Cientistas encontram anticorpos capazes de derrotar a Aids
Rukongai


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se



Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo Mensagem [Página 1 de 1]

Gustavo_Abarai

Gustavo_Abarai
Nível de Cuarta Espada
Nível de Cuarta Espada

Rodrigo Bocardi, Nova York

Pesquisadores internacionais anunciaram nesta quinta-feira a descoberta de dois anticorpos que permitiriam, finalmente, a produção de uma vacina contra o vírus HIV, o causador da Aids.

Depois de dez anos de muita procura e nenhuma descoberta pesquisadores americanos enxergaram uma luz nas lentes dos microscópios.

Ao analisar o sangue com HIV de 1800 pessoas que vivem em sete países da África Subsariana, no Reino Unido, na Tailândia, na Austrália e nos Estados Unidos encontraram dois anticorpos capazes de derrotar o vírus.

O PG-9 e o PG-16 atingem a parte do HIV responsável por contaminar as células do corpo humano. O problema é que os dois anticorpos são produzidos por uma minoria das pessoas.

Mas isso não reduz nem um pouco a importância da descoberta, pelo contrário. Segundo os pesquisadores, agora, há um caminho para barrar uma das maiores pandemias que o mundo já viu. Tentar produzir os anticorpos e transformá-los numa vacina contra uma doença até então incurável.

Desde 1980 a Aids assusta. É uma das doenças mais letais da história. Mais de 25 milhões de pessoas morreram por causa do vírus e a Organização Mundial da Saúde estima que há 33 milhões de soropositivos em todo o mundo.

Dois terços na África. Nos países mais populosos da América Latina - Argentina, Brasil, Colômbia e México, estão os maiores números de soropositivos na região. São pessoas que esperam ver o PG-9 e o PG-16 transformados numa arma contra Aids.

Bem, eu já li bastante coisas do fórum de onde eu tirei isso, e uma das coisas que disseram é que o vírus é super mutável, o que dificultaria horrores encontrar a cura. É isso? Jack ou Menoso (menos também ta pra esse lado, não?), ou alguém que saiba, da pra acreditar realmente que a cura da Aids esteja perto, tipo uma década ou menos?

Sinceramente, eu fiquei muito feliz, um passo nem que seja pequeno pra uma coisa como a Aids já é um puta alento ;]

Ryuusuke

Ryuusuke
Membro da Guarda Real
Stray Dog
Membro da Guarda Real Stray Dog

a noticia é real ... mesmo não sendo dos maiores entendedores de Biologia, acredito que isso signifique um tratamento bastante eficaz saindo em menos de uma decada. Mas se o governo não distruibuir gratuítamente, acredito que vai ser fuckin caro, porque poucas pessoas produzem esses tais anticorpos que combatem o virus da AIDS.

Muito bom o/

Inglorian

Inglorian
Nível de Sexta Espada
Nível de Sexta Espada

Muito bom...
Ou não...

Lembrando que essa produção "forçada" de anticorpos em pessoas que não "deveria" ter, pode causar sérios efeitos colaterais, assim como qualquer medicamento.


Mas espero que isso de certo. ^^


Muito bom Gustavo, vlws pela noticia. Cientistas encontram anticorpos capazes de derrotar a Aids 741821 <<considere uma reputação! Cientistas encontram anticorpos capazes de derrotar a Aids 570501

Jack Van Burace

Jack Van Burace
Superchuncky de posts
Superchuncky de posts

Eu já sabia que os cientistas tinham encontrado prostitutas africanas imunes à AIDS, e inclusive citei isso na minha última aula, 5ª feira, de biologia. Estava falando de mutações importantes para a sobrevivência, e citei isso. Mas que cagada eles finalmente encontrarem os anticorpos justo depois deu citar em sala de aula. Agora meus alunos vão achar que eu sou mesmo super-atualizado (não que eu não seja, né?).

Ukitake

Ukitake
Nível de Primera Espada
Nível de Primera Espada

O pior eh saber que tudo isso veio(ou não Cientistas encontram anticorpos capazes de derrotar a Aids 31259 ) do Macaco
E na França,uma mulher tem AIDS de Gorilas Cientistas encontram anticorpos capazes de derrotar a Aids 900352

Depois de 20 anos conseguiram,isso eh bom Cientistas encontram anticorpos capazes de derrotar a Aids 317610

EndLess

EndLess
Nível de Cuarta Espada
Nível de Cuarta Espada

Jack Van Burace escreveu:Eu já sabia que os cientistas tinham encontrado prostitutas africanas imunes à AIDS, e inclusive citei isso na minha última aula, 5ª feira, de biologia. Estava falando de mutações importantes para a sobrevivência, e citei isso. Mas que cagada eles finalmente encontrarem os anticorpos justo depois deu citar em sala de aula. Agora meus alunos vão achar que eu sou mesmo super-atualizado (não que eu não seja, né?).
idem

espero que dessa vez eles tenham sucesso real, ou seja, sintetizem uma vacina... nem que a vacina fucnione para 30% dos casos, ainda vai ser a salvação de milhões

só eu acho que se realmente a pesquisa tivessem apoio $$ em escala global, e resultados das pequisas fossem compartilhados, era pra já ter uma cura?!

Menos Grande

Menos Grande
Shinigami dos Bolinhos
Shinigami dos Bolinhos

Olha, eu também já tinha visto palestras sobre o caso das prostitutas, e um muito mais interressante de uma população européia que sofreu o efeito "Gargalo de garrafa", aonde uma população por algum fenômeno não explicado (normalmente alguma catástrofe) perde grande parte da variabilidade genética deixando poucos tipos de fenótipos ou genótipos presentes na população (e portanto fixado), essa população inteira era imune ao HIV(diferente do caso das prostitutas que foram selecionadas na população).
Na verdade é bem simples o caso deles, existe um locus(assim que chegar em casa tentarei achar o nome dele) que determina isso, o caso é o seguinte a maioria das pessoas é homozigota para o tipo "selvagem"(comum) que gera um marcador que o HIV se liga, algumas poucas pessoas são heterozigotas com o selvagem e o gene mutante, nesse caso elas são resistentes a contaminação, e quando são homozigotas para o gene mutante são totalmente imunes a o HIV por que não produzem o marcador que ele procura para se ligar (e até onde se sabe os portadores dessa mutação não possuem efeitos colaterais).

O problema sempre foi o seguinte.. essas pessoas naturalmente não podiam ser contaminadas, mas essa característica não pode ser passada para outras pessoas afinal é impossível remover seus marcadores celulares(a não ser através de manipulação genética, que em pessoas vivas ainda está longe de ser preciso e seguro), e elas nunca ficaram doentes para produzir um anticorpo, e provavelmente não produziriam, esse anticorpo que acharam deve ser alguma outra mutação que permite que você seja infectado e ao mesmo tempo produza anticorpos.

Uki@: Sim o HIV é altamente mutável, mas seu sítio de entrada é sempre o mesmo por isso é possivel sim criar uma vacina.

Jack Van Burace

Jack Van Burace
Superchuncky de posts
Superchuncky de posts

Não, essas coisas das quais muitos precisam dão grana, e quem as tem não compartilha. Acredito que até a cura para a tetraplegia já exista através de células tronco, mas que seja só pra quem pagar muito bem, por enquanto.

Desde que surgiu o monopólio dos meios de produção e o fordismo que o conhecimento se tornou extremamente racionado e exclusivo. Se pesquisas fossem mesmo pro bem da humanidade, já seria possível viver pra sempre agora, pq o envelhecimento tb é de origem genética.

Menos Grande

Menos Grande
Shinigami dos Bolinhos
Shinigami dos Bolinhos

Não sou tão radical quanto o jack.. mas em parte isso é verdade, muitas "curas" já existem, mas elas são delimitadas por três coisas: ética, ciência, e dinheiro.
a "ética" não permite que muitas pesquisas ocorram principalmente considerando os humanos.
a ciência não pode distribuir livremente suas descobertas, por que para testar algo ele deve ser controlado em pequenos grupos de controle e daqueles que recebem, se todo mundo tivesse acesso as drogas mais modernas, nunca seria possivel descobrir se eles foram curados por tal remédio ou não, ou se ele é pelo menos muito eficaz, e não existe isso sem o teste negativo(ou seja o controle deve morrer para que aqueles que receberam o remédio sejam dados como curados, sem falar dos milhares de remédios que as pessoas tomariam dificultando saber qual ou quais foram efetivos).

E por fim o dinheiro, José de alencar é a prova viva disso, o que os melhores tratamentos do mundo podem fazer, uma pessoa normal já estaria morta a muuuuuuuuutíssimo tempo atrás.
ao ler sobre a ultima cirurgia dele você vê que trabalhoso é a técnica e quão baixo foram os efeitos no corpo dele (Normalmente os médicos nem querem fazer uma cirurgia dessas num cara tão velho, afinal se o cara morre na sua maca você é que fica com a reputação ruim e recebe menos cirurgias no futuro)
E agora ele por mera influência entrou nos testes de uma nova droga para câncer... quer dizer normalmente esses testes até tem voluntários(afinal ninguém te dá drogas sem você querer) mas a escolha é aleatória(ou deveria ser), e ele tá lá num "Trial" americano... isso está longe de ser o que uma pessoa comum poderia receber.

Mas também é complicado de explicar para as pessoas por que elas não podem experimentar também essas drogas, é que infelizmente a ciência não funcionaria desse jeito, nem as empresas farmaceuticas se importariam com testes e no que as pessoas estão recebendo.

- cLeici -

- cLeici -
Nível de Novena Espada
Nível de Novena Espada

Eu concordo com o que o Menos disse...

Mas encontraram uma cura, isso já é bom o suficiente
xD

Kalbon

Kalbon
Nível de Décima Espada
Nível de Décima Espada

Isso é de fato uma grande descoberta, mais os resultados podem demorar anos (e na pior das hipótese não dar resultado algum), mais não deixa de ser uma grande descoberta, só nos resta torcer pra que dê certo e esperar!

Juliette's Logic

Juliette's Logic
Nível de Octava Espada
Nível de Octava Espada

Aprendo mais biologia aqui com vocês do que na escola. Cientistas encontram anticorpos capazes de derrotar a Aids 97114

Sobre essa descoberta, acho muito bom. E Jack é um professor atualizado! Cientistas encontram anticorpos capazes de derrotar a Aids 76182

Clamp

Clamp
Moderador
Moderador

interessante...

não é minha área mas só meu comentário Cientistas encontram anticorpos capazes de derrotar a Aids 97114

acho complicado discutir ética num ramo q teve experiências com humanos durante um bom período até a Segunda Grande Guerra... se a medicina está neste nivel é graças a essas experiências... se acho certo? Não. Mas tbem não vou ser hipócrita a ponto de dizer q é certo ou errado.

Shirosaki

Shirosaki
Fracción
Fracción

Aprendo mais biologia aqui com vocês do que na escola.

Idem

Eu saia de pessoas que eram imunes, mas não era bem desse caso das prostitutas. Mas ainda assim, mesmo que seja só um pequeno passo, já é bem importante (quem sabe na próxima década já não melhore a situação...?)

acho complicado discutir ética num ramo q teve experiências com humanos durante um bom período até a Segunda Grande Guerra... se a medicina está neste nivel é graças a essas experiências... se acho certo? Não. Mas tbem não vou ser hipócrita a ponto de dizer q é certo ou errado.

bom, também não entendo muito disso, mas as pessoas tendem a esquecer as partes ruins da história (afinal, a história só eh contada pelos vencedores). Hoje em dia não tem mais nenhuma caçada nazista publicamente debatida (tem grupinhos nazistas por aí, eh soh procurar q vc acha) e as pessoas preferem não olhar para o que não lhes agrada, então....
bom, essa não eh minha área, mas valeu pelo tópico, Abarai (considere-se reputado)

Jack Van Burace

Jack Van Burace
Superchuncky de posts
Superchuncky de posts

Clamp escreveu:acho complicado discutir ética num ramo q teve experiências com humanos durante um bom período até a Segunda Grande Guerra... se a medicina está neste nivel é graças a essas experiências... se acho certo? Não. Mas tbem não vou ser hipócrita a ponto de dizer q é certo ou errado.

As experiências com judeus foram lacradas pelos USA por conta da ética, então nope, não foi graças a falta de ética o desenvolvimento das ciências biológicas.

Tudo que foi pesquisado por Hitler teve que ser refeito de outra forma pra que obtivesse financiamento. É daí que surgem histórias como a do Akumetsu, de que a ciência continua crescendo sem ética por baixo dos panos, porque se fosse pra seguir com o que já se sabia, já estaríamos anos à frente. Mas isso não aconteceu oficialmente.

Aqui no Brasil o Joseph, que fez muitas experiências grotescas com judeus, viveu por muito tempo escondido no interior do país. Mas até onde a ciência brasileira cresceu com informações trocadas por ele não sabemos. Só posso dizer que tudo que chegou a ser efvetivamente usado teve que ser alcançado por meios éticos, ou o mundo cairía em cima de quem usou com todas as armas que pudesse. É um pacto do Ocidente não usar esse conhecimento sem encontrar outras formas antes, e quem furar será inimigo.

Reyel

Reyel
Nível de Octava Espada
Nível de Octava Espada

Mto legal isso ae. Quem sabe, se derem sorte, daqui uns 10 anos já tão distribuindo vacinas pro mundo todo.

Meu primo (q tá fazendo medicina) tinha comentado comigo semana passada q tinham descoberto um tipo de tratamento q conseguiu curar (curar realmente) HIV em ratos (não sei bem se chama de fato HIV, mas é uma sindrome de imuno-eficiencia mto semelhante). Eles tinham usado um tratamento q quebra o RNA mensageiro do vírus, impedindo-o de se reproduzir e matando-o (eu não sei bem se é isso aí exatamente, até pq não sou lá um gênio em biologia, mas é algo assim; Jack e Menos, se entenderem isso ae, façam a gentileza de mandar uma luz).

Mas, pelo q eu entendi, esse tratamento só cura a pessoa q já tem a doença. É uma descoberta foda pra caralho, não me entendam mal, mas uma vacina q imuniza completamente é um passo maior.

Jack Van Burace

Jack Van Burace
Superchuncky de posts
Superchuncky de posts

Bom, o coquetel que já existe contra a AIDS já ataca o RNAm. O HIV é feito de RNA, e não DNA, então isso já impede que ele saia por aí contaminando como antes, e salva muitos filhos de aidéticas de se contaminarem, se quer saber. Mas atacar o RNAm dentro da célula é difícil, então acho que é isso que seu primo quís dizer.

Menos Grande

Menos Grande
Shinigami dos Bolinhos
Shinigami dos Bolinhos

o RNA mensageiro é facilmente diferenciado por que ele tem uma cauda poli A se não me engano, isso que permite a criação de dna recombinante que produz 100% proteínas(sem o que era conhecido antigamente por "DNA lixo", ou seja o DNA que aparentemente não produz proteínas, apesar que sabemos que ele interfere na regulação)
Não sei bem o que seria esse experimento do seu amigo, mas pelo que penso não deve ter implicação grande.. para falar a verdade nosso próprio corpo já tem algumas defesas contra esses vírus, como exemplo a detecção de Transcriptase reversa(enzima que faz RNA virar DNA) como nós não precisamos dela, por termos naturalmente DNA ela atacaria os vírus que tivessem ela como é o caso do HIV, o problema é que nem sempre dá certo por que o HIV entra em nossas células(aonde nosso sistema imune não age diretamente)
O caso do Jack eu já ouvi falar(se for isso que seu amigo falou também) e realmente muitas mães conseguem hoje terem filhos saudáveis se acompanhados desde cedo(o que não deve ser um problema grande com pré-natal).

Também existem anti-virais usados a um bom tempo em HIV, quando médicos se contaminam com sangue (e acredito que em caso de estupros) existe um tratamento bem eficaz que deve ser aplicado nas primeiras horas e tem uma boa resposta(ou seja evita a contaminação)
Existem vários tratamentos para soro positivos, mas que não estou tão por dentro, leio alguns por curiosidade, mas devo dizer que hoje em dia vive-se relativamente bem com a doença, mas logicamente uma vacina (ou cura) deixar-nos-ia(sim mesoclise é o que há >(!) muito felizes! Mas a coisa é.. se descobriram isso agora (vou proucurar depois a data de algum artigo com isso) só nos próximos 15 anos devemos ter alguma resposta de um remédio comerciavél.. a FDA é muito caxias nesse aspecto.. mas que bom que talvez nas próximas 2 gerações o HIV será história ^^

- cLeici -

- cLeici -
Nível de Novena Espada
Nível de Novena Espada

Juliette's Logic escreveu:Aprendo mais biologia aqui com vocês do que na escola. Cientistas encontram anticorpos capazes de derrotar a Aids 97114
E eu aprendo mais do que eu gostaria, mas não deixa de ser conhecimento importante.

Vlw Jack e Menos Cientistas encontram anticorpos capazes de derrotar a Aids 741821
xD

Lenarca

Lenarca
Fracción
Fracción

olha, concordo q foi um avanço tremendo a descoberta desses anticorpos, e que a tal vacina ainda precisará ser testada em humanos hiv-íticos para saber os resultados e isso pode estar contra a ética (se não for isso me corrijam), maaaas se os conselhos de etiuca aceitarem e finalmente criar a vacina da aids vai ser uma maravilha
provavelmente quem for contra os testes no começo vai ser a favor da vacina no fim e nem vai se lembrar q lutou pela ética um dia, sabe-se lá Cientistas encontram anticorpos capazes de derrotar a Aids 97114

Menos Grande

Menos Grande
Shinigami dos Bolinhos
Shinigami dos Bolinhos

O problema não é testar em quem está infectado, é testar em pessoas que não estão, mas isso da ética foi algo mais geral mesmo, acho que não vai ter muito problema de ética nessa pesquisa, é só o tempo que leva para checar os efeitos colaterais(todas as drogas tem) que levam sempre cerca de 15 anos.


Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo Mensagem [Página 1 de 1]

ÚLTIMOS TÓPICOS

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos