Estudante de 16 anos é aprovada em nove vestibulares para medicina
Rukongai


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se



Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo Mensagem [Página 1 de 1]

Clamp

Clamp
Moderador
Moderador

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Marcela Malheiro Santos, de 16 anos, tem o privilégio de escolher entre o curso de medicina de nove universidades brasileiras. A estudante foi aprovada nas principais instituições de ensino do país, entre elas: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e a Universidade
Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

No total, Marcela prestou 13 vestibulares. Passou em nove, não passou em quatro (veja quadro ao lado). A estudante já decidiu: vai fazer o curso de medicina da USP.

Filha de um bancário e uma profissional de biblioteconomia, a estudante diz que seus pais nunca exigiram que ela fosse uma aluna excelente e tivesse sucesso no vestibular. A mãe, inclusive, avisou que a família faria um esforço para mantê-la em uma universidade particular caso ela não conseguisse vaga nas públicas. Porém, Marcela nem trabalhou com esta
hipótese.

"Sempre fui exigente demais comigo. Na escola se eu tirasse nove ficava mal e ia questionar o professor", disse Marcela ao receber a reportagem do G1 em sua casa, no bairro de Pirituba, em São Paulo, na manhã desta quarta-feira (9). Em plena entrevista, o nome da vestibulanda aparecia em mais uma lista, a dos aprovados em medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Mesmo antes de concluir o ensino médio, o nome da estudante já aparecia na lista de classificados da USP. No ano passado, ela foi aprovada como treineira na área de biológicas, e no primeiro ano do ensino médio também passou para a segunda fase, mas não fez a prova porque foi viajar.

Quando criança, ela 'pulou' um ano

Ainda criança, Marcela mostrou seu potencial. Quando tinha 6 anos, sua mãe foi informada pela professora de educação infantil da escola onde estudava que a menina já estava alfabetizada e portanto atrapalhava o andamento da turma, por isso deveria ser matriculada no primeiro ano do ensino fundamental, ou seja, "pular" um ano. A mãe, na época, teve
dificuldades de encontrar um colégio que aceitasse a matrícula já que a menina ainda não havia completado 7 anos.
Marcela fará 17 anos no próximo dia 22 de fevereiro. Para ela, a pouca idade não será problema quando estiver na faculdade. "Todo mundo estará lá com o mesmo objetivo. Foi difícil para todo mundo da mesma forma, por
isso a idade não faz diferença."

Aluna do Colégio Integrado Objetivo, em São Paulo, Marcela diz que não esperava passar em nenhum dos vestibulares que prestou. Tanto que chegou a se matricular como garantia na PUC-Paraná, uma das primeiras instituições a divulgar o resultado. "Toda vez que via meu nome na lista de aprovados ficava muito surpresa", afirma.

Dedicação
Tanto sucesso não foi à toa. Marcela sempre foi boa aluna, ama ler e reservou o ano de 2010 para se preparar ao vestibular. Desistiu das aulas de balé, jazz e sapateado, das conversas com os amigos pela internet, e dos passeios. No máximo, dava uma volta de meia hora de bicicleta, pelo bairro onde mora, em Pirituba, aos domingos.
De manhã, frequentava as aulas regulares do terceiro ano do ensino médio, e à tarde aproveitava as atividades extras da escola, como plantão de dúvidas e aulas de redação. Em casa estudava na escrivaninha no quarto, sob silêncio total. "Nunca fui de ficar estudando o tempo todo, mas prestava muita atenção nas aulas. Os professores dão dicas do que vai cair e há questões modelo que você pode treinar", destacou.
A tática de Marcela foi inversa da maioria dos vestibulandos. Entre janeiro a maio de 2010, ela pegou pesado nos estudos, e relaxou no segundo semestre. "Não dá para estudar como maluca. Você fica muito cansada e dá mais nervosismo na hora da prova."

Escolha
A opção por estudar medicina veio de empurrão dos pais que consideram que ela tem perfil para carreira. A garota não imagina como será o curso, nem tem ideia da especialidade que pretende seguir. No momento, está ansiosa com o trote. "Estou com um pouco de medo, mas conheço uma menina que está no segundo ano que pode me ajudar", brinca.
Concluída a missão de passar no vestibular, Marcela tem planos de fazer dança de salão e voltar a viajar - uma de suas paixões. Quando fez 15 anos pode escolher entre uma festa e uma viagem. Fez a segunda opção e passou 30 dias viajando pela Europa com a irmã que também seguiu carreira em saúde e é dentista. Para comemorar o sucesso nos
vestibulares, Marcela pretende fazer uma nova viagem com os pais.

G1

Confira a relação de universidade em que Marcela foi aprovada:

Universidade de São Paulo (USP)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Universidade Estadual de São Paulo (Unesp)
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - SiSU
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)
PUC-Campinas
PUC-Paraná

Instituições em que Marcela não foi aprovada:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Dois comentários

1- Trote de medicina é um dos mais violentos
2- Muito nova pra entrar em Universidade. Pode ser muito inteligente, mas sem maturidade

TOH

TOH
Ragnarok

Reprovou em quatro universidades, que burra, dá zero pra ela!

Ukitake

Ukitake
Nível de Primera Espada
Nível de Primera Espada

Mó nerdona,pqp

Como ela mesmo disse,abdicou da vida pra passar.Mas passou,e em 9
Justo,óbvio

Não acho ela tão nova para entrar.Ela vem vivendo com gente 1 ano mais velha que ela há um bom tempo,na faculdade não será diferente.Eu mesmo que ainda não tenho 18 não vejo mts problemas

Mano

Mano
Gillian
Gillian

Essa garota é brasileira mesmo?! Juro que não parece.

Gustavo_Abarai

Gustavo_Abarai
Nível de Cuarta Espada
Nível de Cuarta Espada

Eu sou muito contra tu abdicar dos melhores anos da tua vida pra estudar. Acho que da pra ti ter um equilíbrio tranquilo entre amigos, baladas e estudos. Cada um cada um, mas nerdice assim de abdicar de tudo nem ferrando. E tem dado certo =)

Arke

Arke
O mais perdido do fórum...
O mais perdido do fórum...

Passar um semestre inteiro só tendo como lazer nos domingos por 30 minutos é de matar O_O Apesar que agora ela vai perder os anos do curso estudando o_O

O comentário 2 ali não é preciso nem um pouco, visto que tem muita gente imatura na universidade também Estudante de 16 anos é aprovada em nove vestibulares para medicina 8698

Juliette's Logic

Juliette's Logic
Nível de Octava Espada
Nível de Octava Espada

Não concordo que ela seja muito nova pra entrar na faculdade. Ela não era obrigada a se dedicar aos estudos completamente e mesmo assim fez essa escolha. Se fosse faucldade de farra, ela tava imatura, mas como é pra estudar... Estudante de 16 anos é aprovada em nove vestibulares para medicina 8698

Enfim, uma coisa que eu nunca fiz mas admiro quem faz: estudar como se não houvesse amanhã. Pro meu vestibular, se eu dediquei 3 horas de estudo o ano todo foi muito. SÉRIO. ._.

Clamp

Clamp
Moderador
Moderador

acho q vcs não convivem muito tempo na faculdade... ou não acompanham muito jornal [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

vão as festas ou passem em frente a alguma republica... ela não vai encontrar pessoas um ano mais velhas... ela vai encontrar pessoas 5.. 6 anos mais velhas e muito mais vividas...

pelo jeito ela nem sequer sabe o q é um relacionamento... imagine conviver com pessoas acostumadas a baladas e afins... sem oontar o consumo de alcool e drogas muito mais explicito na vida academica

ela vai sair de uma bolha onde os pais não vão poder proteger

Mano

Mano
Gillian
Gillian

Verdade, e se ela for mimada e protegida pelos pais!? (Toda menina é assim.)
Vai dar de cara com uma realidade totalmente desconhecida para ela, da qual ela terá que escolher entre participar ou não; Mas é bom, a gente só aprender a viver vivendo mesmo.

