Acho que o Zuko deveria ter acabado com o Senhor do Fogo, lá no eclipse mesmo. no fim ele superou ele.
Ele superou a dobra de fogo e não depende só dela como o Ozai, e mesmo na dobra de fogo ele conseguiu a técnica para reverter a dobra mais poderosa a do trovão.
Aquilo de "deixar o Avatar vencer" foi no mínimo irresponsável, quantas pessoas devem ter morrido por isso e quantos foram prisioneiros não saberemos.
O problema de Avatar é que ele tentou "amadurecer" com uma temática semelhante aos animes, porém não queria ao mesmo tempo perder sua essência de desenho americano.
Apesar do genocídio do Reino do fogo, das prisões e tudo mais tudo é tratado de forma amenizada em "terceira pessoa" para que agente não sinta que alguém realmente morreu, até os monges do vento que foram dizimados foram colocados apenas como esqueletos "Impessoais" sem saber ao certo como morreram e só que aconteceu a muito tempo.
Os Dobradores de água que sumiram também, e por fim a derrota do Ozai, acho que Avatar pecou em tentar lidar com coisas maiores do que o autor se propôs a fazer, ele queria ser ousado, mas não queria "sujar as mãos".
Nesse quesito é semelhante a Bleach, muitos personagens interessantíssimos, mas o autor faz a história sofrer para não sacrificar nenhum deles.