Menos Grande escreveu:É um "genjutsu".. no sentido de ser do mundo da imaginação, porém é como o Izunagi em natureza, diferente do Tsokoyoumi.
Ou seja mesmo o Tsokoyoumi sendo o Genjutsu mais poderoso do universo (com exceção ao kotoamatsukami) ainda é possível quebrar ele pela mesma lógica de um genjutsu normal (O Sasuke deteve ele com um sharingan normal, o Bee usou o chakra do Hachibi ).
Já o Izunagi e o Izunami entram no plano do "divino" quando o Tobi usou o Izunagi ele não conseguia ver a Konan em nenhum lugar.. se considerássemos que pelo menos em parte ele é um genjutsu (união de genjutsu, mundo da imaginação, mais energia do shodaime que gera vida) o Tobi não teria alvo algum para jogar seu Genjutsu, mas ele não precisa de alvo, o fato que ele sacrificou seu olho foi o bastante para ativar o jutsu.
O Danzou também não olhava com os olhos que soltava o Izunagi, eles estavam em seu braço e ele não conseguia enxergar por eles (tanto que ele ficava checando para ver quando eles estavam prontos para serem utilizados).
O Izunami também deve ser da mesma maneira, mesmo não alterando o mundo.
Ps.: Itachi ainda deve libertar o Kabuto para ele desfazer o Edo tensei.
Não menos, o Izanagi é um genjutso lançado sobre o próprio usuário! Ele altera através de ilusões (Yinton) a suas próprias condições individuais e depois as torna reais com o poder do Yangton. Por isso eles dizem que para usar o Izanagi precisa de células dos Senju (já que os Uchiha são Yinton e os Senju Yangton).
Pelo meu entendimento, o Izanami é um genjutso lançado contra o adversário, prendendo-o em um determinado curso de ação. Não importa o que ele tente fazer, se atacar o Itachi, ele vai reiniciar os mesmos acontecimentos, mesmo que a realidade tenha que se ajustar para que isso aconteça (Isso pode ser notado claramente quando o Kabuto não consegue segurar a kusanagi do Sasuke só por que naquele momento do loop, o Itachi é quem devia estar com ela. E claro nas diversas vezes que o chifre do Kabuto reaparece só para ser cortado novamente).
Resta saber se essas mudanças só ocorrem na mente do Kabuto, ou se assim como o Izanagi, no Izanami as ilusões são transformadas em realidade
Vi também que alguém perguntou sobre o que aconteceria se o Itachi fosse liberado e invocado novamente. Bom, como já disseram, a condição imposta pelo uso do Izanagi e do Izanami é o selamento permanente dos olhos, então não acho que isso seria mudado pelo Edo Tensei.
Mas tem outro porém... O Itachi não pode ser liberado do Edo Tensei! Ele escapou do controle dele com o Kotoamatsukami. Aparentemente o Edo Tensei é formado de dois poderes diferentes: O poder de invocar as almas e prende-las nos corpos oferecidos como sacrifício e o "Binding", ou seja, o poder de prender os invocados à vontade do Kabuto. Essa segunda parte, tem características de Genjutso, e o Itachi afirma que sobrepôs ela com um genjutso ainda mais poderoso (o do Shisui).
Resumindo, o Kabuto não tem mais o poder de liberar o Itachi do Edo Tensei, pois essa ordem, assim como qualquer outra, é dada pelo poder de "binding" da técnica, poder esse que o Itachi conseguiu suprimir. Tanto é que se fosse diferente, o Kabuto teria liberado o Itachi e lutado apenas contra o Sasuke, usando o Itachi como um instrumento de barganha com o Sasuke ou algum outro plano mirabolante.