Jack Van Burace escreveu:Outra coisa: esse capítulo falou mais a favor do Zabuza e do 'killing emotions' do que qualquer outra coisa. Pelo visto, ser como o Danzou e o Zabuza, que treinam pra ficar sem emoções, seria de fato um caminho para a paz, embora não seja bom para a própria pessoa. Kisame sempre foi fiel a seus superiores, Itachi idem, Sai tbm. Zabuza traiu a tudo e todos pq se apaixonou por Haku, novamente, as emoções são o palco da tragédia. Orochimaru queria vingança. Parece que derrepente, tudo virou do avesso: Madara e Sasuke os caras mais sentimentalóides do mundo, e não psicopatas.
Eu acho que o Sasuke vai encontrar um outro meio de ser inimigo de Konoha, não a destruindo por inteiro, mas destruindo uma parte, que porventura pode ou não ser justamente a do Naruto. Dependendo do que for a resposta do Hashirama, Sasuke vai tomar um rumo diferente, mas não necessariamente um que seja pacífico. Pra mim ele vai tirar sua própria interpretação das palavras do Hashirama, e com isso vai se tornar um tipo de vilão diferente do que o que é, que não sabemos qual será.
@JackCreio que o destino do Sasuke está em forjar outro vilarejo e que seu perfil de vilão será o do tipo conquistado mundial tradicional.
Vamos ter alguma revelação tipo Evangelion vinda do Hashirama, algo que não apenas obrigou a criação dos vilarejos, mas como deu aos shinobi o propósito de evitar uma tragédia muito maior.
Sasuke vai desfazer justo isso, ele vai libertar o mal que todo mundo shinobi escondia e adquirir algo comparável ao Juubi.
Com isso em mão ele vai unir todos os clans ninja rejeitados e até mesmo reviver alguns, com a ajuda do Orochimaru, para um dia voltar e declarar guerra contra os vilarejos que os oprimiram e os rejeitaram.
Veja que Naruto uniu as 5 nações, mas ele nunca apagou as trevas internas delas, o clã do Haku, do Kimimaro, do Juugo, do Suigetsu e o próprio clã Uzumaki foram destruídos porque o mundo tinha medo deles e Naruto não está nem perto de lavar estes laços de sangue e ódio.
Os Uchihas não tem salvação em Konoha ou em qualquer parte do mundo shinobi porque Madara e Obito sempre serão a imagem negativa dos loucos que querem mudar o mundo pela força quando na verdade são dois desesperados ultrapoderosos que querem escapar da própria miséria a qualquer preço.
Essa odiosidade Senju personificada no Tobirama é a prova de que o ódio do mundo nunca foi curada dos tempos pré-vilarejo, unir as cinco nações shinobi que se odiavam não é nem a ponta do iceberg porque dentro de cada uma delas há pecados de ódio entre clans que não vão cicatrizar mesmo após derrotarem Madara e Obito, isso se de fato conseguirem derrotá-los.
Sasuke está amadurecendo, assim como Naruto amadureceu de um heroismo egoísta e irresponsável, Sasuke esta passando de um garoto louco buscando sangue para alguém que quer um propósito nobre que justifique sua vingança.
Ele foi um peão a série inteira e sabe disso, nunca jogou de maneira estratégica e só se lançou em investidas quase suicidas para tentar matar aqueles que faziam ele ter ódio.
Agora ele está percebendo que o mundo é mais complexo e que não vai adiantar nada ele incendiar Konoha com Amaterasu para satisfazer sua raiva irracional, ele percebeu que isso seria jogar fora a vida que seu irmão salvou e apenas deixaria ele na história apenas como outro ninja forte que atacou a vila e foi morto por heróis.
Mesmo que ele vencesse Naruto, ele não teria forças para parar o que restasse de Konoha e, mesmo que ele conseguisse sobrepujar e matar todos os shinobis de Konoha destruindo a vila para sempre, o mundo ainda veria Konoha como símbolo de heroísmo e justiça sendo que as gerações seguintes defenderiam seus ideais até a morte.
Sasuke está percebendo que não pode matar o "Will of Fire" apenas com poder de fogo. O "Curse of Hatred" só vencerá se o mundo abraçar a causa Uchiha, coisa que o Mugen Tsukuyomi seria perfeitamente capaz de fazer.
Mas não creio que Sasuke esteja interessado no genjustu Ayanami, seu ódio é que a vila da folha e todo mundo ninja idealiza causas construidas com o sacrifício de divergências derrotadas.
Aos olhos do mundo os Senju são heróis e Naruto é a epitome deles, aos olhos do mundo os Uchihas morreram pela mão de um louco e que os Senju fizeram de tudo para honrar e proteger, aos olhos dos Senju os Uchihas eram monstros incontroláveis que jamais poderiam fazer parte da vila e aos olhos de Sasuke seus parentes foram prensados contra um canto e seu irmão foi forçado a destruir sua única esperança para proteger aqueles que os mais odiavam.
Sasuke quer compreender o que fez Itachi agir contra os "vilões" da história a despeito das circumstâncias claramente injustas que eles sofriam. Que tipo de paz valeria sacrificar o lado injustiçado pela sobrevivência do opressor?
É uma pergunta tão notória de se fazer que doi em nossas mentes e não encontramos uma resposta ética que faça sentido.
No meu ver, Sasuke está fomentando a idéia de criar uma nova ordem mundial, uma ordem onde os clans banidos e perseguidos se uniram e derrubaram seus opressores arrogantes e míopes de sua própria culpa.
Se conseguir fazer isso, vai destruir todas as nações ninja existentes (imaginem um exército com as melhores kekkeis genkais da história todos em nível Akatsuki ou maior) e criar um império onde o "Curse of Hatred" é o símbolo da paz e da esperança.
Como Madara já disse, no mundo só pode haver um vencedor e é este que vai decidir os rumos da história.