Alunos da USP ferem policiais com pedras.
Rukongai


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se



Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo Mensagem [Página 1 de 1]

Menos Grande

Menos Grande
Shinigami dos Bolinhos
Shinigami dos Bolinhos

Prisão de três estudantes que fumavam maconha no campus provoca protesto. Cinegrafista da TV Bandeirantes levou tapa na cara quando filmava a confusão
André Vargas
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
A prisão de três estudantes que fumavam maconha dentro do campus da Universidade de São Paulo (USP) no início da noite desta quinta-feira provocou uma confusão entre alunos do curso de História e policiais militares. Três PMs ficaram feridos no confronto e foram para o hospital, dois deles tiveram ferimentos na cabeça, provocados por pedras jogadas pelos estudantes. Cinco viaturas da corporação e uma da guarda civil foram depredadas pelos manifestantes. O cinegrafista da TV Bandeirantes, Milton Lara Carvalho, foi agredido e ficou ferido no rosto. Ele teve a moto derrubada e câmera danificada. "Estava filmando quando um dos estudantes me deu um tapa na cara", contou Carvalho, que vai registrar boletim de ocorrência da agressão.
A polícia teve de usar gás lacrimogênio e spray de pimenta para dispensar os baderneiros, que queriam forçar a liberação dos estudantes da Geografia presos. Apesar da resistência, os três foram levados para o 91º DP, na Vila Leopoldina, mas tiveram de ir até lá no carro da diretora da Faculdade de História, Sandra Nitrine, que tentou o tempo todo evitar o tumulto. “A polícia só disparou gás depois que os estudantes jogaram um cavalete no carro da PM”, afirmou o tenente José Ricardo Caresi. “Os alunos detidos toparam sair do campus com a PM, mas os colegas não deixaram.”

Os três estudantes devem ser liberados nesta madrugada, depois de assinarem um termo circunstanciado. Eles foram autuados por porte de droga. A professora Sandra Nitrine, diretora da Faculdade de História tentou conter o tumulto. Agora, ela está na delegacia acompanhando os alunos presos.

De acordo com o relato de estudantes, por volta das 18h30, dois policiais militares abordaram três estudantes que fumavam dentro de um carro na entrada da Faculdade de História. Ao verem a droga, os policiais resolveram conduzir os alunos para a delegacia. Nesse momento, outros estudantes começaram um tumulto para impedir que os detidos entrassem na viatura. Foi aí que começou a pancadaria.

“O pessoal foi para cima da PM”, disse um aluno da História. Victor Ferreira, também estudante da faculdade, lamentou: “Os PM estavam quase cedendo e liberando os colegas quando chegou o reforço.” Após a saída dos policiais com os três presos, cerca de 300 estudantes organizaram um protesto em que pediam a renúncia do reitor Grandino Rodas, a retirada da PM do campus e a dissolução do Diretório Central dos Estudantes, que, para eles, foi conivente com a polícia. Entre os manifestantes, muitos fumavam maconha. "Eles fumam na cara dura", constatou um dos seguranças da universidade.

Ritual de passagem - Com um acurado senso de oportunidade, políticos do PT correram para a USP assim que souberam da ocorrência. Um dos primeiros a chegar ao local e, depois, a acompanhar os estudantes na delegacia, foi o deputado federal Paulo Teixeira. Para ele, o episódio "foi um exagero de ambas as partes".

"O uso de drogas na faculdade faz parte de um ritual de passagem”, disse à reportagem o deputado do PT. "A presença da PM junto aos estudantes é uma química que não dá certo e gerou esse problema hoje."

