corpo, explicarei porque mais a frente).

Outro ponto que me faz pensar que ele volta só como um espírito é o fato de a moça não olhar pra ele e de que os olhos dela não são brancos. A gente só viu olhos brancos nos outros habitantes do Limbo (outra dúvida também haha: será que eram outras crianças/ pessoas que desistiram de tentar sair do Limbo e se protegem de tudo e de todos ou aquilo tudo era apenas o Limbo se "protegendo! contra uma eventual saida do nosso protagonista do Limbo?), ou seja, pessoas que já não estão espiritualmente na Terra.

Sobre a tua dúvida, Reyel se a irmã morreu, minha resposta é COM CERTEZA! Logo depois que tu vira o jogo, se tu for na tela de início dele, vai encontra a casa toda destruída (ou seja, passou bastante tempo depois da morte dele ou, como eu acredito, depois que o fantasma dele conseguiu chegar até ela, foi embora e ela se conformou com a morte dele e viveu a vida dela) e: dois morrinhos de moscas embaixo da casa, um ao lado do outro. Acho que ele foi enterrado ali e ela também. Ambos morreram, ele quando caiu da casa, e ela depois de uma vida normal.

Acho que o preto e branco faz parte do jogo, Reyel.

Encontrei uma teoria bem bacana a respeito das "provações" que ele passa no Limbo. Não tinha pensado em nada, mas um cara diz:

Durante a busca, ele enfrenta seus maiores traumas:

Aranhas -> Medo
Selvagens -> Bully e solidão
Chuva -> Depressão
Engrenagens -> Trabalho? vítima da revolução indústrial?
Gravidade -> A morte do garoto


E realmente, na minha concepção, algumas coisas acabam casando. Por exemplo, acho que aquele lugar era a representação da vida dele ou de momentos da vida dele. Enfim, de lugares que ele já passou ou que passaria (o Hotel, por exemplo, que pode ser um dos muitos lugares em que ele viveria a vida dele). Ou quem sabe até o contrário, essas coisas foram o que ele JÁ passou. Por exemplo, podemos ter uma idéia de que os 2 irmãos são "sós", acabaram fazendo um lugar só pra eles (a casa na floresta) e por isso ele vê os selvagens (outros seres do Limbo ou do próprio Limbo do protagonista) como inimigos?

A chuva achei que ele acertou muito. Realmente chuva tem muito de depressão e alguémlonge da irmã e tendo que passar por isso tudo, cabe bastante eu acho. Gravidade também. Claro. Perfeito tu fazer passar por uma provação que envolva um estado de suspensão! Outro sinal bem bacana de morte são as larvas e as moscas! Larvas e moscas aparecem quando tu já ta morto, em decomposição. Achei muiiito bacana colocarem isso no jogo porque casa muito certinho.

Enfim, acho que é mais ou menos isso. Deve ter ficado desconexo pra cacete o texto, mas a gente vai falando uma coisa e vai lembrando outra né hahahh.

10 Re: [Game] Limbo em 24/10/2011, 2:55 pm

avatar

Sandro'
Nível de Décima Espada
Nível de Décima Espada

O jogo deve ser bom mesmo, pelos comentários..

Tem como me passar o link por PM Gustavo? Por favor rs

11 Re: [Game] Limbo em 24/10/2011, 3:39 pm

avatar

Gustavo_Abarai
Nível de Cuarta Espada
Nível de Cuarta Espada

Ta enviado, cara!

12 Re: [Game] Limbo em 24/10/2011, 5:30 pm

avatar

Reyel
Nível de Octava Espada
Nível de Octava Espada

Gustavo_Abarai escreveu:Ah, acho que a reação de grande maioria é essa hahahaha. Só depois que tu começa a encaixar as peças nos lugares certos hahah.

Eu achei algumas coisas parecidas com as tuas, Reyel:

Spoiler:
Acho que ele caiu da casa da árvore também e que aquele lugar era real mesmo. E ele amava tanto a irmã que não conseguiu se desapegar dela e ao invés de ir pro céu/inferno, acabou indo pro Limbo (que acho que é um lugar intermediário entre vida e morte). Lá ele passou por várias provações pra "fugir" do Limbo e encontrar a irmã.

No final, acho que aquela parte do vidro, pra todos é a "fuga" dele do Limbo. Ai cabe a minha grande dúvida: (1) ele volta vivo ou (2) volta como um fantasma? Acho que volta como fantasma pra ter um último momento com a moça (não que ela o veja, mas percebe a presença dele) e ai ele percebe que precisa se desapegar da irmã e ir pro céu. Ela, obviamente percebe a presença dele já qeu ele acabou de cair (acho que ela ta ajoelhada sobre ele, fazendo carinho no corpo, explicarei porque mais a frente).

Outro ponto que me faz pensar que ele volta só como um espírito é o fato de a moça não olhar pra ele e de que os olhos dela não são brancos. A gente só viu olhos brancos nos outros habitantes do Limbo (outra dúvida também haha: será que eram outras crianças/ pessoas que desistiram de tentar sair do Limbo e se protegem de tudo e de todos ou aquilo tudo era apenas o Limbo se "protegendo! contra uma eventual saida do nosso protagonista do Limbo?), ou seja, pessoas que já não estão espiritualmente na Terra.

Sobre a tua dúvida, Reyel se a irmã morreu, minha resposta é COM CERTEZA! Logo depois que tu vira o jogo, se tu for na tela de início dele, vai encontra a casa toda destruída (ou seja, passou bastante tempo depois da morte dele ou, como eu acredito, depois que o fantasma dele conseguiu chegar até ela, foi embora e ela se conformou com a morte dele e viveu a vida dela) e: dois morrinhos de moscas embaixo da casa, um ao lado do outro. Acho que ele foi enterrado ali e ela também. Ambos morreram, ele quando caiu da casa, e ela depois de uma vida normal.

Acho que o preto e branco faz parte do jogo, Reyel.

Encontrei uma teoria bem bacana a respeito das "provações" que ele passa no Limbo. Não tinha pensado em nada, mas um cara diz:

Durante a busca, ele enfrenta seus maiores traumas:

Aranhas -> Medo
Selvagens -> Bully e solidão
Chuva -> Depressão
Engrenagens -> Trabalho? vítima da revolução indústrial?
Gravidade -> A morte do garoto


E realmente, na minha concepção, algumas coisas acabam casando. Por exemplo, acho que aquele lugar era a representação da vida dele ou de momentos da vida dele. Enfim, de lugares que ele já passou ou que passaria (o Hotel, por exemplo, que pode ser um dos muitos lugares em que ele viveria a vida dele). Ou quem sabe até o contrário, essas coisas foram o que ele JÁ passou. Por exemplo, podemos ter uma idéia de que os 2 irmãos são "sós", acabaram fazendo um lugar só pra eles (a casa na floresta) e por isso ele vê os selvagens (outros seres do Limbo ou do próprio Limbo do protagonista) como inimigos?

A chuva achei que ele acertou muito. Realmente chuva tem muito de depressão e alguémlonge da irmã e tendo que passar por isso tudo, cabe bastante eu acho. Gravidade também. Claro. Perfeito tu fazer passar por uma provação que envolva um estado de suspensão! Outro sinal bem bacana de morte são as larvas e as moscas! Larvas e moscas aparecem quando tu já ta morto, em decomposição. Achei muiiito bacana colocarem isso no jogo porque casa muito certinho.

Enfim, acho que é mais ou menos isso. Deve ter ficado desconexo pra cacete o texto, mas a gente vai falando uma coisa e vai lembrando outra né hahahh.

Spoiler:
O q eu tinha perguntado sobre a irmã era se ela estava morta como o protagonista (desde o começo) ou não; eu entendi q no final, quando mostra a casa na árvore destroçada e as 2 nuvens de moscas ela estava morta, mas deve ter se passado bastante tempo desde a hora em q vc encontra a irmã e o final dos créditos (como vc disse). Fiquei com a impressão de q ele volta como fantasma mesmo, apenas pra encontrar a irmã olhando seu corpo recém-caído da árvore; daí ele percebe q está morto e faz a travessia.

Sobre os inimigos: ninguém lá além do protagonista tem olhos brancos. Não sei se isso indica alguma coisa (até pq a irmã dele tb não tem olhos) ou se é apenas parte da arte do jogo, assim como as cores. Os "indígenas" q atacam ele devem ser almas presas no limbo como ele (já q eles fogem daquela aranha tb) e as criaturas provavelmente são manifestações das emoções do protagonista, q tomaram forma "física" no limbo.

Se eu lembrar de mais alguma coisa eu adiciono aqui depois... Será q vai ter um segundo jogo?

13 Re: [Game] Limbo em 25/10/2011, 1:35 am

avatar

Gustavo_Abarai
Nível de Cuarta Espada
Nível de Cuarta Espada

E realmente, o esquema dos olhos brancos eu viajei lindamente. Me confundi com a cor das larvas e acabei indo seco no argumento errado hahahah! Concordo com tudo o que tu falou. É mais ou menos o que eu penso.

Só ta sendo dito que haverá um segundo jogo parecido como esse (que a princípio já ta sendo produzido, mas só vi posts sobre isso, não procurei nada oficial na Playdead). Sinceramente, não sei se gostaria de uma continuação. Descobri que já ganhou mais de 90 prêmios.; JOGÃO, ÉPICO!

14 Re: [Game] Limbo em 25/10/2011, 6:24 pm

avatar

Reyel
Nível de Octava Espada
Nível de Octava Espada

Uma continuação realmente arruinaria o final, isso é verdade. Mas o estilo do jogo (puzzles e talz) foram fodas; tive q quebrar a cabeça em vários deles. Fazia tempo q eu não jogava algo q não dependesse simplesmente da destreza com um controle. É legal pensar um pouco pra variar...

Se eles fizessem um segundo jogo, bem q eles poderiam fazer no inferno (com outro personagem). As cores podiam variar do preto e branco pro vermelho (sem perder o estilo da arte) e eu acho q ia ficar bem da hora.

15 Re: [Game] Limbo em 25/10/2011, 8:54 pm

avatar

Gustavo_Abarai
Nível de Cuarta Espada
Nível de Cuarta Espada

Ah, também gostei do esquema dos puzzles. Vários ali foram muito inteligentes. Tem uns que depois que tu faz tu pensa "porra, cmo eu não pensei nisso antes?" hahahahha!

Continuações são sempre coisas arriscadas. Eu já fui bem mais de preferir sequências e tal, mas hoje sou meio arredio a isso. Acho que usar a essência do jogo em outro enredo pode dar certo sim. Sei lá, um arco no inferno ou até mesmo um novo limbo e com mais explicações, afinal, aparentemente o limbo é feito a partir de determinada alma/espírito/fantasma.

16 Re: [Game] Limbo em 25/10/2011, 9:07 pm

avatar

Reyel
Nível de Octava Espada
Nível de Octava Espada

Ah, claro. Nunca subestime a capacidade de uma sequência ferrar de modo irreparável um jogo. Concordo com vc. Mas uma história diferente, com a mesma mecânica, seria legal; deixa esse q foi foda intocado e se arrisca com outro, no mesmo estilo.

Na pior das hipóteses, eles só ferram o segundo. Eu poderia viver com isso.


Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum