Professor emprega sistema utilizado em RPG para avaliar alunos
Rukongai


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se



Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo Mensagem [Página 1 de 1]

Ukitake

Ukitake
Nível de Primera Espada
Nível de Primera Espada

Link da matéria no Jovem Nerd

Agradecimentos ao leitor Felipe “Hupiscratch” Andrade.

Com a demanda de soluções para os impasses criados na relação das instituições de ensino e os estudantes da “geração videogame“, um professor americano parece ter dado um grande passo na busca de alternativas para estimular os alunos a irem ao encontro do conhecimento.

Lee Sheldon, professor da Bloomington’s Indiana University, na matéria de design de games, estabeleceu um sistema de avaliação de alunos, no mínimo, curiosa: “emprestou” o sistema de experiência (XP) típico de jogos de RPG e MMORPGs, e assinalou para cada aluno um avatar, que começa suas aulas com nível 1.

Para ganhar pontos de experiência, o estudante deve completar atividades camufladas na forma de “quests“, “crafting” e outros termos que os maníacos por este tipo de jogo estão mais que familiarizados. Na vida real, os alunos estão fazendo apresentações, trabalhos e todo tipo de atividades tradicionais, mas ganham XP por fazerem isso. Os estudantes são agrupados em Guildas (Guilds), que desenvolvem as atividades das quests em conjunto.

Perguntado se o sistema funciona, o professor diz achar que sim, dado que o feedback recebido depois da adoção desse esquema é bem mais animador que o do método “normal”. Sheldon disse que, de uma classe de 40 alunos, apenas 2 não se envolveram com tal sistemática, alegando que o problema desses dois dissidentes vai muito além de sua aula, ou seja, vão mal em tudo.

As declarações de Lee são impulsionadas por um artigo da revista ITNews que trata da entrada da “geração videogame” no mercado de trabalho. A matéria sugere que empregadores têm utilizado técnicas de desenvolvimento de jogos para motivar seus empregados, tais como definição clara de objetivo e recompensas crescentes, que aumentam o nível de comprometimento do funcionário.

E, pelo jeito, está funcionando.

Via Tom’s Guide

Na minha opinião isso daria mt certo aqui Professor emprega sistema utilizado em RPG para avaliar alunos 166227
Não duvido nada Jack ou Rodz começarem a usar esse sistema Professor emprega sistema utilizado em RPG para avaliar alunos 31259

Bushin

Bushin
Nine-Arts Dragon
Nine-Arts Dragon

Foda!
Até que é uma idéia interessante considerando que pra aprender a jogar rpgs onlines e ganha XP todo mundo aprende, mas estudar mesmo e raro alguem interessar mesmo...

Quando vi o titulo até imaginei que fosse de RPG de mesa...

Aluno:"Quanto tirei na prova ?"
Professor: "Vamos ver... Testando a pericia conhecimentos de matématica..."
*Roda um d20*

Enfim, quando o avatar chegar no lvl 40 ele pode fazer a quest para entrar na faculdade...

Gostei da idéia. Professor emprega sistema utilizado em RPG para avaliar alunos 741821

3Professor emprega sistema utilizado em RPG para avaliar alunos Empty Bem... 22/3/2010, 2:08 pm

Black Mask

Black Mask
Nível de Quinta Espada
Nível de Quinta Espada

E como já dizia a máxima "A vida imita a arte"

Clamp

Clamp
Moderador
Moderador

mas o fim é o mesmo... o estudo Professor emprega sistema utilizado em RPG para avaliar alunos 8698

Reyel

Reyel
Nível de Octava Espada
Nível de Octava Espada

Cara, qual a diferença do sistema normal? Ele só mudou o nome "nota" para "XP" e "grupo de trabalho" pra "guilda". Ah, e os trabalhos não são trabalhos, são "quests"... No fim, é o q o Clamp disse, não muda absolutamente nada.

TOH

TOH
Ragnarok

Sinceramente se eu fosse professor preferiria adotar uma estratégia mais para o FPS do que para o RPG...mas se resulta... não vejo problema nenhum... é como disseram: apenas embalaram a coisa para torná-la mais atraente...mas no fundo nada mudou.

Menos Grande

Menos Grande
Shinigami dos Bolinhos
Shinigami dos Bolinhos

Qualquer coisa nova é boa.. eu por exemplo quando era guri achava fazer trabalhos muito melhor que provas, e feiras de ciências (ou feiras em geral) ÜBBER BEST, mesmo no final sendo a mesma coisa que um trabalho comum que já sou lotado hoje em dia.. só por alterar o corpo de apresentação já gera um efeito muito positivo.. até hoje me lembro de umas coisas da minha feira sobre os dinossauros, outra sobre telecomunicações de quarta e oitava séries..

Jack Van Burace

Jack Van Burace
Superchuncky de posts
Superchuncky de posts

Eu práticamente deixo os alunos de uma turma minha fazerem rap com a minha aula do dia, chamando eles em conjunto pra anunciar os enunciados que eu ponho da aula e os tópicos. Parece que isso envolve o pessoal, pq eles acham engraçado ver tópicos sérios sendo chamados (anunciados) assim pelos próprios colegas.

Outra coisa que achei legal foi de usar exemplos de filmes de ação pra falar de física. A 901 não sabe ainda, mas na próxima prova tem uma cena do Goomoryong sendo redirecionado pelo Final Boss dos Murins, que luta taishishuan, e uma questão sobre 'inércia', 'momento' e 'vetores' relacionada a essa cena. Parece que dá certo também.

Eu já tinha pensado nisso de RPG pra alunos, mas me faltou tempo/disposição/colegas pra iniciar algo assim. Já comentei com vários outros professores do Estado pra ver se a gente criava um MMORPG com avatares customizáveis para os alunos e cujas quests requeririam conhecimentos das nossas disciplinas pra serem completadas com sucesso. Os NPCs dariam as dicas/informações conforme fossem necessárias, e assim eles próprios iriam atrás do conhecimento como chave pra alcançar objetivos.


@ Clamp & Reyel: muda que sai de um formato, no qual a gente espera que eles vizualizem tudo que a gente fala enquanto olham pra sua cara, e no qual eles não interagem, pra um formato no qual eles podem ficar à toa quando quisérem, ou escolherem buscar conquistas sociais (principal foco dos adolescentes) através do conhecimento. É como sair de uma tv preto-e-branco pra um video-game numa tv de plasma. Faz diferença!

@ TOH: O que ser FPS??

Juliette's Logic

Juliette's Logic
Nível de Octava Espada
Nível de Octava Espada

Acho que isso deve deixar a aula mais interessante sim, ainda que o sistema de correção não se altere em nada. Além do fator de identificação e tals, que faz uma diferença brutal no ensino na infância e juventude.

Enfim, no caso do sistema de RPG não sei se ele seria tão eficaz aqui no Brasil. .-. Afinal, até onde eu sei, RPG é coisa de nerd a partir da quinta série.

Rodz

Rodz
Nível de Sexta Espada
Nível de Sexta Espada

Eu sou a favor da palmatória.

edit: FPS é o canal para a pedagogia! Valeu pela dica TOH! Professor emprega sistema utilizado em RPG para avaliar alunos 231776



Última edição por Rodz em 22/3/2010, 7:08 pm, editado 1 vez(es)

TOH

TOH
Ragnarok

@ Jack: FPS

Jack Van Burace

Jack Van Burace
Superchuncky de posts
Superchuncky de posts

Mto bom! Acho que aulas de Seleção Natural com Doom seriam realmente proveitosas. Pena que existe a censura pra idade... Mas pra funcionar os professores tinham que entrar como demônios que matam, com um tiro apenas, os alunos que pisarem na bola.

Outra que seria legal é dar aulas por fóruns de mangá. Admins de fóruns de mangá são piores do que Elementais da Dor ou Cyberdemons. Professor emprega sistema utilizado em RPG para avaliar alunos 31259


Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo Mensagem [Página 1 de 1]

ÚLTIMOS TÓPICOS

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos