Dasts me mostrou um mangá muito interessante, um misto de Gantz + luta de insetos + crítica social fortíssima!
A premissa é o seguinte:
Capítulo zero
Capítulo um em diante
A premissa é o seguinte:
A humanidade está esgotando os recursos da terra, a superpopulação é um problema, a única coisa que temos demais é humanos.
Nesse clima os cientistas descobrem que marte tem uma quantidade suficiente de água (congelada) para sustentar a vida, se eles aquecerem marte apenas uma vez o efeito estufa permitirá que ela se mantenha aquecida para sempre, várias ideias foram propostas para aquecer Marte, ogivas nucleares, espelhos que focariam raios solares em marte.. etc.
Mas a escolha dos cientistas (que era mais viável, e barata) foi o seguinte , criar uma alga especialmente modificada junto com baratas!
Baratas morreriam e se juntariam as algas, a cor escura dessa mistura absorveria os raios solares (além do CO² liberado), as baratas são um dos poucos animais que sobreviveram comendo as algas(na verdade líquen), e foram selecionadas para aguentarem o frio de marte.(TERRAFORMANDO MARTE!)
500 anos mais tarde finalmente Marte ficou habitável, e uma equipe de astronautas foi mandada para... matar baratas!
- Ai que a coisa complica!:
Não é tão spoiler, porém já que dá a primeira "surpresinha" do mangá deixo na escolha de vocês lerem o resto da minha sinopse!
Após 500 anos em marte com altíssimos níveis de radiação, e um ambiente hostil gelado, as baratas que mantiveram sua forma por 3 milhões de anos foram forçadas a evoluirem!!!
Uma das maneiras que animais se adaptam ao frio é o GIGANTOMORFISMO (ou seja crescer, quanto maior sua área, maior densidade, menos calor você perde pro meio).. as Baratas ficaram num tamanho humano (e estranhamente num formato humanóide).. muitas teorias por que dessa forma, e por que desse tamanho surgem.. mas essas coisas vão ficar para discussões futuras!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Uma coisa é certa... o jogo foi invertido, humanos sempre mataram baratas instintivamente como "se possuisem um ódio codificado", aparentemente o mesmo é verdade para as Baratonas e os humanos que elas encontram (nos leva a pensar Por que matamos baratas? Certo elas são sujas, mas tem tantos outros animais, até outros insetos que invadem nossas casas e não matamos como esperanças , borboletas, mariposas..).
Na missão inicial Bugs I, todo mundo morre, apenas conseguem mandar para terra a experiência horrível que passaram além de alguns vestígios de barata.
Para sobreviveram a viagem espacial, os participantes da nave BUGS II tiveram que sofrer uma cirurgia experimental com apenas 30~36% de sobrevivência (maior em mulheres por fatores falados mais a frente no mangá, por esse motivo eles recrutam algumas mulheres mesmo sendo um trabalho especialmente físico).. como encontrar
humanos que seriam utilizados como cobaias ? Afinal humanos tem direitos inalienáveis, até mesmo criminosos condenados à pena de morte tem esses direitos.. quais são os humanos que são alvo?
A resposta é OS POBRES!!! (TAPA NA CARA DA SOCIEDADE CAPITALISTA!), pobres se submetem a essa operação com uma taxa baixíssima de sobrevivência, para uma operação com menos chance ainda de sobreviver, por dinheiro! Para suas famílias, para suas ambições.. para escapar da miséria.
O mangá tem um climão de gantz das origens então por muito tempo não dá para se apegar a ninguém.. mas agora já está se formando um "grupinho de sobreviventes" e eles estão sensacionais, caso qualquer um morra vai dar pra sentir !
A "ciência" do mangá é sensacional, fatos relevantes sobre os insetos e você fica pensando "como eles são fodas, se apenas tivessem uma proporção humana".. todas as lutas são bem explicadas do por que um vencer do outro.. se tiverem sem nada para ler, e gostarem de LUTA, CIÊNCIA DE MANGÁ, Criticas sociais! Vocês encontram tudo aqui!
Capítulo zero
Capítulo um em diante