A polícia militar passou a patrulhar o campus da USP em setembro, depois de um aluno de Ciências Atuariais ter sido morto no estacionamento da faculdade. A presença da PM no local foi aprovada pelo Conselho Gestor da universidade em maio.
Fonte veja abril.
Caras.... por essas e outras que não confio muito em estudante... eles se rebelaram para FUMAR UMA DROGA ILÍCITA! Não vou tentar dá um discurso de ser contra ou a favor as drogas, mas a partir do momento que você escolhe usar uma droga ilícita deve estar preparado para pagar o preço caso seja pego... e não transformar numa baderna >_>.
Fiquei envergonhado por todos os alunos de universidade... eles tem uma mística que "Alunos e Docentes de universidade são melhores que o resto da população" que não é brincadeira é só falar que "UM ALUNO/DOCENTE FOI PRESO" que já soa como uma ditadura voltando e é o suficiente para que a classe se movimente como se todos estivessem em débito com eles por serem o futuro drogado da nossa população.

Agora.. vamos pensar friamente, uma universidade é um espaço público que qualquer um pode ir e vir... menos os policiais? Quer dizer que bandidos estão acima dos direitos dos Policiais? Ou são somentes os alunos e docentes que estão acima de todo mundo e tem algum tipo de "imunidade universitária" que não estou ciente?
Não só é ridiculo, como é especialmente ridículo na USP, uma universidade que é polarizada em vários pontos da cidade sem nenhuma demarcação de onde começa e onde acaba a universidade... quer dizer que a policia não pode entrar em partes comuns da cidade por que certas áreas são próximas dos campi da Usp? FODA-SE!
Estou muito envergonhado que alunos acham preferível assassinatos ocasionais há possibilidade de "perder o direito de se drogar em espaço público" direito que nunca tiveram.

Brubes

Brubes
Fracción
Fracción

Compartilho da sua opinião, Menos! Foi exatamente a minha reação quando vi no jornal hoje isso.

Com tanta coisa mais importante pra se revoltar, eles vão fazer bagunça por uma coisa tão ridícula como essa, da qual, como tu disse, eles nem tem direito, afinal maconha é droga.


Eu vejo cada coisa absurda hoje em dia, que vou te conta, é só no Brasil que acontece essas barbáries, humorista quase sendo preso por conta de uma piada de mau gosto, e acadêmicos fazendo baderna por dois ou três drogados sendo presos justamente! PQP!

Ah, vão fazer manifestações contra a fome, contra a corrupção, e por melhoras no setor da saúde e da educação! Ou que fiquem quietos então.

Ukitake

Ukitake
Nível de Primera Espada
Nível de Primera Espada

Esse tipo de estudante é o tipo que não se deve levar à sério.Devem ser tratados como os vagabundos que são.

Clamp

Clamp
Moderador
Moderador

tem dois problemas ai

1- a questão das drogas q em qualquer campus q tenha humanas terá seus usuários

2- PM não tem direito de entrar em qualquer campus.

Menos Grande

Menos Grande
Shinigami dos Bolinhos
Shinigami dos Bolinhos

1) Problema do usuário ele sabe que é ilegal, se vai cometer o crime não reclame de cumprir a pena (que não é nada basicamente você vai lá e eles te soltam em seguida).
2)Policia Militar tem direito sim de entrar na Universidade, principalmente se o Reitor permitiu e pediu a entrada.
3) A Policia faz parte do estado, a universidade também, além de ser pública e de acesso livre, esse "boato" de que as universidades são "inalcasáveis" vem da herança medieval de universidades europeias que os Reitores possuíam o poder de "prisão estudantil" já que as universidades possuíam calabouços (algumas ainda tem como Coimbra, apesar de não serem mais utilizados), hoje em dia o Reitor em si não tem mais esse poder e cabe a policia sim.
Acho que os estudantes sentem-se moralmente superiores a "pessoas comuns" estão num pedestal que a lei não alcança... isso é um câncer na sociedade.
Para mim tem algo muito errado na noção de que um criminoso pode entrar em um lugar e a policia não, qualquer lugar DO MUNDO a policia pode entrar, o que muda é a jurisdição, cada local tem seus limites e a policia local agirá.

TOH

TOH
Ragnarok

Nessa aí não tem discussão: hostilizar a polícia por conta de três maconheiros é coisa de vagabundo. Simples assim.

Clamp

Clamp
Moderador
Moderador

estamos saindo da discussão, mas...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

e olhem o q o policial fez no video do cara q estava em cima do orelhão. Quem mais exerce autoridade são os policiais... agora eles tem todo esse direito?


Menos Grande

Menos Grande
Shinigami dos Bolinhos
Shinigami dos Bolinhos

TOH escreveu:Nessa aí não tem discussão: hostilizar a polícia por conta de três maconheiros é coisa de vagabundo. Simples assim.
Né? E eles nem tão presos já saíram.

Clamp

Clamp
Moderador
Moderador

eu não queria entrar na discussão q sei q sou voto vencido aqui, mas a forma como vcs escrevem esta muito carregado de preconceito, vcs ligam os 3 estudantes q consomem uma droga a pessoas da pior especie, q deveriam se ferrar por serem usuários... parece q estou vendo o Datena chamando um cara q roubou algo pq estava como fome de vagabundo... não é assim q se avalia o caso.

Não deviam estar consumindo drogas na universidade, não deviam ter jogados as pedras, mas agora... eles não são o q vcs estão julgando ser e a policia não é essa maravilha super protetora tbem...

TOH

TOH
Ragnarok

Acho que você não está julgando a coisa friamente: consumir drogas é ilegal, a polícia fez o papel dela. Não era como se eles estivessem se manifestando pacificamente e a polícia chegou dando porrada. A polícia foi hostilizada e isso desencadeou os acontecimentos. Não estou julgando ninguém: quem consome maconha é maconheiro, quem se dispõe a ocupar a universidade pra impedir que a polícia faça sua ronda é vagabundo.

Sandro'

Sandro'
Nível de Décima Espada
Nível de Décima Espada

Eles estavam consumindo drogas, é ilegal como todos sabem (inclusive eles) A policia viu, fez o papel dela como o TOH disse, por mim os estudantes deveriam pagar um preço muito maior pelo que aconteceu. Ridiculo outros de fora chegarem pra agredir os policiais. Ridiculo o protesto deles! E ainda mais ridiculo foi o que o Deputado falou!
No fim, muitos dos estudantes alí ainda acham que estão certos.

Jack Van Burace

Jack Van Burace
Superchuncky de posts
Superchuncky de posts

É pq eles não sabem que maconha nem é pior que cigarro ou alcool, pq senão eles íam querer pior nas chopadas e festas de faculdade. Nem defendo a maconha não, mas é hipocrisia condena-la apenas...

Sandro'

Sandro'
Nível de Décima Espada
Nível de Décima Espada

Jack Van Burace escreveu:É pq eles não sabem que maconha nem é pior que cigarro ou alcool, pq senão eles íam querer pior nas chopadas e festas de faculdade. Nem defendo a maconha não, mas é hipocrisia condena-la apenas...

Eu condeno os três. Pra mim são coisas totalmente dispensáveis na vida.. Mas a maconha entre essas é a unica ilegal né.. Então..

Reyel

Reyel
Nível de Octava Espada
Nível de Octava Espada

A razão dessa confusão toda não foi os alunos quererem fumar maconha em paz; foi por causa da hipocrisia dos policiais.

Os estudantes estavam errados em fumar maconha (ainda mais dentro da universidade), mas o engraçado é q tem assalto, assassinato, estupro e sabe-se lá mais o q DENTRO do campus da USP e a polícia não mexe um dedo para ajudar. A segurança lá é zero. Os estudantes tem q andar de bando à noite para terem menos chance de serem assaltados.

Mas na hora q três estudantes acendem um cigarro de maconha... Ora, vejam, aí está a polícia!

