Review da AnimeHaus, quem quiser conferir o review todo,
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Druaga no To: The Aegis of Uruk é um anime criado pelo estúdio Gonzo baseado em um jogo arcade da Namco de 1984 cujo objetivo era fazer com que o herói Gilgamesh subisse a ”Torre de Druaga“ até o 60o andar e salvasse a donzela Ki (lê-se Kai) das mãos do demônio Druaga.
No anime, essa época já se passou e Gilgamesh se tornou o grande herói e rei de Uruk que, sozinho, realizou esse feito. Agora, sessenta anos depois, a torre está ”renascida“ de novo. O ”Verão de Anu“ é uma estação que aparece de tempos em tempo, com a duração de cerca de 5 anos e que, com a proteção do deus Anu, faz com que os monstros da torre se tornem mais fracos durante esse período.
Segundo a lenda, no topo da torre há um artefato chamado ”Blue Crystal Rod“ que realizaria um desejo a quem o conseguisse. Porém, há muitos obstáculos e perigos na torre, pois além de ser enorme, existem nela os mais diversos tipos de monstros e, inclusive, a presença do próprio Druaga que, segundo o povo, está renascido, fazendo com que a cada verão o Exército de Uruk se arme na base da torre, na cidade de Meskia, com o intuito de chegar ao topo. E é aí também que aparecem os conhecidos ”Escaladores“ na cidade de Meskia, pessoas comuns que almejam subir a torre, muitos apenas para conseguir dinheiro com os materiais dos monstros, e outros mais corajosos e ambiciosos que formam grupos com o mesmo intuito: possuir o próprio ”Blue Crystal Rod“ e realizarem um desejo que favoreça a todos do grupo.
Jil é um rapaz de bom coração, guerreiro da classe defensiva (guardian) e um dos jovens que pretende chegar ao topo no grupo formado por Neeba (um grande arqueiro conhecido como ”O Matador de Dragões), Fatina (uma garota que utiliza mágicas de fogo com seu ”canhão-bastão“), Utu (um homem totalmente revestido de armadura, muito forte) e Kally (um jovem ágil no arremesso de facas e com habilidades ninja). Porém, logo na primeira fase, ele se torna um fardo e é ”demitido“ do grupo. Triste, mas determinado, decide fazer seu próprio grupo, e é aí que primeiramente aparecem duas jovens, Kaaya (uma Oráculo que utiliza mágicas de cura e defesa) e Ahmey (uma guerreira lanceira bastante forte), e depois Melt (um mago ex-aristocrata) e Coopa (uma garotinha, serva de Melt, que o ajuda nas batalhas com as magias). E assim tudo se inicia.