Jack Van Burace escreveu:Resolví criar este tópico pq acho que política devería ser uma questão de opção, e não algo que invade nossas vidas de 4 em 4 anos (e só nessas épocas, né?). Sendo assim, não quís discutir isso no Los Floodes pra não obrigar ninguém a ler.
Queria saber do povo aqui, que pelo que sei é bem politizado (Rodz, Kensa, Clamp...) em quem vocês pretendem votar e porque. Não tenho certeza do que me motivou a me preocupar esse ano.
Talvez seja o PAC, que promete agora a criação de Belo Monte, que por sua vez promete ser uma nova Balbina. Os crimes ambientais e o desrespeito à própria legislação brasileira em nome do "progresso", junto com as questões ambientais que cada vez se tornam mais importantes no vocabulário popular, são provavelmente o que me trouxe de volta à ativa.
Sei tb que a ética me pede que não faça propaganda, e não farei isso com o TOH (usar minha posição de Mod pra fazer qualquer pressão). Mas a discussão política faz parte da cidadania, e mtos de nós vão votar. Que lugar melhor que um fórum pra debater tb?
Começo mostrando as cartas:
- Spoiler:
- Eu vou votar na Marina Silva. Não só por ser a 3ª força nessa história, mas por conta do idealismo mesmo.
Nas últimas eleições do Rio pra prefeito eu votei no Gabeira, que vendeu a idéia de uma política pautada em propostas ao invés de alianças, e por menos de 1% dos votos perdeu no 2º turno pro Eduardo Paes, exatamente por conta das vantagens que as alianças prometeram ao Rio e o povo comprou.
Há tempos que eu espero pela oportunidade de fazer política pelas propostas e não por corporativismos partidários. Eu não voto na Marina por ela também ser do PV, mas sim porque juntamente com o Gilberto Gil (PV), o Chico Alencar (PSOL), o Cristóvão Buarque (PDT), o Chico Mendes (de quem Marina Silva foi braço direito), ela me passa uma presença de quem sabe o que está fazendo porque esteve lá.
Ela foi seringueira na Amazônia, analfabeta até os 16, trabalhou apesar do preconceito de ser mulher nos seringais, e fala melhor que muita gente letrada. Ela tem conhecimento de causa pra falar dos problemas sociais na Amazônia e das questões ambientais, que são nossas principais questões atuais. Assim como o Gabeira, parece que está lá não por força partidária, mas pela força que o que defende tem na opinião dos votantes.
Sei pela experiência que votar na 'terceira força' não é jogar voto fora, até porque os movimentos independentes tão aí e foram responsáveis pela vitória do Obama através de articulações na internet, e ví o quão perto o Gabeira esteve de ganhar apesar de aparecer sempre por baixo nas pesquisas de intenção de voto.
Então, em quem vocês vão votar e porque?