É fácil prender estudantes q estão fumando dentro do carro. Fazer a segurança do campus, garantir um espaço sem ameaças pro pessoal poder estudar, já não é. Adivinha qual dos dois a polícia escolheu fazer?

Não estou dizendo q os estudantes estão certos. Fumar maconha é ilegal, ainda mais no local onde eles estavam (a declaração do deputado Paulo Teixeira de q é um rito de passagem foi de uma imbecilidade sem tamanho). Mas o engraçado é q a polícia só aparece quando é conveniente. For por causa disso q teve essa baderna toda.

Menos Grande

Menos Grande
Shinigami dos Bolinhos
Shinigami dos Bolinhos

Clamp escreveu:tem dois problemas ai

1- a questão das drogas q em qualquer campus q tenha humanas terá seus usuários

2- PM não tem direito de entrar em qualquer campus.
Não é questão de preconceito. até por a maconha não é malum in se é na verdade Malum prohibitum, ou seja não é mal por natureza só é "mal por que foi convencionado mal e proibido" .
É como se eu decidisse que eu "amo ficar pelado em lugares públicos" não é uma atitude que em si é "má", mas é proibida... eu devo saber que se eu ficar pelado por ai (fazendo sei lá o que) se for pego eu deverei cumprir a pena... veja que eu sou livre pra fazer passeatas ou movimentos a favor de "andar pelado por ai" para tentar tornar legal minha paixão... mas no momento que eu faço sabendo que é ilegal devo estar preparado para responder por minhas ações.

O problema nem foi os 3 caras presos, foi uma coisa tão pequena que iria passar batido. A coisa foi a reação estúpida dos outros alunos que invadiram um prédio público (e veja só, membros de um movimento estudantil "privatizando um lugar público" vamos ver se isso tá na bandeira de qualquer movimento, apesar que eles amam fazer). Depredaram um prédio que eles próprios usam e vão ter que usar, e depois vão reclamar de como está depredado... eles estão ROUBANDO da sociedade que os mantém estudando na excelência, e de todos os futuros alunos e com certeza ainda irão reclamar para o governo depois. Fora isso se aproveitaram do "status de alunos" e de estarem icognitos para machucar guardas com pedras... isso tudo que os alunos fizeram depois foi sim malum in se.


Reyel veja que por que a USP estava tão violenta o Reitor e a maioria da universidade decidiram que deveria haver um policiamento dos campi, e esses alunos que são a minoria, ao invez de se organizarem para um debate para convencer os outros, resolveram tomar a força algo que já foi decidido pela maioria.

Reyel

Reyel
Nível de Octava Espada
Nível de Octava Espada

Menos Grande escreveu:Reyel veja que por que a USP estava tão violenta o Reitor e a maioria da universidade decidiram que deveria haver um policiamento dos campi, e esses alunos que são a minoria, ao invez de se organizarem para um debate para convencer os outros, resolveram tomar a força algo que já foi decidido pela maioria.

Eu entendo, Menos, e não estou defendendo os três q estavam fumando e menos ainda os q começaram a baderna. Eu só estou dizendo q o ponto de vista dos policiais não é o único q existe.

"Todo este monte de merda acontecendo aqui e esse policial fdp vai prender três caras q estão fumando sem incomodar ngm?"

Era isso q estava na cabeça do pessoal quando eles começaram isso; e, sinceramente, alguém pode culpá-los de se sentirem desse jeito? Providências começaram a ser tomadas, mas até elas realmente surtirem efeito (se é q vão surtir efeito) o pessoal lá vai continuar pensando assim.

De novo, não defendo o q aconteceu. Mas eu entendo porque aconteceu. Todo mundo tem um limite no que vc aguenta de hipocrisia; este foi o deles.

Menos Grande

Menos Grande
Shinigami dos Bolinhos
Shinigami dos Bolinhos

Eu entendo que eles devem se movimentar se acham que vale mais a pena viver sem a segurança, porém com mais liberdade ou qualquer outra coisa... afinal a democracia existe para você pregar o que acredita, o que é ruim e danoso é que eles como minoria tem que se organizar para convencer a maioria que sua posição é razoável... a partir do momento que eles fazem uma baderna dessas e recorrem a ilegalidade para isso eles perdem qualquer razão.

Alunos tem que entender que NÓS é que estamos em débito com a sociedade e não o contrário, é a sociedade que sustenta nosso ensino de luxo, ainda que tenhamos conseguido entrar com "próprios méritos", nós em si já somos uma minoria, eles são uma minoria da minoria dentro do ensino superior eles tem que levantar suas bandeiras, mas não forçá-las a maioria.

Um movimento desse ainda se justificaria se a policia estivesse fazendo algo que não é esperado dela(Espancado pessoas sem motivo algum, ou leva-se os presos por nenhum motivo ou qualquer coisa do tipo)... veja bem o policial podia ter liberado os caras só com um aviso, ou poderia ter prendido (como o fez), o que importa é que a lei está do lado da ação policial, e de fato o que eles fizeram (NESSE CASO) foi sim justo.. com tanta injustiça para se rebelar, se rebelar por que a policia fez o trabalho dela me parece birra de criança.

Reyel

Reyel
Nível de Octava Espada
Nível de Octava Espada

Mas é aí q tá, Menos: eles não se rebelaram por causa q três maconheiros foram presos. Eles se rebelaram pq SÓ os três maconheiros foram presos. Todo o resto, os bandidos, o pessoal q tá ameaçando a segurança dos alunos, continua ali.

Eu concordo q os alunos estão em débito com a sociedade e não o contrário. Mas à partir do momento em q o governo oferece o ensino, ele tem q garantir sua segurança enquanto vc estiver ali. Isso não está acontecendo. Talvez esteja mudando, eu não sei, mas por enquanto o q está acontecendo? Os maconheiros estão sendo presos e os criminosos de verdade, aqueles q realmente ameaçam a vida das pessoas, não estão.

Não foi por causa do "direito de fumar" q isso aconteceu; foi pq os alunos se sentiram indignados em serem presos enquanto os reais bandidos continuam livres, forçando eles (os alunos) a viverem com medo de serem assaltados ou coisa pior. Se houvesse segurança ali, se os estudantes pudessem realmente frequentar a faculdade sem medo, vc acha q alguém ia se sentir indignado ao ponto de entrar numa briga contra policiais por causa de três maconheiros?

A polícia estava fazendo seu trabalho prendendo esses três? Estava. Mas não estão fazendo seu trabalho no que se refere à segurança, isso é um fato. Se for pra trabalhar, trabalha direito e não pela metade, como está acontecendo. Essa confusão não foi um caso isolado; foi a soma dos acontecimentos de muitos anos. Estes três foram apenas o estopim da baderna, mais nada.

Reyel

Reyel
Nível de Octava Espada
Nível de Octava Espada

Desculpa pelo double-post, mas: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Eu disse q entendia porque a baderna começou (apesar de não concordar), mas agora eles só tão fazendo zona. "Pauta de descriminalização das drogas"? Eu entendo a indignação em ver três alunos sendo presos enquanto verdadeiros bandidos ali não são, mas os caras tão levando isso pro lado errado.

Eles deviam estar lutando por mais segurança, não pela retirada completa da polícia, de modo q não só os maconheiros fossem presos, mas principalmente os bandidos de verdade.

Sou forçado a concordar com o Menos: virou birra de criança.

Kalbon

Kalbon
Nível de Décima Espada
Nível de Décima Espada

Eu acho que eles escolheram a hora errada pra se rebelar. Aproveitar esse lance das drogas foi errado, ficou parecendo que eles estão nessa causa pelas drogas. Alunos da USP ferem policiais com pedras. 990705


Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo Mensagem [Página 1 de 1]

ÚLTIMOS TÓPICOS

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos