Dúvida sobre Mitologia Grega
Rukongai


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte



Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo Mensagem [Página 1 de 3]

1Dúvida sobre Mitologia Grega Empty Dúvida sobre Mitologia Grega 9/4/2010, 12:19 pm

Reyel

Reyel
Nível de Octava Espada
Nível de Octava Espada

Bom, pelos tópicos q eu li por aqui deu pra perceber q um bom número de membros gosta e sabe sobre mitologia grega, então me ocorreu perguntar algo q está me deixando curioso.

Eu estou lendo um livro chamado "O Grande Livro dos Mitos Gregos", do Robert Graves, q conta e explica uma cacetada de histórias sobre a mitologia grega. Hoje msmo eu estava lendo a parte da Titanomaquia, q é a guerra dos Deuses contra os Titãs, q conta como Zeus usurpou o trono de Cronos e o caramba; e é aí q minha curiosidade ficou atiçada.

A minha dúvida é: quais foram os deuses q lutaram na Titanomaquia? Eu sei q Zeus, Poseidon, Hades, Hera, Deméter, Héstia e provavelmente a Afrodite lutaram, pq eles foram os filhos q Cronos devorou e Zeus libertou (com exceção da Afrodite, mas ela eu sei q já era nascida). Mas o q eu queria saber é se a Atena, o Apolo, a Ártemis, o Hefesto, o Ares, o Hermes e o Dionísio tb lutaram. Ou, colocando melhor, se eles eram sequer nascidos naquela época.

Se alguém souber, por favor, joga uma luz ae. E, se não for pedir demais, coloque o nome dos titãs q lutaram tb. Estarão me fazendo um favorzão.

Ukitake

Ukitake
Nível de Primera Espada
Nível de Primera Espada

Talvez,dentre os ultimos citados,só Hefesto tenha lutado,pq todos os outros são posteriores à Guerra

Sobre os Titãs que lutaram,não sei responder

Reyel

Reyel
Nível de Octava Espada
Nível de Octava Espada

@Ukitake
Vc tem certeza q os outros q eu mencionei são posteriores à Guerra ou é palpite?

(Eu sei q pareceu rude o jeito q eu escrevi, mas não tem como imitar tonalidade de voz na escrita; na realidade, foi uma pergunta real e não escárnio, viu? Só tava querendo saber msmo)

Menos Grande

Menos Grande
Shinigami dos Bolinhos
Shinigami dos Bolinhos

Acho que eles vem depois mesmo Reyel.. lembro-me que originalmente Dionísio não era Olimpiano, ele luta contra Héstia(Deusa do fogo... doméstico lol) e rouba sua "cadeira" no olimpo.
Athena nasceu depois com certeza, ela foi uma "vingança cármica", foi feito uma previsão que Zeus iria ter um filho que o mataria e roubaria seu trono assim como Seu Pai e Seu avô (é uma maldição de familia lol), justamente pelo seu pecado, Zeus come uma giganta que tava grávida dele, e depois de algum tempo nasce Athena de sua cabeça, então fica claro que Athena nasceu depois, já que ela nasceu em decorrência da Titanmanquia.
Se não me engano Cronos tinha devorado 7 Deuses, então imagino que só eles lutaram contra os titãs todos..
Os que tenho certeza são Hades, Poseidon, Zeus (3 grandes Deuses), Hera, Afrodite, .. o resto não me recordo.. lembrando que eles devem ser um dos 12 Olimpianos... existem também Deuses menores que podem ou não terem participado dessa guerra mas que ninguém ligou para eles como Nemesis, Ceris, Deméter, Hécate...
Sem falar dos Titãs que apoiaram os Deuses..

Acredito que os deuses que faltam em minha lista são Apolo e Artemis como são Deuses gêmeos, se um estava então obrigatóriamente o outro também estava..
Hefesto também não estava nessa guerra, depois da guerra Zeus e Hera se casam e nasceu Hefesto, como ele é um Deus da segunda geração não estava presente na guerra.

Jack Van Burace

Jack Van Burace
Superchuncky de posts
Superchuncky de posts

Bom, na Titanomaquia Zeus liberta, por conta de um estratagema, seus irmãos filhos de Cronos. Se não me engano são: Hades, Posídon e Zeus.

Zeus, Posídon e Hades invadem o Tártaro e tiram de lá os Ciclopes, que sob o comando de Hefesto criam as armas mágicas: o tridente, os trovões e o capacete de invisibilidade, de cada um dos 3 deuses. Com isso, eles venceram os Titãs, e cada um ficou com um dos reinos principais: Posídon ficou com o maior, o dos mares; Hades ficou com o mais rico/populoso, o dos mortos; e Zeus ficou com o mais importante, a Terra e o Olimpo, e o comando dos outros deuses. É isso que sei.

A participação dos outros é menor, imo, e acho que pra saber quem estava lá basta pegar a lista de contemporâneos de Zeus. Afrodite nasceu antes deles, então estava lá. Hera tb. Mas quem mais não fez mta diferença, pois quem lutou mesmo são os 3 maiores.

Rodz

Rodz
Nível de Sexta Espada
Nível de Sexta Espada

Caras vocês tão lendo muito Percy Jackson pro meu gosto Dúvida sobre Mitologia Grega 231776



Praticamente nada se sabe das atividades dos titãs, titânides e muitos de seus filhos antes da titanomaquia, a violenta disputa pelo poder entre a segunda e a terceira geração de deuses.


Lembrem-se a mitologia grega também é sincrética!!!!
Dito isso, o que é acadêmicamente válido (mas ainda passível de discussões)


A primeira aliada de Zeus foi a oceânide Métis, personificação da sabedoria (ou, talvez, da astúcia...). Métis enganou Crono, fazendo-o beber uma poção que o obrigou a vomitar Héstia, Deméter, Hera, Hades e Posídon, os filhos engolidos. Zeus conseguiu ainda libertar seus tios, os ciclopes, que se juntaram a ele e aos irmãos.

Armado com o relâmpago (presente dos ciclopes) e recoberto com a égide (possivelmente a pele da cabra Amaltéia, já morta), Zeus enfrentou Crono e os outros titãs. Do lado de Zeus, além dos irmãos e dos tios (os ciclopes), estavam as oceânides Métis e Estige, os filhos de Estige (Zelo, Niké, Cratos e Bias) e Prometeu, filho de Jápeto. Do lado dos titãs, as operações foram conduzidas por Atlas.

Consta que o único dos titãs que não participou da luta foi Oceano, que permaneceu neutro e quieto em seu lugar, em volta da terra firme. As titânides ficaram igualmente bem quietinhas, junto de Oceano e Tétis.

Após dez anos de luta, a um conselho de Gaia, Zeus libertou também seus outros tios, os poderosíssimos hecatônquiros. Com mais esses aliados, os titãs foram finalmente derrotados e expulsos do céu.

hecatônquiros = filhos de Gaia e Urano tinham cem mãos e cem cabeças e eram muito feios!

Zeus, rei dos deuses

Vencidos os titãs, os filhos de Crono partilharam então o poder: Zeus ficou com o céu, Posídon com o mar e Hades com o mundo subterrâneo. Zeus, o mais poderoso dos três, instalou-se no Monte Olimpo e se tornou o soberano dos deuses.

O novo soberano prendeu os titãs vencidos no Tártaro, eternamente vigiados pelos hecatônquiros, e condenou o poderoso Atlas a sustentar eternamente a abóbada celeste. A seguir, pôs-se a organizar o mundo, atribuindo aos deuses das diversas gerações honras e prerrogativas, conforme as "promessas de campanha". Hesíodo, na Teogonia, descreve vividamente esse episódio (supra).

Sobre Héstia:



À sua irmã mais velha, Héstia (gr. Ἑστιά), Zeus concedeu honras excepcionais: ela se tornou a única deusa a ser cultuada em todas as casas e no templo de qualquer um dos deuses. Consta que certa feita, ao se ver assediada constantemente por Apolo e Posídon, que a desejavam, refugiou-se junto a Zeus e conseguiu ainda que ele avalizasse seu voto de permanecer sempre virgem.

Héstia personificava, portanto, a serenidade familiar, a inviolabilidade e a segurança do lar.


Nenhum dos Deuses filhos participaram da Titonomaquia, nem mesmo Hefesto, eles são chamados de deuses da terceira geração e nem tinham nascido ainda.


Afrodite é velha pra caramba, tão velha que existem três versões antigas para seu nascimento, a mais aceita é que ela é uma cria de Cronos mesmo, ela também não entrou na peleja.

Fonte: HESÍODO. Teogonia: a origem dos deuses. Trad. J.A.A. Torrano. São Paulo: Iluminuras, 1991



Última edição por Rodz em 9/4/2010, 5:50 pm, editado 1 vez(es)

Menos Grande

Menos Grande
Shinigami dos Bolinhos
Shinigami dos Bolinhos

Agradecido Rodz! Informação bacana =)

Jack Van Burace

Jack Van Burace
Superchuncky de posts
Superchuncky de posts

Também ganhou o meu agradecimento. Mesmo se estivesse com meus livros do Junito aqui eu não teria uma informação tão completa, pq ele aborda preferencialmente a Teogonia, e passa raspando pela Titanomaquia pra falar de outras coisas, e não dela específicamente. Daí eu não conhecer os outros envolvidos, apenas os principais.

Ukitake

Ukitake
Nível de Primera Espada
Nível de Primera Espada

@Reyel

Foi uma mistura dos 2,pq eu não tinha a informação precisa.Eu sabia apenas que os q você citou depois eram filhos de Zeus com deuses inferiores/outros,e,sabendo q a Guerra foi muito próxima à saída de seus irmãos do corpo do Chronos,deduzi que ele n tivesse tempo de ter filhos(Mitologiacamente falando,já q ele eh um deus neh)
Como o Rodz disse,os filhos de Zeus não participaram

@Rodz

Agradecido também Dúvida sobre Mitologia Grega 741821

Menos Grande

Menos Grande
Shinigami dos Bolinhos
Shinigami dos Bolinhos

Notei agora que agradecimentos no offtopic não valem nada ç.ç Sorry Rodz fica agradecido de coração >(!

Rodz

Rodz
Nível de Sexta Espada
Nível de Sexta Espada

Tá valendo!
precisando de consultorias históricas tamo aí!

12Dúvida sobre Mitologia Grega Empty Re: Dúvida sobre Mitologia Grega 9/4/2010, 11:08 pm

Gustavo_Abarai

Gustavo_Abarai
Nível de Cuarta Espada
Nível de Cuarta Espada

Cara, eu sou muito burro. Só sabia de Gaia e os deuses, mas pensei que Zeus tivesse criado todo o sistema, mas na real ele faz parte da terceira geração de deuses, é isso? Oo

O começo de tudo foi Gaia, é isso? Ela criou os deuses?

Eu acho MUITO FODA mitologia grega, mas é extremamente abrangente, uma verdadeira epopéia literal =O

13Dúvida sobre Mitologia Grega Empty Re: Dúvida sobre Mitologia Grega 9/4/2010, 11:26 pm

Rodz

Rodz
Nível de Sexta Espada
Nível de Sexta Espada

Zeus é da segunda geração dos deuses, Gaia, Urano e Cronos entre outros Titãs são da primeira geração, mas quem começou tudo foi o malandro do Caos!

14Dúvida sobre Mitologia Grega Empty Re: Dúvida sobre Mitologia Grega 9/4/2010, 11:29 pm

Menos Grande

Menos Grande
Shinigami dos Bolinhos
Shinigami dos Bolinhos

Gaia(terra) e Uranos(céu) deram vida aos titãs, Cronos(tempo) derrubou Uranos(céu) e governou, mas com medo do mesmo destino caindo sobre ele começou a comer seus filhos até que Zeus escapou e todos sabem o que acontece dai.. Interessante que depois que os titãs perderam Atlas foi setenciado a segurar os céus para impedir que ele volte a terra.. isso simboliza o eterno amor de Uranos e Gaia <3!

15Dúvida sobre Mitologia Grega Empty Re: Dúvida sobre Mitologia Grega 10/4/2010, 2:30 pm

Juliette's Logic

Juliette's Logic
Nível de Octava Espada
Nível de Octava Espada

Agradeço Rodz! o/ Sou mithology-freak mas não tinha certeza de algumas coisas. Só tinha certeza que os deuses filhos não entravam na roda por que eles eram bem posteriores à guerra.

Zeus é da segunda geração, Gustavo!

16Dúvida sobre Mitologia Grega Empty Re: Dúvida sobre Mitologia Grega 10/4/2010, 3:37 pm

Gustavo_Abarai

Gustavo_Abarai
Nível de Cuarta Espada
Nível de Cuarta Espada

Caraca, que troço complicado, apesar de fascinante. Pensei que Gaia (natureza, certo?) tivesse criado tudo o que vinha posteriormente, mas ao que parece foi Caos, tipo como o Deus comparado ao nosso Deus religiosamente falando? FODA <3

Vocês sabem onde da pra achar informações sobre esse começo de tudo ai?

17Dúvida sobre Mitologia Grega Empty Re: Dúvida sobre Mitologia Grega 10/4/2010, 3:41 pm

Jack Van Burace

Jack Van Burace
Superchuncky de posts
Superchuncky de posts

@ Abarai: Gaia não é a guardiã do Capitão Planeta! lol

18Dúvida sobre Mitologia Grega Empty Re: Dúvida sobre Mitologia Grega 10/4/2010, 3:49 pm

Juliette's Logic

Juliette's Logic
Nível de Octava Espada
Nível de Octava Espada

Gaia seria tipo a Mãe-Terra, e Uranos (filho dela) seria o Céu. Daí que surgem os deuses... Mas o criador de tudo foi o Caos, que gerou Gaia junto da Noite, ao que eu me lembre. É isso mesmo?

E eu nem trisquei ainda em nenhum livro de Percy Jackson. ._. Nem no filme. E eu bem que queria dar uma olhada pra saber se é bom, mas tô sem tempo. @__@

19Dúvida sobre Mitologia Grega Empty Re: Dúvida sobre Mitologia Grega 10/4/2010, 4:34 pm

Rodz

Rodz
Nível de Sexta Espada
Nível de Sexta Espada

Fonte: Teogonia de Hesíodo, lá tem tudo!
E o caos está longe de ser parecido com o Deus Judaico-Cristão.

20Dúvida sobre Mitologia Grega Empty Re: Dúvida sobre Mitologia Grega 11/4/2010, 8:16 pm

Reyel

Reyel
Nível de Octava Espada
Nível de Octava Espada

Desculpa não poder agradecer vcs antes, é q eu viajei logo depois q criei esse tópico e só voltei agorinha. Agora q eu estou aki: brigadão. Pra todos, mas especialmente pro Rodz. Era exatamente isso q eu queria saber. Vlw msmo.

21Dúvida sobre Mitologia Grega Empty Re: Dúvida sobre Mitologia Grega 17/4/2010, 3:53 pm

Ukitake

Ukitake
Nível de Primera Espada
Nível de Primera Espada

Árvore Genealógica que tem no Jovem Nerd,mandada por um internauta deles

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Mandei o link dela pq ela eh grande ( 2.251×677 )

22Dúvida sobre Mitologia Grega Empty Re: Dúvida sobre Mitologia Grega 17/4/2010, 4:11 pm

Juliette's Logic

Juliette's Logic
Nível de Octava Espada
Nível de Octava Espada

Linda essa árvore. *--* (...) Mas ainda está incompleta. Claro, afinal, são muitos deuses. @_@ Mas de qualquer forma, tem muita coisa que eu nem sabia aí.

23Dúvida sobre Mitologia Grega Empty Re: Dúvida sobre Mitologia Grega 17/4/2010, 5:40 pm

Clamp

Clamp
Moderador
Moderador

desde essa época já era una puteria O_O

24Dúvida sobre Mitologia Grega Empty Re: Dúvida sobre Mitologia Grega 17/4/2010, 5:55 pm

Bushin

Bushin
Nine-Arts Dragon
Nine-Arts Dragon

Zeus era um animal mesmo, era o terror de sua tia,irmas,primas de graus variados e ainda sobrava folego pra correr atrás de mortais... Dúvida sobre Mitologia Grega 31259

25Dúvida sobre Mitologia Grega Empty Bem... 17/4/2010, 9:31 pm

Black Mask

Black Mask
Nível de Quinta Espada
Nível de Quinta Espada

PQP! Dúvida sobre Mitologia Grega 900352

Tem deidade que não acaba mais!

Imagina você ter uma Igreja Universal pra cada deus grego! Dúvida sobre Mitologia Grega 31259

Graças ao nosso deus que Jesus Cristo e a IDF mataram todos esse sexomaníacos! Dúvida sobre Mitologia Grega 231776


Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo Mensagem [Página 1 de 3]

Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

ÚLTIMOS TÓPICOS

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos