O Google pode sair da China se o governo não aceitar as novas propostas da empresa. Quais propostas? Basicamente ser livre, acabando com a censura no buscador Google.cn, que foi aplicada por obrigação do governo para que o serviço pudesse existir no país.
A "briga" começou por causa de recentes ataques aos servidores do Google provenientes da China. Segundo o Google não apenas eles foram atacados, mas também várias grandes empresas de internet, finanças, mídia, tecnologias diversas e setores químicos. Isso foi um primeiro motivo. O segundo: o Google afirma ter evidências de que o principal objetivo dos atacantes era acessar contas do Gmail de ativistas dos Direitos Humanos na China.
Em terceiro lugar, como parte da investigação feita pela empresa, descobriram que várias contas do Gmail de defensores dos Direitos Humanos parecem ter sido acessadas por terceiros (provavelmente devido a localização geográfica com acessos frequentes, tudo isso de uma hora para outra...). Esses acessos não foram provenientes dos ataques, que não causaram grandes danos, mas por falhas de segurança locais - normalmente phishing scams, spyware, etc. O Google não acusou publicamente o governo, mas parece vir dele os ataques.
Desde 2006 o Google tentou fazer seu trabalho na China com o google.cn, assim como faz em boa parte do mundo (sem querer puxar a sardinha para o lado de ninguém, que quase todos os serviços do Google são populares por onde passam, não há dúvida). Na China, como todos sabem, há muitas restrições. O buscador lá deve omitir resultados que possam prejudicar o governo.
Agora o Google pretende acabar com isso, abrindo a busca mais ou menos como é no restante do mundo. Mesmo que isso deva ser trocado pela saída da empresa do país, o que seria ruim para os chineses (e também para a empresa), mas num caso desses não há o que fazer.
Essa é uma notícia que não vai mudar diretamente a vida de nós, brasileiros, mas é interessante por se tratar de uma das maiores empresas de tecnologia. É terrível como a arrogância de alguns governos prevalecem... Se bem que, com algumas propostas de leis que vêm aparecendo ultilmamente, além de censuras recentes à imprensa aplicada pela "justiça", acho que não nos espantaríamos tanto se um dia o governo daqui obrigasse o Google a censurar certos resultados das buscas também.
Postagem oficial no blog do Google: Fonte
Update: foi publicado também em português no blog do Google Brasil.
E agora quem é Pior os brasileiros, ou os chineses