Não sabemos toda a verdade.. ele deve ter ficado anos sendo "refeito" pelo Madara, e resistindo talvez pela idéia da Rin viva, quando ela morreu ele abandonou toda esperança.
Apesar que a partir dai ele cresceu e isso é inegável, ao ponto que ele cresceu e não "precisou" e nem ao menos se interessou em trazer o Madara de volta a vida.
Ele se tornou um vilão próprio e usou o Madara assim como Sasuke usou o Orochimaru.
Estou pensando agora nisso do Tobi=Obito. Acho que o principal motivo de todos ficarem tristes com essa revelação, é que o fator "internet", antigamente uma pessoa lia uma obra, e essa obra era uma experiência solitária, não tínhamos como teorizar, tecer "verdades" e depois ficarmos felizes quando aconteciam, ou tristes quando não aconteciam.. já que tínhamos eleito nossas "verdades" como melhores.
Vi um vídeo do George Martin (criador do Guerra de Tronos) que ele comenta isso, o que fazer quando um fórum descobre sua revelação final? Mudar tudo só para o fim de "manter a surpresa?" ou deixar como está, e ficar coerente, porém "na cara" ? Ou pior "roubar idéias" dos outros por achar melhores que as suas?
O George Martin decidiu abster-se da internet para que ela não influencie seus livros.. não sei qual a posição do Kishimoto nesse ponto, porém pegando todos os mangás agora posso ver claramente que o Kishimoto fez pelo menos 2 construções em seu mangá.
Primeiro ele criou a idéia do exame chunnin e criou tudo perfeitamente até lá. Depois ele deu uma pausa para ver como e para onde a história cresceria... nesse ponto ele colocou o Kakashi Gaiden como "divisor de águas" entre a primeira fase do Naruto, e o Shippuden.
Vendo agora desse modo posso acreditar piamente que o Kishimoto criou o Kakashi Gaiden, única e exclusivamente para nos apresentar Obito, e assim construir o Tobi, para que o vilão não surgisse "do nada".
Ele tinha planejado desde aquele ponto que Obito seria Tobi, e Tobi seria um vilão, as ligações entre Kakashi X Minato X Tobi X Naruto X Nagato seriam todas bem sedimentadas e vemos que nenhum personagem importante foi feito "ao acaso".
Talvez tenhamos ficados tristes que Tobi é Obito, porém e se não fosse? Todas as outras opções não foram exploradas na história como O Obito foi, Tobi seria um vilão, porém seria um vilão artificial fabricado apenas para esta saga (Bem como Juha Bach/ Ganjou), só o Obito recebeu um aprofundamento anterior razoável para que sentíssemos a catarse quando sua identidade foi revelada.
A coisa é que pelo fator "internet" as pessoas descobriram há muuuuuito tempo atrás (4 anos?) que Tobi=Obito, por isso se negavam a crer no que estava "bem em frente aos nossos olhos", e entramos numa negação coletiva.
Pode até ser que Obito não tenha uma construção completa, mas vejo agora que desde que foi criado ele sempre foi pensado para ser "Tobi", em nenhum momento o Kishimoto pensou "Uhm.. vou criar um vilão.... como surpreender a todos? Vou deixar múltiplas possibilidades em aberto até o ultimo momento".
Agora dá para ver que Shippuden, não é só a história de Naruto, nem só a história do Kakashi (que era realmente estranho se pensarmos no pouco destaque que ele ganhou na primeira parte, sendo até substituído).
E sim a História de Naruto e de Obito, e das pessoas que se ligam entre eles.