Regionalismo ou Girias - Página 2
Rukongai


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ir à página : Anterior  1, 2



Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo Mensagem [Página 2 de 2]

1Regionalismo ou Girias - Página 2 Empty Regionalismo ou Girias 19/3/2008, 6:51 am

Gisaiagami

Gisaiagami
Banido
Banido

Relembrando a primeira mensagem :

Bem eu vi uma discussao num forum americano na verdade que abriga artistas de todo o mundo. A discussao sadia e engraçada era por que sempre tinha uma Giria que alguem de determinado local falava, e que o resto ficava boiando.
No forum acaba nao tendo pq vc pega o famoso "Internetes"
Nas conversas ao telefone, skype ou que você tenha um contato maior, tanto sutaque como girias acabam virando algo constante.
Eu sei pq eu mesmo uso muito o.O
Eu falando com jack e ken kun notei q falo alguns nomes diferentes deles o.o
Mas a ideia é falar " o que você fala que so você e pessoas da sua cidade entende?"
Qual a giria, pra que é
É so mais uma forma de brincadeira e montar um dicionario rukongaiano Regionalismo ou Girias - Página 2 570501

Um ex classico: Goiada
Seu goiaba -> Seu bobo em Sao Paulo
Se vc for pra Recife e chamar de Goiaba ao invez de mamão, ta chamando de Gay o.O

Olha que curioso o.O
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


26Regionalismo ou Girias - Página 2 Empty Re: Regionalismo ou Girias 19/3/2008, 9:15 pm

Nika xD

Nika xD
Fracción
Fracción

Mas não é SÓ com o "ruim". .___.
Eu é que não lembrei de mais nada para exemplificar. xD

27Regionalismo ou Girias - Página 2 Empty Re: Regionalismo ou Girias 19/3/2008, 9:17 pm

Rodz

Rodz
Nível de Sexta Espada
Nível de Sexta Espada

e o tá osso!!!!
Acho que é nacional né.

28Regionalismo ou Girias - Página 2 Empty Re: Regionalismo ou Girias 19/3/2008, 9:18 pm

Jack Van Burace

Jack Van Burace
Superchuncky de posts
Superchuncky de posts

Sim esses exemplos tb são usados pra outras coisas tb.

29Regionalismo ou Girias - Página 2 Empty Re: Regionalismo ou Girias 19/3/2008, 11:19 pm

Menos Grande

Menos Grande
Shinigami dos Bolinhos
Shinigami dos Bolinhos

Apêndice da bahia Aracaju-SE

30Regionalismo ou Girias - Página 2 Empty Re: Regionalismo ou Girias 22/3/2008, 9:07 pm

Nika xD

Nika xD
Fracción
Fracción

Aqui a calçada não chama calçada. Chama "passeio". ;D

31Regionalismo ou Girias - Página 2 Empty Re: Regionalismo ou Girias 11/5/2008, 11:44 pm

EndLess

EndLess
Nível de Cuarta Espada
Nível de Cuarta Espada

*Resurrection! Heal!*

rapaz, ES assimila gírias/expressões então tem muita..tinha um e-mail listando varias que eram próprias daqui

fi/fio - pra se referir a algum amigo ...uso bastante
véi - tipo naquela piada dos "Melhores do Mundo" - Hemanoteu da Galileia ...usava quando era guri e tinha uns 13 anos mas o povo usa muito
palha(e não paia) - dizer "que sem graça" ou "que sacanagem"

agora coisas que são daqui msm

Poca - pra tudo... "poco a corda", "poco o pneu" e por aí vai

"salta do ônibus/carro/bicicleta" ..sendo que bicicleta as vezes chamam de "camelo"

a maior e mais suprema de todas "Rock" ....festa/show ou até ir comer pizza ou ir no boliche é "rock"
...se vc for num show de pagode "poh o Rock do fds foi o pagode em tal lugar"


e por aí vai

32Regionalismo ou Girias - Página 2 Empty Re: Regionalismo ou Girias 11/5/2008, 11:48 pm

Nika xD

Nika xD
Fracción
Fracción

"poh o Rock do fds foi o pagode em tal lugar"

CRUZES! @_@

E EndLess, eu não entendi a do "poco". ._____.
Qual o significado e como que é usado?

33Regionalismo ou Girias - Página 2 Empty Re: Regionalismo ou Girias 12/5/2008, 12:04 am

EndLess

EndLess
Nível de Cuarta Espada
Nível de Cuarta Espada

tipo é usado pra tudo "pocar" que significa "estourar"

até se o cara deu uma surra no outro é dito "ele pocou o cara!"

ou tipo "o Cruzeiro pocou o Atlético na final" *só pq eu tb torço pra aquele time de treinador retranqueiro e apadrinhador*

34Regionalismo ou Girias - Página 2 Empty Re: Regionalismo ou Girias 12/5/2008, 12:09 am

Menos Grande

Menos Grande
Shinigami dos Bolinhos
Shinigami dos Bolinhos

tem pocar aqui também ;~~
Poxa não penso em nada que só tenha aqui >(
mas essa do rock foi surpreendente

35Regionalismo ou Girias - Página 2 Empty Re: Regionalismo ou Girias 12/5/2008, 12:11 am

Nika xD

Nika xD
Fracción
Fracción

aahahauahauaha!! xD
Cara, adorei! *-*

YEEY! Mais um cruzeirensee! Regionalismo ou Girias - Página 2 76182
Subiu no meu conceito, moço! <3

Agora eu tenho que ir antes que minha mãe acorde e poque comigo. @_@

;**

36Regionalismo ou Girias - Página 2 Empty Re: Regionalismo ou Girias 12/5/2008, 12:12 am

Jack Van Burace

Jack Van Burace
Superchuncky de posts
Superchuncky de posts

Eu num entendí a do "salta do ônibus/carro/bicicleta/camelo"...

37Regionalismo ou Girias - Página 2 Empty Re: Regionalismo ou Girias 12/5/2008, 7:54 am

Gisaiagami

Gisaiagami
Banido
Banido

Eu tb nao entendi
Agora Rock me lembra uma variação q tinhamos em Sampa
Foi rox a festa de ontem
Rox = Fodona, legal etc

Fio/Fia = Joao Pessoa...Assim como mandar um Cheiro como um beijo =D
E o do Poco é realmente bem estranho x.x

38Regionalismo ou Girias - Página 2 Empty Re: Regionalismo ou Girias 12/5/2008, 11:26 am

EndLess

EndLess
Nível de Cuarta Espada
Nível de Cuarta Espada

Eu num entendí a do "salta do ônibus/carro/bicicleta/camelo"
tem lugar que o povo só fala "descer" aqui fala geralmente "saltar"

Rox eu acho que é em todo lugar Gisa...é americanisação msm, tem gente aqui que fala tb

39Regionalismo ou Girias - Página 2 Empty Re: Regionalismo ou Girias 12/5/2008, 11:32 am

Gisaiagami

Gisaiagami
Banido
Banido

Esse rock me lembrou sabe o q?
Guitar Hero Endless
Aqui eu vi o povo falar tal pessoa é rock
Mas eram jogadores de guitar hero, entao ja era de se esperar
Agora ouvi uma hj q foi dose
Tomar um Sabao = Ficar esperando

40Regionalismo ou Girias - Página 2 Empty Re: Regionalismo ou Girias 12/5/2008, 1:59 pm

Rediz

Rediz
Banido
Banido

=P

- Êa, negão!
- Êa!
- Colé de merma?
- Niuma, pivete.
- Negão, deixa eu te dar a idéia-xeque!
- Diga.
- Sabe aquele viado lá da sala? Disse que quer conversar com você.
- Lá ele. Deus é mais!
- Colé, véi... deixe de onda. O cara só falou que queria conversar.
- Me deixe, vú? Se ele vier pra cima de mim, eu vou "picá lá porra nele".
- Man, vou vazar que meu buzú chegou. Falou.
- Falou, Joe.


Pronto... fiz uma conversa que poderia ser escutada especificamente em Salvador. Com mais chances de acontecer na cidade baixa. A galera menos instruída, mais pobre e tal. Mas muita gente "classe média" fala assim também. Só que isso é SÓ pra salvador. No interior a galera fala mais "normal". Tem muita gíria também mas nem se compara.

De qualquer modo... não generalizem as coisas como o Jack fez na primeira página: "No Nordeste 'bichinho' é um jeito carinhoso bla bla bla".

Aqui na Bahia quase ninguém fala "bichinho". E quando fala é porque não sabe o nome da pessoa aí fala:
"ô coisinha, ô bicinho. Ei, guri!"

Regionalismo ou Girias - Página 2 570501

41Regionalismo ou Girias - Página 2 Empty Re: Regionalismo ou Girias 12/5/2008, 7:54 pm

Menos Grande

Menos Grande
Shinigami dos Bolinhos
Shinigami dos Bolinhos

falando em poca..
aqui tem variações(que devem ter por ai tb)
Poca, pocar, papocar, pocado
Pocado é usado para os caras fortões, ou "bombados"(já que bombas.. estouram >( )

42Regionalismo ou Girias - Página 2 Empty Re: Regionalismo ou Girias 12/5/2008, 8:14 pm

Jack Van Burace

Jack Van Burace
Superchuncky de posts
Superchuncky de posts

Aqui tb fala pipocou, mais ou menos no mesmo sentido, e desce ou salta do ônibus pra mim sempre tanto fez.

Busum e busão tb é ônibus aqui. Negão, neguinho, cês já devem ter reparado que eu mesmo falo mto. xD

Até agora num ví mta gíria sem sentido não. Mas Rediz: se em Recife se fala 'bichinho' como carinhoso e Recife fica no Nordeste, no Nordeste se fala "bichinho" de um jeito carinhoso, oras! Pode ser que tb não se fale de jeito carinhoso, mas que é usado dessa maneira é!

É que nem dizer que Baiano come acarajé: devem ter baianos que não comem, certamente, mas baianos comem Acarajé! E tenho dito!

43Regionalismo ou Girias - Página 2 Empty Re: Regionalismo ou Girias 12/5/2008, 8:49 pm

EndLess

EndLess
Nível de Cuarta Espada
Nível de Cuarta Espada

neguim e nego eu falo direto....

"neguim vem aqui e fica tirando onda de fodão"

44Regionalismo ou Girias - Página 2 Empty Re: Regionalismo ou Girias 12/5/2008, 10:24 pm

Rediz

Rediz
Banido
Banido

@Jack...

então eu vou falar: "latino americano fala 'arre égua' ".

Alguém na América Latina deve falar isso.

Por que quando vai falar de gírias do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, especificam o estado mas quando é de Pernambuco ou Bahia não? Nordeste não é tudo a mesma coisa. Por isso eu falei da generalização.

45Regionalismo ou Girias - Página 2 Empty Re: Regionalismo ou Girias 12/5/2008, 10:30 pm

Rodz

Rodz
Nível de Sexta Espada
Nível de Sexta Espada

@ Endless (lá na entrevista nas pergunstas que fiz pra nika tô explicando o irmão...)
tem muita coisa que c disse aí que usamos aqui também...
tipo fio, véi, camelo, rock....
agora o pocô é muito daí mesmo
e palha nós falamos paia....

46Regionalismo ou Girias - Página 2 Empty Re: Regionalismo ou Girias 12/5/2008, 11:14 pm

Jack Van Burace

Jack Van Burace
Superchuncky de posts
Superchuncky de posts

Rediz escreveu:Por que quando vai falar de gírias do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, especificam o estado mas quando é de Pernambuco ou Bahia não? Nordeste não é tudo a mesma coisa. Por isso eu falei da generalização.

Porque "Bichinho" é de Recife, Alagoas e Paraíba, e possívelmente de mais. Então era mais fácil falar Nordeste do que citar cada um... =/


Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo Mensagem [Página 2 de 2]

Ir à página : Anterior  1, 2

ÚLTIMOS TÓPICOS

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos