A CRISE DA ECONOMIA AMERICANA (Explicada de forma didática)
Rukongai


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se



Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo Mensagem [Página 1 de 1]

kensei

kensei
Nível de Segunda Espada
Nível de Segunda Espada

Não sei se vcs se interessam por essas coisas, eu não. Mas eu gostei desse texto. Tá bem didático e tal.
Só pra colocar vcs em sintonia das merdas que andam rolando pelo mundo.

Paul comprou um apartamento, no começo dos anos 90, por 300.000 dólares, financiado em 30 anos. Em 2006 o apartamento do Paul passou a valer 1,1milhão de dólares. Aí, um banco perguntou para o Paul se ele não queria uma grana emprestada, algo como 800.000 dólares, dando seu apartamento como garantia. Ele aceitou o empréstimo, fez uma nova hipoteca e pegou os 800.000 dólares.

Com os 800.000 dólares, Paul, vendo que imóveis não paravam de valorizar, comprou três casas em construção dando como entrada algo como 400.000 dólares. A diferença, 400.000 dólares, que Paul recebeu do banco, ele comprometeu: comprou carro novo (alemão) para ele, deu um carro (japonês) para cada filho e com o resto do dinheiro comprou TV de plasma de 63 polegadas, notebooks, cuecas. Tudo financiado, tudo a crédito. A esposa do Paul, sentindo-se rica, sentou o dedo no cartão de crédito.

Em agosto de 2007 começaram a correr boatos que os preços dos imóveis estavam caindo. As casas que o Paul tinha dado entrada e estavam em construção caíram vertiginosamente de preço e não tinham mais liquidez.

O negócio era refinanciar a própria casa, usar o dinheiro para comprar outras casas e revender com lucro. Fácil! Parecia fácil. Só que todo mundo teve a mesma idéia ao mesmo tempo. As taxas que o Paul pagava começaram a subir (as taxas eram pós fixadas) e Paul percebeu que seu investimento em imóveis se transformara num desastre.

Milhões tiveram a mesma idéia do Paul. Tinha casa para vender como nunca.

Paul foi agüentando as prestações da sua casa refinanciada, mais as das três casas que ele comprou, como milhões de compatriotas, para revender, mais as prestações dos carros, das cuecas, dos notebooks, da TV de plasma e do cartão de crédito.

Aí as casas que o Paul comprou para revender ficaram prontas e ele tinha que pagar uma grande parcela. Só que neste momento Paul achava que já teria revendido as três casas mas, ou não havia compradores ou os que havia só pagariam um preço muito menor que o Paul havia pago. Paul se danou. Começou a não pagar aos bancos as hipotecas da casa que ele morava e das três casas que ele havia comprado como investimento. Os bancos ficaram sem receber de milhões de especuladores iguais a Paul.

Paul optou pela sobrevivência da família e tentou renegociar com os bancos que não quiseram acordo. Paul entregou aos bancos as três casas que comprou como investimento perdendo tudo que tinha investido. Paul quebrou. Ele e sua família pararam de consumir...

Milhões de Pauls deixaram de pagar aos bancos os empréstimos que haviam feito baseados nos preços dos imóveis. Os bancos haviam transformado os empréstimos de milhões de Pauls em títulos negociáveis. Esses títulos passaram a ser negociados com valor de face. Com a inadimplência dos Pauls esses títulos começaram a valer pó.

Bilhões e bilhões em títulos passaram a nada valer e esses títulos estavam disseminados por todo o mercado, principalmente nos bancos americanos, mas também em bancos europeus e asiáticos.

Os imóveis eram as garantias dos empréstimos, mas esses empréstimos foram feitos baseados num preço de mercado desse imóvel... Preço que despencou. Um empréstimo foi feito baseado num imóvel avaliado em 500.000 dólares e de repente passou a valer 300.000 dólares e mesmo pelos 300.000 não havia compradores.

Os preços dos imóveis eram uma bolha, um ciclo que não se sustentava, como os esquemas de pirâmide, especulação pura. A inadimplência dos milhões de Pauls atingiu fortemente os bancos americanos que perderam centenas de bilhões de dólares. A farra do crédito fácil um dia acaba. Acabou.

Com a inadimplência dos milhões de Pauls, os bancos pararam de emprestar por medo de não receber. Os Pauls pararam de consumir porque não tinham crédito. Mesmo quem não devia dinheiro não conseguia crédito nos bancos e quem tinha crédito não queria dinheiro emprestado.

O medo de perder o emprego fez a economia travar. Recessão é sentimento, é medo. Mesmo quem pode, pára de consumir.

O FED começou a trabalhar de forma árdua, reduzindo fortemente as taxas de juros e as taxas de empréstimo interbancários. O FED também começou a injetar bilhões de dólares no mercado, provendo liquidez. O governo Bush lançou um plano de ajuda à economia sob forma de devolução de parte do imposto de renda pago, visando incrementar o consumo, porém essas ações levam meses para surtir efeitos práticos. Essas ações foram corretas e, até agora não é possível afirmar que os EUA estão tecnicamente em recessão.

O FED trabalhava. O mercado ficava atento e as famílias esperançosas. Até que na semana passada o impensável aconteceu. O pior pesadelo para uma economia aconteceu: a crise bancária, correntistas correndo para sacar suas economias, boataria geral, pânico. Um dos grandes bancos da América, o Bear Stearns, amanheceu, na segunda feira última, quebrado, insolvente.

No domingo o FED, de forma inédita, fez um empréstimo ao Bear, apoiado pelo JP Morgan Chase, para que o banco não quebrasse. Depois disso o Bear foi vendido para o JP Morgan por dois dólares por ação. Há um ano elas valiam 160 dólares. Durante esta semana dezenas de boatos voltaram a acontecer sobre quebra de bancos. A bola da vez seria o Lehman Brothers, um bancão. O mercado e as pessoas seguem sem saber o que nos espera na próxima segunda-feira.

O que começou com o Paul hoje afeta o mundo inteiro. A coisa pode estar apenas começando. Só o tempo dirá.

Castilho
Finabank CCTVM

E hoje, dia 15 de Setembro de 2008, o Lehman Brothers pediu falência, desempregando mais de 26 mil pessoas e provocando uma queda de mais de 500 (quinhentos ) pontos no Índice Dow Jones, que mede o valor ponderado das ações das 30 maiores empresas negociadas na Bolsa de Valores de New York - a maior queda em um único dia, desde a quebra de 1929.

O dia de hoje, certamente, será lembrado para sempre na história do capitalismo.

Ryuusuke

Ryuusuke
Membro da Guarda Real
Stray Dog
Membro da Guarda Real Stray Dog

Por mim ... o capitalismo é vitima do capitalismo. Screw all. Even me.
Valew Kensa =*

Raito

Raito
Nível de Décima Espada
Nível de Décima Espada

vc pediu autorização do chefe pra postar isso Kensei?

Direitos autorais cara...

huahuahuahuahuahuaauhahuhuaa

kensei

kensei
Nível de Segunda Espada
Nível de Segunda Espada

Castilho do Finabank não é o chefe ;3

E concordo com o Suko. O capitalismo é vítima do próprio capitalismo. Mas não vejo nada que motive melhor o ser humano do que ganhar dinheiro e esmagar os outros. Então, foda-se ;3

Raito

Raito
Nível de Décima Espada
Nível de Décima Espada

hahahaha
quem se fode sou eu...
o pequeno investidor...

q investe pra trocar de carro no final do ano...ai perde 30% do que tinha...e não pode mais trocar de carro...tem q esperar as ações voltarem ao normal e valorizarem...

Jack Van Burace

Jack Van Burace
Superchuncky de posts
Superchuncky de posts

Sim sim, mas nós pequenos investidores vamos ganhar uma grana se tivermos ainda 80% da grana fora das ações, e aproveitarmos a crise pra comprar em baixa (e QUE baixa!). No Brasil quem investe em ações são os pequenos, e isso que deu estabilidade em parte ao nosso mercado de ações: muito nas mãos de muitos, ao invés de muito nas mãos de poucos que podiam influenciar o mercado com especulações.

Pra mim essa crise vem do fato tb de que os EUA enfiaram o dedo pra gastar com a guerra do Iraque, crentes que a aquisição de novos campos de petróleo e a posição estratégica sobre o Irã lhes daríam um novo gás e estabilidade, que fossem compensar o gasto com a guerra com a valorização da economia americana (baleada pelo 11 de setembro). Mas essas guerras não deram em nada. Então o governo Bush, que conseguiu me superar em loucura ao inventar essa estratégia de ir à guerra, meteu os pés pelas mãos e agora enfrenta uma crise sem precedentes, a ressaca de seus próprios atos.

Isso tudo somado à crescente estabilidade dos Brics (Brasil, Russia, India, China, e South Africa), à força da União Européia, e ao fato de que esse poder todo que eles conseguiram se devia apenas ao oportunismo depois da 2ª guerra mundial, são mais que suficientes pra atestar que o fim do "Império Americano" já chegou. Barack Obama certamente vai ganhar e trazer uma nova estabilidade, mas o poder terá ido embora. McCain quer tentar recuperar o poder e cair de bunda, coisa que até o americano mediano já sacou. Mas o poder centralizado enfim caíu.

Agora é fazer frente ao comunismo que um dia o anarquismo chega! A CRISE DA ECONOMIA AMERICANA (Explicada de forma didática) 76182

Arke

Arke
O mais perdido do fórum...
O mais perdido do fórum...

Mas também olha a idéia dos bancos -.-" Um dia isso se normaliza...Se a Crise de 29 se normalizou ^.^

Jack Van Burace

Jack Van Burace
Superchuncky de posts
Superchuncky de posts

Mas bem ou mal, o povo americano compactuou com a ideia das guerras e com o governo Bush. Se pra resolver o que acabou acontecendo o dinheiro vier dos contribuíntes, bem feito. u.u

Arke

Arke
O mais perdido do fórum...
O mais perdido do fórum...

Sim eles se fuderam legal ai ^.^

E é como dizem, toda grande nação tem o seu pico e depois decai, foi assim com os gregos, romanos e assim será com o norte-americanos ;3

Raito

Raito
Nível de Décima Espada
Nível de Décima Espada

todo império cairá um dia...

Menos Grande

Menos Grande
Shinigami dos Bolinhos
Shinigami dos Bolinhos

Bem interessante esse texto, mostra cada cenário passo a passo.
Por essas e outras que evito comprar a crédito.(até por que o que eu compro e posso comprar não é muita coisa xD).
Parcelar só até o limite sem juros.
Mesmo assim não gosto muito de parcelas que te dão a falsa impressão que você pode comprar mais e mais.
Porém tem bens que são inviáveis não usar parcelas quiça crédito como moradia.
Afinal você não pode esperar juntar todo esse dinheiro e viver na rua xD.

Rocharox

Rocharox
Capitão da 11ª Divisão
Capitão da 11ª Divisão

Estou jogando um MMORPG, com alguns carinhas americanos na minha guilda. è impressionante que eles metem o pau no Bush, mas se vc fala que foram eles mesmos que colocaram ele lá eles ficam fudidos de raiva. Quase todos atribuem a crise aos bilhões gastos em armas no Iraque a toa.

kensei

kensei
Nível de Segunda Espada
Nível de Segunda Espada

Povo é burro mesmo. Por isso eu não voto. Não adianta.

Raito

Raito
Nível de Décima Espada
Nível de Décima Espada

Por isso q eu trabalho de roteirista na eleição...

ganho 5 dias de folga no trabalho normal...


Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo Mensagem [Página 1 de 1]

ÚLTIMOS TÓPICOS

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos