Eu estava sem muito tempo ultimamente, mas aproveitando que aqui no Rio é feriado, resolvi fazer um review sobre o novo filme do Super Homem, o tão esperado: O Homem de Aço. Há muito a ser dito, mas tentarei ser o mais sucinto e comedito possível.
É importante destacar o caráter híbrido extremamente perceptível do longa, de um lado temos um Cristopher Nolan (The Dark Knight) cujo talento dispensa comentários e do outro temos Zack Snyder (Watchmen) conhecido por usar slow motion em cenas de ação, Slow Motion?? Conforme anunciado meses antes, Snyder abriu mão disso tudo e o resultado será comentado mais adiante. Bem vamos iniciar logo e detalhar algumas coisas:
Eu não esperava um detalhamento de Kripton feito desta forma, havia vazado na web informações sobre a gravidade do local e de que haviam castas etc. No entanto, assistindo ao filme percebe-se que a apresentação do planeta e o desdobramento das ações que culminaram na destruição deste, ficaram bem respeitáveis e representam um belo abre alas, ainda melhor do que era esperado, literalmente firmado com ferro Kriptoriano. Conhecemos um Jor – El fodão, bem digno, o trabalho de Russel Crowe é impecável e se seguiu nas projeções virtuais de Jor-El no futuro, agora o General Zod, ou melhor o Michael Shannon, o cara me fez gostar do Zod, o vilão ficou muito foda, bem superior ao inexpressivo Loki de os vingadores, superior ao Bane, só não desbanca o Coringa de Ledger.
O filme segue num estilo não linear, que muitos não gostam, porém para mim depende de como as coisas são conduzidas, Batman Begins usou muito bem este recurso, já o Homem de aço, nem tanto, mas entendi o que quiseram fazer, vi claramente nesta parte os dedos do Nolan, os flashbacks explicativos mostraram um Clark jovem e mergulhado num mar de dúvidas, tendo no Pai (Jonathan Kent) uma figura vital para a formação de seu caráter. Apenas lamento que Kevin Costner tenha sido pouco aproveitado, mas no pouco em que apareceu, o ator deu o seu recado, a morte do personagem foi uma das partes mais marcantes do longa.
Um nome de peso que foi mal aproveitado, foi o de Laurence Fishburn, tentaram fazer com que gostássemos ou simpatizássemos com o editor chefe do Planeta diário, numa cena em que ele tenta salvar uma colega de trabalho, mas um personagem que não recebe a devida apresentação ou trato, não causa este efeito, talvez na sequencia do filme isto mude.
Com relação ao Super homem, o público precisava desta “apresentação” do herói, a história de Kripton, os dilemas do Clark criança e adolescente, precisavam de um destaque. O filme: O Retorno do Superman de Brian Singer foi um fiasco, O Homem de Aço de Snyder foi a melhor adaptação do herói para as telonas e pode ser considerado um dos 5 melhores filmes de super heróis de todos os tempos.
Henry Cavill me deixou com duvidas no inicio do filme, achei que fosse deixar a desejar, mas na metade da trama, eu mudei de ideia. As interações do personagem com os militares, com os inúmeros conflitos em si e com a própria Louis Lane (Amy Adams) de fato me convenceram, a propósito, que gata esta Louis Lane!!! Acertaram no quesito beleza, no entanto a personagem em si, virou um tipo de heroína também, achei forçada a participação desta em alguns momentos, apesar de que como repórter investigativa ela matou a charada sobre a identidade secreta do herói.
Para quem assistiu o filme em 3D como eu, as demoradas cenas de ação podem ter sido bem desgastantes, num dado momento eu pensei: “OK Zack já entendi o recado, o Super homem precisava de um filme onde a trama o coloque em prova, ok mas para que tanto? ” No filme deu para ver a noção de realidade que senti falta em os Vingadores, mas tanta realidade assim deixou furos, Clark precisava ter levado a luta para algum outro local, pois certamente muitos morreram em consequência da luta deste contra o terrível General Zod.
Houve alguns erros de continuidade, mas não comprometeram o resultado final, inclusive a utilização de dubles digitais foram muito bem feitas, Michael Bay deve ter coçado a cabeça algumas vezes !!
Uma dúvida que surge é justamente a gordura excessiva de ação empregada no filme, tem mais ação ali do que a ação vista junta em os Vingadores e na trilogia de Nolan. Um super homem assim não precisa de mais ninguém, conseguiram criar um herói implacável e convincente ? Sim conseguiram. Não obstante para criar um contexto onde a Liga da Justiça precise de fato existir, precisarão caprichar no vilão, não imagino ninguém a não ser o próprio Dark Side porque este Homem de Aço sozinho é implacável para qualquer randon.
Esperei numa tentativa frustada de ver uma cena pós credito, mas lembrei que não era um filme da Marvel. Sem problemas, pois vi um caminhão da Lexcorp e um satélite da Wayne Enterprises claramente expostos, isso já diz tudo.
Com relação a já confirmada sequência, suponho que Lex Luthor vá usar justamente sua influencia para que a população fique com medo e contra o herói, Lex vai se apoderar de parte da tecnologia Kriptoriana e descobrirá a Kriptonita. Sobre a participação do Batman, acho cedo para comentar, mas já tem um bocado de coisa na web especulando sobre as possibilidades vinculadas a isso.
Concluindo, o Homem de Aço é o melhor filme do ano até agora e foi um belo startup para as sequencias, mas tem falhas no enredo e um terceiro ato gigantesco que poderiam ter sido evitados. De 0 a 10, eu daria nota 8.