Arke

Arke
O mais perdido do fórum...
O mais perdido do fórum...

Pelo ponto de vista dela, ela vai lá pra estudar, se pra passar no vestibular ela largou a vida social, imagine na faculdade? De medicina ainda por cima.

Mas agora, se ela se corromper, dai sim ela tá imatura e vai se ferrar provavelmente ;x

Inglorian

Inglorian
Nível de Sexta Espada
Nível de Sexta Espada

Eu realmente acredito que 15 aos 17 anos, são os melhores anos que ja tive!
Em resumo, acho ela uma babaca neurótica!!

Mas fazer oque, na faculdade pelo menos ela vai ter contato com sexo drogas e outros mais!

PS: Eu queria escrever mais, mas estou escrevendo apenas com uma mão... =/
Quem sabe depois eu edito ou apelo pro flood Estudante de 16 anos é aprovada em nove vestibulares para medicina 758242

Menos Grande

Menos Grande
Shinigami dos Bolinhos
Shinigami dos Bolinhos

Já vi isso em algum lugar...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Discordo em parte da maturidade. Claro vai ser um choque a universidade, assim como foi para todos nós... Um local muito mais livre do que a escola que somos acustumados a seguir por uns 17 anos de nossa vida, nenhum professor vai se interessar pelo seu aprendizado, ninguém pegará na sua mão e dirá o que fazer, ou te alertarão sobre as merdas que você faz se afastando do horário sugestão. De fato tanta liberdade dá um choque a principio, e também uma chance única de desenvolver de fato sua personalidade. Não quero dizer com isso que pessoas "pré-universidade" não tenham uma personalidade, porém um lugar como a Universidade é o ideal para aderir a tribos, deixar e seguir ideiais, e por fim colocar suas prioridades na frente do que você considera menos importante, essas coisas que você faz na universidade vão lhe definir no futuro, mais do que os créditos que você cursa.

Mas denovo eu retorno ao caso da menina. Ela vai levar um choque? Vai! Porém dúvido que ela vá ter muito mais problemas do que qualquer um de nós teve, isso por que ela cresceu com um "choque" semelhante, ela sempre foi mais nova que sua turma. E não sei se vocês lembram mais um ano na escola vale muuuito mais do que um ano de diferença "hoje em dia"(para que tá nos seus 20 e poucos). Ela cresceu nessa pressão e superou! De um modo magnífico, afinal quem com 16 anos é tão organizado? Com 16 anos eu não estava cagando e andando para a hora do Brasil, não estudava, apesar que prestava atenção nas aulas e mantinha a média. Mas essa menina se organizou sozinha para cumprir seu objetivo! Se for realmente verdade que seus pais não tenham pressionado ela, e ela escolheu isso tudo por si só..
Ela se organizou como achou melhor, preorizou o que achou melhor, independente das várias pressões dessa idade para que ela não o fizesse! Com isso eu afirmo que ela tem uma cabeça muito melhor do que eu tinha quando entrei na Universidade, caso ela continue assim ela não terá problema algum na universidade, organizará suas matérias como achar melhor, e se ela resistiu até a sair com os amigos por um ano todo para ficar estudando, não será qualquer grupo de pessoas que vai leva-la as drogas, sexo ou qualquer coisa que ela não queira.
Acho que nesse sentido ela é muito mais madura do que muita gente que eu vejo formado por ai.. só espero que ela aproveite a Universidade também afinal, além de estudar a Universidade proporciona os melhores anos da vida.


Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo Mensagem [Página 1 de 1]

ÚLTIMOS TÓPICOS

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos