Quer jogar Xbox "Natal"? Vire atleta, DIKSSA!
Rukongai


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se



Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo Mensagem [Página 1 de 1]

Gustavo_Abarai

Gustavo_Abarai
Nível de Cuarta Espada
Nível de Cuarta Espada



Hands-on do Project Natal: nós tocamos o intangível


Um só hands-on do Project Natal seria uma bom assunto para um post, mas não seria completo. Então damos a vocês duas opiniões diferentes sobre o revolucionário Natal, o controle por movimentos da Microsoft anunciado na E3.

Matt Buchanan e eu testamos o Project Natal hoje. As opiniões pessoais dele seguem ao lado das minhas. Não compartilhamos nossa experiência com o Natal antes de escrever sobre ele. E não fomos autorizados a tirar foto do que havia na tela, por isso essas fotos com a gente se movendo que nem louco, e o vídeo com o som bem alto de um jogo de corrida.

Como funciona o Natal

O sistema de teste era um Xbox 360 normal, connectado a um PC pequeno e a uma câmera que simulam a versão final do Natal. Há duas câmeras: uma RGB, que reconhece o rosto e exibe vídeos, e outra infravermelha (IR), para reconhecer movimento e profundidade. Por que uma câmera IR? O olho não vê a luz infravermelha. E quando se combina uma câmera IR com um emissor IR (que faz parte do Natal), a sala fica inundada com um espectro de luz invisível que funciona até no escuro.

O Natal também possui um sistema de processamento interno para lidar com a quantidade não especificada de trabalho em reconhecer imagem e voz de forma inteligente. Ele divide o corpo humano em 48 pontos, identificados em tempo real, e ele reconhece o corpo todo no espaço-Z — ou seja, o Natal têm noção de profundidade. De fato, num mapa de calor (heatmap) que mensurava profundidade, minhas mãos pareciam mais quentes que meus ombros, porque elas estavam mais perto do aparelho.

O Natal é tão esperto que, se sua sala tiver dois sofás que limitem o espaço de jogo, ele envia um sinal ao jogo para estreitar o espaço. Ele consegue reconhecer uma dimensão de 38 por 51 centímetros da sala, de acordo com estimativas informais do líder do Project Natal, Kudo Tsunoda.

Jogando Breakout




Matt: tive meu primeiro gostinho do Natal quando falei com Kudo Tsunoda, e assisti enquanto os movimentos que ele fazia com a mão eram capturados perfeitamente na tela. Ele colocou o demo do jogo 3D Breakout e rebateu um enxame de bolas na parede com todas as partes do corpo.

Quando Kudo me chamou para jogar, eu já entrei no jogo e comecei a rebater as bolas com as mãos e os pés e joelhos e braços e com a cabeça, enquanto as bolas se dividiam em várias, que nem vírus, até chegar nos lamentáveis espasmos e pulos de ninja sem experiência. Kudo não me explicou como ajustar o Natal, nem o que fazer. Eu só fui lá e joguei. E o Kudo é bem mais alto que eu. Mesmo assim, não tive que calibrar o Natal para reconhecer minha altura, ou me contorcer para ele me reconhecer. Funcionou, simplesmente.

Bem, até eu o quebrar no fim: depois de algumas partidas ele travou e teve que ser reiniciado para o Mark jogar. Não tire conclusões em cima disso, dado que é só uma versão de demonstração do Natal. Até travar, ele funcionou muito e extremamente bem — melhor do que eu esperava, na verdade. Ligavam e desligavam as luzes fluorescentes da sala, e o Natal continuava funcionando bem. Meus movimentos eram interpretados pelo Natal exatamente da forma como eu esperava (posição e velocidade) 90% das vezes, mesmo se os movimentos fossem ridículos, e os outros 10% podem ter sido só timing ruim enquanto jogava. Mas o resultado é uma sensação fantástica de controle. Imersão.




Mark: a Microsoft carregou o demo do jogo 3D Breakout que vimos na conferência com a imprensa deles. Eu entrei num quadrado de fita crepe, onde o Matt estava, e como sou 10 centímetros mais alto que ele, o Natal deveria reconhecer isso. Depois de 10 segundos, apareceu um avatar azul que parecia um fantasma. E ele tanto era mais alto como tinha mãos maiores que o avatar do Matt. O Natal só não reconheceu que sou mais bonito que ele.

A primeira coisa que percebi foi um pequeno lag não-intencional. Não é terrível, mas meu avatar se movia ligeiramente mais devagar que eu. Mesmmo assim conseguia me estender, lançar uma bola imaginária em uma parede imaginária, e me esquivar das 2, 3, 4, 5 e mais esferas vindo na minha direção.

Meu avatar reconhecia tanto meus chutes como meus lances com a mão. Porém, meu avatar não saía do chão quando eu pulava, mas acabei descobrindo que isso não é uma limitação do Natal. Minha representação wireframe e meu mapa de calor saíam do chão quando eu pulava. Mas isso é detalhe. No PS2 eu jogava Nike Kinetic, um jogo parecido. E eu sempre queria me divertir. Mas no Natal, mesmo numa sala sem janelas cercada de executivos da Microsoft, eu estava me divertindo. (Não repare no meu rosto duro e concentrado nas fotos.)

Burnout Revenge




Matt: O demo do jogo de corrida Burnout foi um pouco mais abstrato — eu queria ter um volante físico para guiar o carro, pedais também, porque eu gosto de ter a sensação de dirigir. Não consegui me acostumar com o "pedal" do acelerador, acionado no jogo apenas movendo o pé direito para a frente. Eu me desequilibrei quando dei um passo enorme em direção ao Natal, instalado na minha frente, próximo à parede (quando vi minha representação em infravermelho, coberta com pontos vermelhos). Mas com meu volante imaginário senti-me em pleno controle. Em parte por causa do software, que registrou até mesmo pequenos movimentos do meu cotovelo, que moviam meus braços para a direita ou para a esquerda. Mas o Natal respondia exatamente como eu esperava, e isso tornou natural a experiência de jogar. O que é ponto chave aqui: é muito natural jogar com o Natal.

Depois de chegar na velocidade máxima em uma rodovia em linha reta, tentei virar 180 graus. Eu bati numa parede e morri. Normalmente, isso seria sinal de mau jogador. Mas não conseguia parar de sorrir: estava segurando o futuro dos controles na minha mão — e era somente ar.




Mark: Depois que o Matt bateu o carro, eu já entrei pra jogar e perguntei para ele se tudo bem mas não esperei resposta. Eu queria jogar mais com o Natal, e joguei bastante Burnout.

Com o Burnout é possível notar alguns pontos importantes do Natal. Primeiro, o jogo é real e já esteve no 360 antes. Então o Natal não exige muito dos processadores do console a ponto de ser impossível jogar. Segundo, o jogo requer um controle preciso.

Eu levantei minhas mãos, fingindo guiar com um volante. Não deu tempo de o sistema escanear meu corpo depois que eu expulsei o Matt, mas coloquei meu pé para a frente e o carro acelerou. Dobrei meu braço e o carro virou na medida exata.


A Microsoft com certeza ajustou um pouco o código do Burnout, forçando o carro a reagir mais como um sedã que um carro de rua ilegal de algum filme da série Velozes e Furiosos. E acho que o pequeno delay no controle acabou dando a sensação mais relaxada de dirigir que encontramos na maioria dos carros.

Então pisei fundo, mais confiante enquanto me desvio do tráfego e ganho aos poucos velocidade. Chego à velocidade máxima, tiro o pé do acelerador para frear, viro o volante e faço o carro girar. A sensação é boa. Boa demais.

Meu Deus! Mas não é possível que o Natal funcione tão bem. Não é possível! Vou brecar, pra ensinar esse protótipo da Microsoft a ser humilde. E se eu me apoiar nos dedos do pé e girar o volante a 2,40 m de altura? O carro reage direito.

E se eu ficar de joelhos no chão e dirigir o carro? Ainda funciona, exceto um momento quando troquei de joelho e o Natal reagiu — mas até entendo, dado meus movimentos meio desastrados.


Últimas palavras

Matt: O Project Natal é o que se imagina para jogos há décadas — jogar sem a abstração de controles, usando movimentos do corpo — que voltou à tona quando a Nintendo lançou o Wii alguns anos atrás. Sinceramente, não me impressiono tanto com uma versão demo de um aparelho há muito tempo. Já parecia da hora na apresentação da Microsoft. Mas ver, sentir o Natal me faz crer que é isso que o futuro dos games nos reserva: zero botões, zero joysticks, zero Wiimotes. A única coisa que falta é se livrar da tela, e mesmo isso não deve demorar.

Mark: 2010… ou mesmo 2011… é tempo demais para esperar. Quero o Natal já.

Fonte: Gizmodo



Última edição por Gustavo_Abarai em 4/8/2009, 10:16 pm, editado 1 vez(es)

Ukitake

Ukitake
Nível de Primera Espada
Nível de Primera Espada

Quer jogar Xbox "Natal"? Vire atleta, DIKSSA! 900352

Funciona até no escuro,que foda
Provavelmente em jogos como Resident Evil e outros,poderemos até desligar a luz pra experiencia ficar ainda mais real

F.o.d.a.

Clamp

Clamp
Moderador
Moderador

hun muito interessante... mesmo

sou viciado em RE... e jogar desta forma deve ser muito foda

EndLess

EndLess
Nível de Cuarta Espada
Nível de Cuarta Espada

k p ta!

Gustavo_Abarai

Gustavo_Abarai
Nível de Cuarta Espada
Nível de Cuarta Espada

Quero ver jogar futebol Quer jogar Xbox "Natal"? Vire atleta, DIKSSA! 983668

Parece a revolução que tava faltando. E é em 2 anos, quem sabe 3, e não em 10.
Ruim vai ser a quantia a ser paga e arranjar um lugar muito grande ( sei lá, 6x6 =O) pra jogar tranquilaço.

Reyel

Reyel
Nível de Octava Espada
Nível de Octava Espada

Nossa, tinha visto isso há alguns meses e axei sensacional, mas daí eu falei pra mim msmo: "Ainda vai demorar uns 4 anos pra lançar". Sorte q eu tava errado! Isso é o q todos os jogadores de video-game sonham há tempos!

O foda é q vai ser uma facada pra comprar. Vo começar a guardar minha grana...

TOH

TOH
Ragnarok

Bom, como tudo da Microsoft, essa idéia não é nova..só que ela pegou um conceito que já existia e investiu milhões pra chegar em um produto final aparentemente muito bom. Mas quem já brincou com Camspace tem idéia de como é isso. Detalhe: dirigir com esse volante imaginário só é legal nos primeiros minutos... depois cansa pra cacete.

kensei

kensei
Nível de Segunda Espada
Nível de Segunda Espada

Caras, eu vi essa parada da época que eu comprava a revista Ação Games, isso em meados dos anos 90. Mas, como o TOH falou, agora que a Microsoft resolveu investir. Parece alucinante. Eu tava pensando num Wii, mas acho que isso vale esperar ;3

EndLess

EndLess
Nível de Cuarta Espada
Nível de Cuarta Espada

acho que jogo de tiro é que vai fica muito irado, fora isso talvez boxe.... agora, vai jogar Street Fighter ou Tony Hawk*como o mlk deu idéia de que era possível*

imagina o cara tentando dar um Tatsumaki-Senpū kyaku jogando de Ryu/Ken Quer jogar Xbox "Natal"? Vire atleta, DIKSSA! 231776

Ryuusuke

Ryuusuke
Membro da Guarda Real
Stray Dog
Membro da Guarda Real Stray Dog

EndLess escreveu:acho que jogo de tiro é que vai fica muito irado, fora isso talvez boxe.... agora, vai jogar Street Fighter ou Tony Hawk*como o mlk deu idéia de que era possível*

imagina o cara tentando dar um Tatsumaki-Senpū kyaku jogando de Ryu/Ken Quer jogar Xbox "Natal"? Vire atleta, DIKSSA! 231776

*Ryuusuke pula girando igual um helicoptero*

qual o problema ._. ?

@Clamp: RE Quer jogar Xbox "Natal"? Vire atleta, DIKSSA! 130874

Clamp

Clamp
Moderador
Moderador

Ryuusuke escreveu:
EndLess escreveu:acho que jogo de tiro é que vai fica muito irado, fora isso talvez boxe.... agora, vai jogar Street Fighter ou Tony Hawk*como o mlk deu idéia de que era possível*

imagina o cara tentando dar um Tatsumaki-Senpū kyaku jogando de Ryu/Ken Quer jogar Xbox "Natal"? Vire atleta, DIKSSA! 231776

*Ryuusuke pula girando igual um helicoptero*

qual o problema ._. ?

@Clamp: RE Quer jogar Xbox "Natal"? Vire atleta, DIKSSA! 130874

quero ver jogar aqueles jogos tipo DOA que tem uns golpes muito suspeitos XD

Stymphalian Bird

Stymphalian Bird
Arrancar
Arrancar

Quer jogar Xbox "Natal"? Vire atleta, DIKSSA! 900352

Há uns meses eu vi a notícia sobre o projeto Natal e já tinha gostado, mas depois de ver esse vídeo... Muito bom >(.

Eu não acreditava que funcionava tão bem, mas já que tem essa câmera infravermelho que funcionat até no escuro, ele deve ser bem preciso.

Ryuusuke

Ryuusuke
Membro da Guarda Real
Stray Dog
Membro da Guarda Real Stray Dog

Clamp escreveu:quero ver jogar aqueles jogos tipo DOA que tem uns golpes muito suspeitos XD

Simples, só jogo DOA com a minha namorada Quer jogar Xbox "Natal"? Vire atleta, DIKSSA! 815546

Ukitake

Ukitake
Nível de Primera Espada
Nível de Primera Espada

Como o Reyel disso isso vai ser o olho da cara,ou melhor,os dois olhos...
E como aconteceu com o Wii,algumas crianças retardadas iram se machucar tentando fazer alguns movimentos

E os jogos que vc precisar nadar?
Quer jogar Xbox "Natal"? Vire atleta, DIKSSA! 731895

Line_Ts

Line_Ts
Membro da Família Kuchiki
Membro da Família Kuchiki

E eu queria um Wii. Agora eu sei que posso esperar...
Quero um jogo de luta, para eu socar meu irmão... Talvez tenha um jogo nesse que meu pai consiga ganhar de mim... xD
Vou ter que comprar outro 360(?)

Inglorian

Inglorian
Nível de Sexta Espada
Nível de Sexta Espada

Ryuusuke escreveu:
Clamp escreveu:quero ver jogar aqueles jogos tipo DOA que tem uns golpes muito suspeitos XD

Simples, só jogo DOA com a minha namorada Quer jogar Xbox "Natal"? Vire atleta, DIKSSA! 815546

BOA Quer jogar Xbox "Natal"? Vire atleta, DIKSSA! 741821

^^

Tópico:
porra, negocio divertido mesmo... *pensamentos pecaminosos a respeito desses jogos*.

Muito interessante os jogos mais "adultos" ... Quer jogar Xbox "Natal"? Vire atleta, DIKSSA! 97114

Gustavo_Abarai

Gustavo_Abarai
Nível de Cuarta Espada
Nível de Cuarta Espada

Inglorian escreveu:
Ryuusuke escreveu:
Clamp escreveu:quero ver jogar aqueles jogos tipo DOA que tem uns golpes muito suspeitos XD

Simples, só jogo DOA com a minha namorada Quer jogar Xbox "Natal"? Vire atleta, DIKSSA! 815546

BOA Quer jogar Xbox "Natal"? Vire atleta, DIKSSA! 741821

^^

Tópico:
porra, negocio divertido mesmo... *pensamentos pecaminosos a respeito desses jogos*.

Muito interessante os jogos mais "adultos" ... Quer jogar Xbox "Natal"? Vire atleta, DIKSSA! 97114

vamo jogaaa Playboy House ;D
dsahUDhsauidhuasHUdiashdhasidhusa

Cintra-kun

Cintra-kun
Banido
Banido

É Playboy Mansion, brisón...

@topic: Realmente muito legal... vou convocar meus irmãos pra guardar todo centavo que aparercer... xD
Já tenho poupança mesmo... é só enfiar dinheiro lá... xD

Ryuusuke

Ryuusuke
Membro da Guarda Real
Stray Dog
Membro da Guarda Real Stray Dog

Cintra-kun escreveu:É Playboy Mansion, brisón...

@topic: Realmente muito legal... vou convocar meus irmãos pra guardar todo centavo que aparercer... xD
Já tenho poupança mesmo... é só enfiar dinheiro lá... xD

Bixo ! Tu ta atrasado, o Gustavo tem o incrivel jogo PLAYBOY HOUSE ! onde você controla o Dr. Gregory House e tem como objetivo examinar enfaticamente as moradoras da mansão da playboy.

Menos Grande

Menos Grande
Shinigami dos Bolinhos
Shinigami dos Bolinhos

Realmente.. apesar de impressionante é engraçado pensar que a salvação do Xbox é virar um WII xD.
Achei o jogo bem bacana e intuitivo pelos vídeos.. Mas realmente acho meio problemático fazer todas essas coisas sem controle, como o TOH falou deixar o braço suspenso sempre vai ser cansativo.. talvez não jogos com armas que não precisem ficar num movimento viciado.
Não comparei ainda realmente, mas a vantagem dele e do o WII é que se tornaram "centros de diversão" não é apenas uma pessoa da familia que joga, como o video mostrou até video conferências personalizadas são possiveis então toda a familia pode usar, um caminho que começou com o WII que com uma ideia diferente, mesmo com um hardware inferior, conseguiu um gigante mercado crescente.

Porém antes de comprar um XBOX, mesmo com o Natal, tentaria observar as seguintes coisas:
1) Comparar o preço da aparelhagem do Natal, mais o XBOX com o do WII(se quiser dá para desconsiderar os jogos, já que ambos os sistemas são desbloqueáveis Quer jogar Xbox "Natal"? Vire atleta, DIKSSA! 230114 )
2)Checar se já corrigiram o 3RL(3 red lights, um "pau vermelho" do XBOX que ocorreu com 50% deles aonde do nada seu jogo acende luzes vermelhas e para de funcionar para sempre >(! )
3) a jogabilidade dos dois
4)e considerar também o PS3, que apesar de não ter essa funcionalidade é o mais potente e herdará muitos titulos exclusivos da sony)


Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo Mensagem [Página 1 de 1]

ÚLTIMOS TÓPICOS

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos